O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.
A cicatrização é um processo complexo, que envolve mecanismos celulares, moleculares e bioquímicos, visando a restauração da função e estruturas normais dos tecidos. Envolve três etapas básicas: fase inflamatória, fase proliferativa e fase de maturação.
São 3 as fases da cicatrização: inflamatória, proliferativa e de reparo. Pode durar de 1 a 4 dias, variando de acordo com a extensão e o tipo da lesão. É caracterizada pela presença de secreção (exsudato).
Tipos de CicatrizaçãoCicatrização por primeira intenção ou imediata (União primária) Incisão limpa em que as bordas estão aproximadas; ... Cicatrização por segunda intenção ou mediata (Contração e Epitelização) É aquela que permanece aberta; ... Cicatrização por terceira intenção.
a) Intenção da ferida: 1ª intenção ou primária – a cicatrização primária envolve a reepitelização, na qual a camada externa da pele cresce fechada; 2ª intenção ou secundária – é uma ferida que envolve algum grau de perda de tecido; 3ª intenção ou terciária – ocorre quando intencionalmente a ferida é mantida aberta para ...
19 curiosidades que você vai gostar
Cicatrização por terceira intenção ou terciária: primeiramente a ferida é deixada aberta para evoluir com cicatrização de segunda intenção e há o processo de limpeza e debridamento do tecido. Posteriormente, é realizada sutura para que a ferida evolua com cicatrização de primeira intenção.
Segunda intenção: neste tipo de cicatrização ocorre perda excessiva de tecido com a presença ou não de infecção. A aproximação primária das bordas não é possível. As feridas são deixadas abertas e se fecharão por meio de contração e epitelização.
A cicatriz hipertrófica é aquela cicatriz que fica um pouco endurecida e mais alta, ou grossa como popularmente é chamada. Já a caracterização de queloide é quando o tecido cicatricial é extremamente duro e isso ocorre fora dos limites da cicatriz.
As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.
A cicatrização após cirurgias funciona da mesma forma, mesmo que o rompimento da pele seja proposital e premeditado. Uma cicatriz de boa qualidade é plana, fina e com coloração semelhante ao restante da pele. Dessa forma, acaba passando despercebida (ou quase).
A maioria das feridas cirúrgicas cicatriza por intenção primária. Características: A ferida é imediatamente fechada após a intervenção. Existe uma boa aproximação dos limites da ferida (pontos, agrafos ou adesivos).
Patologia - Inflamação e Reparo - Inflamação Crônica
São características do processo de cicatrização por segunda intenção, exceto: a. Ocorre em lesões mais extensas com bordas irregulares.
Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.
Fase inflamatória
Essa fase tem um período de duração entre um a quatro dias, sendo que é preciso levar em conta a extensão do ferimento. Ocorre a presença de secreção (exsudato). Além disso, acontece a coagulação sanguínea durante esse estágio, que é formada pelo rompimento de vasos sanguíneos.
Abertas: quando ocorre a descontinuidade e rompimento da barreira de proteção da pele, aumentando os riscos de infecção; Simples: evoluem rapidamente para a cicatrização; Complexas: com evolução mais lenta e progressiva, têm maior tendência para cronicidade.
Grau de contaminação:
A probabilidade de infecção da ferida é baixa, em torno de 1 a 5%. Limpas-contaminadas ou potencialmente contaminadas: não há contaminação grosseira. O risco de infecção é de 3 a 11%. Contaminadas: há reação inflamatória.
Avaliação da ferida
Para tanto, é necessário levar em consideração as evidências clínicas observadas quanto à localização anatômica, forma, tamanho, profundidade, bordos, presença de tecido de granulação e quantidade de tecido necrótico, sua drenagem e as condições da pele perilesional.
A Cicatriz Hipertrófica tem uma aparência alargada e/ou elevada, mas não invade a pele ao redor da cicatriz. A causa desse tipo de cicatriz é a produção desproporcional de colágeno comparado ao restante do tecido.
A cicatriz hipertrófica decorre da resposta ao aumento de tensao, demora na reepitelizaçao e/ou infecçao da ferida, sendo caracterizada por limitar-se às bordas da lesao e pelo aspecto eritematoso, áspero e rígido. Trata-se basicamente de uma fase maturacional prolongada, tendendo a involuir na maioria das vezes.
Cicatrizes Hipertróficas
É uma cicatriz elevada decorrente de uma resposta exagerada da pele a uma intervenção cirúrgica ou ferimento, cicatriz essa que não ultrapassa os limites ou a extensão da incisão ou ferimento inicial.
Depois da limpeza, deve-se proteger a área sem necessariamente fechar completamente a ferida. Após esses dois passos iniciais, deve-se começar um tratamento tópico para ajudar a evitar infecções, acelerando o processo de reparação tecidual através do uso de produtos veterinários específicos para este fim.
Uma das principais causas da ferida na pele que não cicatriza são os problemas de circulação no sangue. Por exemplo, a má circulação pode afetar as artérias, reduzindo a irrigação sanguínea nas pernas e contribuindo para a dificuldade de caminhar e feridas que levam muito tempo para cicatrizar.
Esfacelo (tecido inviável): é um tecido suave, úmido e não vascularizado. Pode ser branco, amarelo, marrom acastanhado ou verde e estar solto ou aderido (Figura 6).
Pomadas cicatrizantes: 9 melhores opções e quando usarSulfato de neomicina + bacitracina zíncica. ... Gel de silicone. ... Sulfato de cobre e zinco. ... Colagenase. ... Dexpantenol. ... Fibrinolisina. ... Sulfadiazina de prata. ... Desoximetasona.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:Lavar a ferida e fazer um curativo. ... Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ... Manter a ferida elevada. ... Comer ômega 3 e vitaminas A, C e E. ... Passar uma pomada cicatrizante.
É perigoso cirurgia de varizes?
Em que ano Miraculous foi lançado?
Quando o milho foi introduzido na Europa?
Quais são os 3 tipos de arquivo?
Qual a diferença entre 22 Magnum e 22LR?
Quantos litros de água gasta uma máquina de 12kg Electrolux?
O que é o Sistema push e quais suas principais funcionalidades?
Quais são os 4 tipos de linhas?
É mito ou verdade que cerveja dá barriga?
Como se inscrever na CNH Social 2021?
Qual melhor horário para tomar enzimas?
Quais são as vias de transmissão do vírus?
Qual a diferença entre dominância completa e codominância?
Qual a principal diferença entre vícios redibitórios e evicção?
Qual é mais econômica gasolina comum ou aditivada?
O que acontece com o rio ao receber esgoto?