As três mais importantes são: o vírus vírus-da-mancha-anelar do- mamoeiro, no Brasil conhecido como o mosaico-do-mamoeiro; o vírus-da-meleira; e o vírus-do-amarelo mamoeiro; vírus amarelo-letal.
O controle da enfermidade pode ser realizado com a aplicação de fungicidas quando forem detectados os primeiros sintomas nas folhas, os quais são mais comuns nas mais velhas e no período das chuvas.
Para plantas que ficam em sítio, a recomendação é arrancar as folhas da parte mais baixa assim que aparecerem as pintas, a fim de evitar que a doença passe para os frutos. Com uso de produto químico, o controle pode ser feito com fungicidas à base de cobre, estrobilurinas e triazois, registrados para a cultura.
Os extratos etanólicos de sementes de pitomba e de folhas de tanchagem apresentam potencial fungicida contra o fungo causador de antracnose em frutos de mamoeiro, Colletotrichum gloeosporioides. Dessa forma essas plantas poderiam ser empregadas como forma alternativa de controle de doenças em culturas de mamoeiro.
MANCHA ANELAR OU MOSAICO Dentre as viroses do mamoeiro, a mancha anelar ou mosaico é, inquestionavelmente, a doença de maior importância econômica e a de mais ampla distribuição geográfica.
Os sintomas inicialmente se apresentam em forma de exsudatos gomosos e logo como pequenas lesões de 1cm de diâmetro de aspecto oleoso e a seguir estas ficam da cor marrom com halo amarelo com tendência a afundar-se na borda; com o tempo as lesões coalescem e se estendem a várias zonas do fruto.
Recomenda-se o plantio em solos férteis e bem drenados. Deve-se evitar que as plantas passem por períodos de estresse hídrico e que apresentem desequilíbrio nutricional, pois ficam predispostas à maior severidade das doenças fúngicas, principalmente a antracnose.
Os fungicidas registrados para a cultura do mamoeiro e com maior eficiência no controle da pinta preta são aqueles à base de difeconazole (triazol), pyraclostrobin (estrobirulina) e Thiophanate-metyl (benzimidazol).
Como medidas de controle deve-se erradicar os mamoeiros infectados e eliminar as plantas hospedeiras, como as cucurbitáceas. Esta listagem não contempla todos os insetos e ácaros que podem estar associados ao mamoeiro, portanto outros organismos podem, em condições específicas, adquirir “status” de praga.
Outra doença fúngica relevante para o mamoeiro é a podridão preta, pois o fungo Phoma caricae-papayae coloniza folhas velhas e pecíolos, e nos frutos a podridão aparece em forma de manchas pequenas, circulares e aquosas que se juntam, formando áreas escuras com pontos pretos. Com o desenvolvimento da doença]
As de maior importância entrave à implantação da cultura do elas impõem à essa -da-mancha-anelar do- mamoeiro, no Brasil -da-meleira; e o vírus-do-amarelo (mosaico-do-mamoeiro)
Em plantios comerciais de mamoeiro, tanto do grupo solo quanto do formosa, é realizado o plantio de três mudas por cova para a realização da sexagem. O objetivo é a seleção de plantas com flores hermafroditas, que determinam o formato piriforme dos frutos aceitos pelo mercado.
O que fazer para ser médico do Exército?
Como era a formação da Guarda Nacional?
O que é preciso para ser pescador profissional?
Como era dividido o método sueco de ginástica?
Como faço para conseguir um advogado de graça?
Como usar VPN na Smart TV Samsung?
Como se deu a formação do espaço geográfico no Nordeste?
Como se classifica Quanto a regência o verbo retirar?
Como foram descobertos os planetas do Sistema Solar?
Quais os efeitos colaterais do colirio Xalatan?
Quando foi formada a dupla Milionário e José Rico?
Qual a classificação da palavra médico?
Como usar o WhatsApp no PC 2020?
Como foi formado a primeira torcida brasileira?
Quem come tudo e não divide Nada fica com a barriga inchada?