É dessa perspectiva que compreendemos a afirmação de Freud teorizando a cura: “tornar consciente o inconsciente”. Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.
A teoria freudiana procura explicar porque os seres humanos não se comportam sempre de maneira lógica e como o conteúdo do pensamento abrange mais do que a pesquisa cognitiva costuma estudar.
A psicanálise é um método de investigação da mente humana e dos seus processos, que eleva a mente para além das suas relações biológicas e fisiológicas. Para tanto, ela toma como objeto os processos mentais (emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos) que determinam os indivíduos.
Sigmund Freud foi o fundador da psicanálise e da abordagem psicodinâmica da psicologia. Essa escola de pensamento enfatizava a influência da mente inconsciente no comportamento. Freud acreditava que a mente humana era composta de três elementos: o id, o ego e o superego.
A relação entre os três conceitos de estruturas psíquicas
Portanto, estes três componentes (id, ego e superego) compõem o modelo de estruturas psíquicas. Se o tema abordado for de estruturas clínicas, então a Psicanálise afirma a existência de três delas: a neurose, a psicose e a perversão.
45 curiosidades que você vai gostar
São elas: Psicose, Neurose e Perversão. Vimos também que uma vez definida a personalidade dentro de uma das estruturas, ela nunca mudará, podendo apenas variar o grau de intensidade dos sintomas específicos de cada uma.
De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases de desenvolvimento:I – A fase oral (0 – 1 ano)II – A fase anal (1 – 3 anos)III – A fase fálica (3 – 5 anos)IV – O período de latência (5 anos – puberdade)V- A fase genital (puberdade e vida adulta)
As maiores contribuições de Freud nessa área estão no conhecimento do desenvolvimento sexual da criança (leia a reportagem sobre educação sexual) e no papel da linguagem. Pelo menos em duas ocasiões, Freud escreveu que Educação, política e psicanálise são atividades "impossíveis", pois as três lidam com a palavra.
Freud não descobriu o inconsciente
Ele não inventou ou descobriu, mas foi responsável por popularizar o conceito de inconsciente e de alguns de seus componentes, como recalque, defesa e lapso de língua, integrando-os ao dicionário da Psicologia.
A maior contribuição de Freud para o estudo da personalidade residiu no conceito de inconsciente. O objetivo de Freud era explicar os processos inconscientes e criar uma teoria que explicassem os fenômenos advindos destes processos. Todo assunto que é tratado na psicoterapia é estritamente confidencial.
O artigo versa sobre os quatros conceitos considerados por Lacan como fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, transferência e pulsão.
O que é a Psicanálise:
Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.
A Psicanálise ganhou tal importância na sociedade por que explica relações e traumas nas diversas esferas da vida do ser humano. ... O Psicanalista é o profissional que conduz esse processo de mudança no alivio de traumas, dores psicológicas da vida do indivíduo como um todo.
Outra referência de Freud à educação diz respeito à importância da relação professor-aluno, o que nos leva a pensar na questão da transferência sob o aspecto de um fenômeno que não se passa apenas entre paciente e terapeuta, mas que perpassa todas as relações humanas.
Outra contribuição da Psicanálise para o contexto educacional é reconhecer e trabalhar com todos os processos transferenciais que envolvem o processo de aprendizagem. A Psicanálise busca entender como esses aspectos são estabelecidos e como podem ser manejados pelo educador para potencializar o processo educativo.
A psicanálise auxilia nas práticas educativas, pois permite a reflexão e que o professor entenda a realidade pedagógica em torno do aluno e suas práticas, e realizar as escolhas em torno de sua atuação em sala de aula, mesmo com base no posicionamento teórico.
As fases da vida
As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.
As três grandes Estruturas Clínicas caracterizam-se por: Neurose, Psicose e Perversão, sendo que cada qual representa um modo peculiar de funcionamento que repercute nas relações que o mesmo estabelece com o contexto social em que está inserido.
A nossa mente, nesta compreensão, se organiza em três níveis estruturais diferentes, a saber, neurose, estados borderline, e psicose. Compreendê-los não é difícil. Por neurose, entendido como nível de estrutura psíquica, Kernberg entende um quadro bastante favorável.
A estrutura psicótica se caracteriza por ser a mais regredida, com frustrações precoces ocorridas na fase oral ou na fase anal de rejeição, a partir da consideração de um desenvolvimento psicossexual (FREUD, 1905/1987).
A psicanálise é um tipo de psicoterapia, desenvolvida pelo famoso médico Sigmund Freud, que serve para ajudar as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos e emoções, assim como ajudar na identificação de como o inconsciente influencia os pensamentos e ações no dia-a-dia.
A psicanálise hoje é muito conhecida e respeitada em várias áreas, pois auxilia na compreensão do ser humano. Por consequência, ela auxilia na compreensão da sociedade atual. Freud fez vários estudos, pautados na psicanálise hoje, que ajudam a entender a vida em sociedade.
O psicanalista, então, tem como principal função nos ajudar a superar traumas, preocupações, medos e dores emocionais conforme a análise do inconsciente. Já um psicólogo aplica métodos para ajudar o paciente a quebrar ciclos de condutas prejudiciais através da construção de hábitos saudáveis.
As principais abordagens da psicologiaPsicanálise. ... Behaviorismo ou Analítico Comportamental. ... Humanismo. ... Psicoterapia Corporal ou Reich. ... Cognitivo-Comportamental ou TCC. ... Gestalt-terapia.
Os fundamentos da Psicanálise propõem um resgate de clareza sobre a estrutura psíquica do indivíduo. É como se fosse um raio-x, falando de forma simplista, sobre o que acontece mentalmente com um paciente. No decorrer da terapia, ele entregará aos poucos o que esconde em sua natureza e que compromete sua saúde.
Como funciona a medida protetiva por ameaça?
Como acelerar o crescimento do pé de manga?
Como colocar no convite que o presente será doado?
Quanto o 99 pop cobra do motorista?
Quando começam as inscrições da Uerj 2021?
Como é feito o processo legislativo?
O que é cárie é como se inicia?
Qual a diferença do CPAP para o BiPAP?
Qual a função do termostato digital e como funciona?
Como fazer uma análise passo a passo?
Como funciona o teste de perfil GUPY?
Como se inscrever para vagas remanescentes do Fies?
Como funciona Tear dos Sonhos?
Quantos minutos tem uma partida de Dodgeball?
O que precisa para trabalhar na Contax?
Como é caracterizado o teatro de animação?
O que foi a crise econômica Norte-americana de 2007 e 2008?