Um texto de cunho científico aborda teoria ou conceito a respeito de determinado tópico. Um texto científico difere muito do literário, pois, enquanto este foca na forma, aquele foca na mensagem, ou seja, o mais importante do texto científico é que ele seja escrito com clareza.
Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade. No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético, por exemplo.
O texto científico é informativo: dá conta de algo que se sabe e que se transmite a alguém. O texto literário registra uma viagem exploratória: ao mesmo tempo em que tenta descobrir, permite ao leitor acompanhar o processo de descoberta. Neste sentido ele é primitivo, como o mito.
Os textos de divulgação científica são utilizados para compartilhar informações, pesquisas e outros dados, de cunho científico, mas com uma linguagem explicativa, didática e, por isso, mais superficial e abrangente, distinguindo-se, portanto, da linguagem especializada do texto científico.
De acordo com o professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates Raul Sperotto, os artigos de opinião são produzidos com base em dados já publicados, o que os diferencia dos artigos científicos originais. “Os dados inéditos de uma pesquisa devem ser publicados em artigos originais.
17 curiosidades que você vai gostar
O artigo de divulgação científica é um gênero textual que torna públicas as informações vinculadas às diversas áreas da ciência, numa linguagem acessível aos leitores que não têm formação específica.
Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.
Clareza – Como já expresso, uma das qualidades que distingue o texto científico do literário, jornalístico e do publicitário é tão somente a clareza expressa pela mensagem. Assim sendo, torna-se fundamental que não haja comentários redundantes e irrelevantes.
A complementariedade entre literatura e ciência pode ainda ser concebida se considerarmos que enquanto a ciência, comumente, se centra no como, no modo de fazer as coisas, e não necessariamente no porquê - o que pode gerar a alienação -, a literatura e as artes em geral, desconhecendo o como, busca compreender o para ...
Uma característica comum a praticamente todos os textos científicos é a organização nas seguintes partes: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.
A redação é a expressão escrita do pensamento. Na redação científica expressamos a ciência desenvolvida, atendendo a uma demanda por parte do meio acadêmico e assim divulgando resultados de pesquisas, ideias teorias ou compilação de dados.
Assim, no que concerne à redação do texto científico, três aspectos são essenciais: uso de linguagem apropriada, organização lógica e coerente, atendendo aos padrões convencionados, e ilustrações adequadas e suficientes.
Com base nesse pressuposto, afirma-se que a redação do trabalho científico consiste na expressão, ora materializada e documentada, dos resultados oriundos de uma dada investigação. Para tanto, ela deve ser elaborada, analisada, fundamentada e estruturada de forma objetiva, clara e precisa.
O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas.
Um artigo de divulgação é uma escritura geralmente breve, que pode explicar fatos, ideias, conceitos e descobrimentos ligados às tarefas científicas e tecnológicas, na qual estão destinadas a um tipo de público mais geral e não especializado no tema que aborda, embora seja interessado e se divulgará nos meios de ...
A divulgação científica tem um papel importante para que a população adquira conhecimento sobre ciência e conheça o quanto ela está presente em seu entorno. Uma das maneiras de ampliar este conhecimento é realizar atividades para divulgar a ciência.
procedimentos lógicos e técnicas operacionais que permitem o acesso às relações causais entre os fenômenos.Método Científico.Observação.Hipótese.Experimento.Conclusão.Inconsistência.Revisão Hipótese.Reproduzir.
Para produzir uma pesquisa científica, o pesquisador deve seguir alguns dos elementos básicos do método científico, por exemplo:Problema da pesquisa. ... Informações e seleção de fontes pertinentes (revisão bibliográfica) ... Definição das ações (metodologia aplicada) ... Tratamento das informações.
O texto científico tem por objetivo expressar e não impressionar. h) imparcialidade – o esforço científico deve estar amparado em evidências concretas que sustentem as conclusões, sejam estas oriundas de pesquisa de campo ou por argumentação a partir de revisão de estudos disponíveis (por exemplo: meta-análises).
Técnicas de redação para escrever bem sempreDesenvolva o hábito da leitura. ... Crie uma linha de argumentação. ... Preste atenção à estrutura do texto. ... Utilize informações confiáveis. ... Não fuja do tema. ... Pratique bastante. ... Utilize técnicas para a produção de textos argumentativos. ... Domine a redação do parágrafo.
Elementos textuais do artigo científico
Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.
Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos textuais, tema, Tema/problema, Hipóteses de pesquisa, Justificativa, Objetivos, Exemplos de Verbos para objetivos, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, recursos.
3 - Apresente uma síntese das três partes básicas que compõem os vários tipos de textos científicos. Um artigo cientifico é composto pela introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Os textos científicos são publicações que refletem, em sua maioria, os resultados de uma pesquisa desenvolvida a partir de critérios e metodologias pré-definidas. Porém, é importante saber que nem todo texto científico é, necessariamente o resultado de uma pesquisa prática.
O que é a cicatriz no olho do Luffy?
Como Zuko ganhou sua cicatriz?
Quanto YouTube paga direitos autorais?
Como classificar o canal do YouTube?
Como é comemorado a festa junina na Bahia?
Como o Wolverine recupera as garras de adamantium?
O que aconteceu com Yamato em Boruto?
Quem inventou a música Marcha soldado?
Como surgiu a primeira lei da termodinâmica?
Onde Formaram-se os primeiros seres vivos?
Quando surgiram cidades e toda a estrutura típica de grandes metrópoles?
Onde surgiu a caricatura no mundo?
Quem são os personagens da lenda da erva-mate?
Como surgiu a música pop brasileira?