REGRA 1: Determine a cadeia principal (maior sequência de átomos de carbono) e seu nome. REGRA 2: Identifique as ramificações e dê nomes a elas. REGRA 3: Comece a numerar a cadeia principal da extremidade que contém o grupo orgânico substituinte (ramificação) mais próximo.
Regras para numeração da cadeia principal
Quando uma série de ramificações estiver presente na cadeia principal, sendo elas iguais ou não, a numeração a ser escolhida deve ser a que fornece a menor sequência de números. A contagem correta é a de cima, que possui a menor sequência de números.
A numeração da cadeia sempre se inicia com o número 1 em um dos carbonos da dupla. Assim sendo, o número 2 automaticamente fica no outro carbono da dupla. O restante da cadeia deve ser numerado de forma a proporcionar o menor número possível ao carbono do radical.
A cadeia principal de um hidrocarboneto é formada de carbono e, por sua vez, os átomos de hidrogênio se ligam por meio de ligação covalente. São largamente utilizados na indústria química, sendo essenciais na produção dos derivados do petróleo: combustíveis, polímeros, parafinas, dentre outros.
Tiver a maior quantidade de carbonos em sequência, O que fica de fora de cadeia principal deve ser considerado radical. Ex: A cadeia principal, nesse caso, é a que possui os seis átomos de carbono: Caso haja mais de uma possibilidade, deve-se escolher a que apresentar maior quantidade de ramificações.
32 curiosidades que você vai gostar
A cadeia principal de uma cadeia ramificada é aquela que apresenta:Maior número possível de carbonos;Maior número possível de radicais;Insaturação (ligação dupla ou tripla);Carbono ligado ao grupo funcional.
Radical é a denominação dada ao agrupamento neutro de átomos que apresenta um ou mais elétrons livres (valências livres). Dentre os radicais que apresentam elétron livre em átomo de carbono, os mais comuns são aqueles formados exclusivamente por carbono e hidrogênio.
A maior fonte de hidrocarbonetos é o petróleo e o gás natural, mas eles podem ser encontrados também em seringueiras e óleos essenciais. Já os compostos do tipo alcino e ciclino só podem ser obtidos de forma sintética.
Hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados por átomos de carbono e hidrogênio. Além disso, não conduzem corrente elétrica. A química orgânica é responsável por estudar diversos tipos de compostos. Dentre eles estão os hidrocarbonetos, caracterizados por serem moléculas formadas por carbono (C) e hidrogênio (H).
O que são hidrocarbonetos?o metano, ou gás natural, usado em veículos;o propano e o butano, usados em gás de cozinha;o octano, ou gasolina; o etanol, ou álcool etílico, presente em bebidas e perfumes, entre outros produtos;a propanona, ou acetona.
Depois que a cadeia principal foi escolhida e numerada, todas as cadeias restantes são consideradas ramificações. O nome dessas ramificações deve vir antes do nome da cadeia principal, em ordem alfabética e com o número do carbono do qual a ramificação está saindo.
De modo geral, a nomenclatura oficial é formada por 3 fragmentos, sendo elas: o prefixo, o infixo e o sufixo. Sendo assim, o prefixo indica o número de carbonos existentes na cadeia principal. Já o infixo está relacionado com o tipo de insaturação observada na molécula.
2. Contagem de carbonos1 carbono: met-2 carbonos: et-3 carbonos: prop-4 carbonos: but-5 carbonos: hept-6 carbonos: hex-7 carbonos: hept-8 carbonos: oct-
A nomenclatura de hidrocarbonetos é definida a partir de três elementos básicos: prefixo + infixo + sufixo. Essa denominação varia de acordo com o número de carbonos da cadeia principal e as ligações realizadas entres eles.
A cadeia principal deve ser numerada sempre de forma que seja dado o menor número possível aos carbonos que estão ligados aos radicais. Além disso, a numeração deve iniciar-se pela extremidade mais próxima dos radicais.
Assim, os alcanos são importantes como combustíveis e também como matéria-prima na produção de plásticos, tintas, fibras sintéticas, borrachas, entre outros.As parafinas das velas contêm alcanos.O etileno é o gás que faz as frutas amadurecerem.O acetileno é usado em maçaricos de oxiacetileno.
Petróleo como principal fonte de hidrocarbonetos - Química - InfoEscola.
Os hidrocarbonetos são os principais constituintes do petróleo que é formado a partir da deposição de matéria orgânica no fundo de mares e lagos e da sedimentação desse material sob altas pressões e temperaturas. O petróleo pode ter em sua composição hidrocarbonetos cujas moléculas possuem trinta carbonos ou mais.
Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio, cuja principal fonte na natureza é o petróleo. Os hidrocarbonetos são um grupo de compostos orgânicos que possui apenas átomos dos elementos carbono e hidrogênio, CxHy.
O radical não é um morfema, ele é o elemento básico que traz a significação nuclear de uma palavra e de sua família. Exemplo: Flor, floral, florista, florido, etc. ... Nem sempre palavras de mesmo radical, pertencem à mesma família de significação, por isso, é necessário analisar com atenção.
Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.
- CH3CH3 - etano (2 átomos de carbono, ligação simples na cadeia, função hidrocarboneto);
Classificação das cadeias carbônicasCadeia aberta, alifática ou acíclica: é composta pelo menos de duas extremidades e não apresenta ciclos na cadeia.Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo.
Classificação dos éteres
Éter assimétrico: quando a estrutura do composto tem cadeias de carbono diferentes. Exemplo: H3c - CH2 - O - CH3; Éter cíclico: cadeia fechada.
Qual a desvantagem da piscina de fibra?
De quem é a preferência em um cruzamento?
Quais são os benefícios de fazer polichinelos?
Quanto tempo tenho para pagar uma multa de trânsito?
Quais as distros Linux mais usadas?
Como se livrar de prisão de ventre?