Função da membrana plasmática Proteção a estrutura celular; Delimitar o conteúdo intracelular e extracelular, para garantir a que integridade da célula seja preservada; Transporte de substâncias necessárias ao metabolismo celular; Reconhecimento de substâncias estranhas com os receptores específicos da membrana.
Uma das funções das membranas biológicas é o controle da passagem de substâncias: elas permitem a passagem de determinados compostos químicos através delas e impedem a passagem de outras, conservando o meio celular interno apropriado às necessidades da célula.
Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas. Um fosfolipídio é um lipídio composto por glicerol, duas caudas de ácido graxo e uma cabeça com um grupo de cadeias de fosfato.
Proteção das estruturas celulares; Delimitação do conteúdo intracelular e extracelular, garantindo a integridade da célula; Transporte de substâncias essenciais ao metabolismo celular; Reconhecimento de substâncias, graças a presença de receptores específicos na membrana.
A membrana plasmática é formada basicamente por lipídios e proteínas, sendo aqueles mais relacionados com a parte estrutural da membrana e estas relacionadas com as várias funções exercidas por ela.
23 curiosidades que você vai gostar
Função da membrana plasmática
Protege a célula contra a ação de diversos agentes; Controla as substâncias que entram e saem da célula; Detecta sinais do meio externo; Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.
A estrutura celular bacteriana é formada por uma célula procariótica (não possui membrana nuclear e o seu material nuclear encontra-se disperso no citoplasma), constituída de: Membrana plasmática: Camada envoltória do citoplasma celular, constituída de fosfolipídeos, proteínas e estruturas como os lipídeos.
A maioria das células bacterianas possui parede celular, localizada externamente à membrana plasmática, formada por peptideoglicano ou mureína, que garante proteção e forma à célula. Além da parede, algumas bactérias possuem uma cápsula polissacarídica que envolve essa estrutura.
As biomembranas são constituídas por lipídeos, proteínas e carboidratos ligados covalentemente às proteínas (glicoproteínas ou proteoglicanas) ou lipídeos (glicolipídeos).
Como usar o óleo essencial de limão siciliano?
Como podemos utilizar o conceito do fair play no nosso Dia-a-dia?
Quantas cápsulas de óleo de prímula devo tomar por dia?
Qual é a relação entre consumo e felicidade?
Como usar o óleo de cravo para dor de dente?
Como usar o óleo de copaíba para hemorróidas?
O que o óleo de abacate faz no cabelo?
Quando devemos usar o Causative Form?
Como usar Ágar-ágar no lugar da gelatina?
O que tira mancha de açafrão de plástico?
Como saber o número de inscrição da dívida ativa?
Como usar o óleo de copaíba para gripe?
Como tirar manchas de tinta de tênis?
Como usar o ácido retinóico 40 Líquido?
Onde deve ser feito o registro do detetive particular?
Como tirar manchas de sabão em pó da roupa preta?
Como tirar o amarelo da pintura do carro?