É um autor da terceira geração modernista (ou do pós-modernismo), em cujas obras é possível perceber a presença de neologismos, estrutura narrativa não tradicional e regionalismo atrelado a temas universais. Também escreveu poesia, apesar de ser mais conhecido pela sua prosa peculiar.
Guimarães Rosa foi um dos principais representantes do regionalismo brasileiro, característica da terceira fase do modernismo. Com uma linguagem fiel à popular, o escritor conseguiu inovar a literatura. Como atuou como médico e diplomata, Rosa começou a publicar seus textos mais tarde, apenas com 38 anos.
Guimarães Rosa, considerado um dos mais importantes escritores brasileiros, trouxe para a literatura vocábulos, expressões, ditados populares, aforismos conhecidos, muitas vezes, somente nas regiões interioranas em que o autor, em expedições a cavalo, percorria a fim de se munir de saberes e costumes intimamente ...
O narrador relata os fatos pela perspectiva do protagonista. Principais características: lirismo e regionalismo.
Suas obras não são lineares, com constantes quebras de estrutura narrativa. Tempo e espaço são normalmente secundários já que o fundamental acontece no interior das personagens. Ela mesma afirmava que nem os fatos importavam, “o importante é a repercussão do fato no indivíduo”.
31 curiosidades que você vai gostar
Uma das principais características da obra de Guimarães Rosa é a reflexão sobre a criação artística. Para o escritor, a poesia é fruto de um trabalho árduo, racional, que implica fazer e desfazer o texto até que ele alcance a sua forma mais adequada.
Objetivo-SP) Sobre Guimarães Rosa podemos afirmar que: foi autor regionalista, seguindo a linha do regionalismo romântico. inovou sobretudo nos temas, explorando tipos inéditos. escreveu obra política de contestação à sociedade de consumo.
Por esse motivo, sua obra apresenta uma temática que envolve indagações sobre o destino, Deus e o diabo, o bem e o mal, a morte e o amor. Quanto à relação bem/mal, parece que Guimarães Rosa acreditou o tempo todo na supremacia do primeiro sobre o segundo.
Além desse fato, há outras singularidades que unem esses grandes escritores. A primeira delas é a atemporalidade: não é à toa que a popularidade dos três perpassa décadas. Em seus manuscritos, eles buscavam nas minúcias o significado e o sentido – ou a ausência deles – de questões universais.
Inovações linguísticas e metalinguagem; Regionalismo universal; Temática social e humana; Linguagem mais objetiva.
Clarice Lispector é uma das principais representantes da literatura intimista brasileira, vertente literária que se preocupava em descrever o psicológico das personagens e retratar o dia a dia comum, analisando as realidades narradas sob uma ótica subjetiva, particular.
Campo geral
- Bernardo: Pai de Miguilim, homem duro e por vezes autoritário. Era um homem difícil de lidar. - Dito: Um dos irmãos de Miguilim, é seu maior companheiro. Criança inteligente, Dito está sempre atento ao que se passa no mundo dos adultos.
Campo Geral é uma novela de Guimarães Rosa que narra o amadurecimento de Miguilim, uma criança do sertão mineiro. A narrativa traz aspectos do regionalismo e neologismos para contextualizar a família e o cotidiano.
Suas principais obras são: “Sagarana” (1946), “Grande Sertão: Veredas” (1956), “Corpo de Baile” (1956; atualmente é publicada em três volumes: “Manuelzão e Miguilim”, “No Urubuquaquá, no Pinhém” e “Noites do Sertão”) e “Primeiras Estórias” (1962).
Rosa não pode ser considerado exatamente um regionalista, todavia é possível perceber uma linguagem carregada de regionalismos ao longo de toda sua obra. ... A experimentação marcou sua escrita literária, ele busca a recriação da linguagem, colocando o falar popular e a vida do sertão em seus escritos.
O próprio Guimarães Rosa demonstra isso em sua obra literária ao criar uma língua própria, formada por neologismos, aglutinações de palavras, sentidos conferidos pela homofonia e por sons que são próprios da vida e da fauna sertanejas.
Algumas Obras:
Magma (1936) Sagarana (1946) Com o Vaqueiro Mariano (1947) Corpo de Baile (1956) dividida em três novelas: “Manuelzão e Miguilim”, “No Urubuquaquá, no Pinhém” e “Noites do sertão”.
O autor Graciliano Ramos não faz grandes inovações linguísticas, o foco dele é na narrativa. Como o importante é o retrato da situação do homem nordestino, os floreios na linguagem são evitados. O estilo de escrita é claro e conciso. Em certos trechos, lembra o modo de fala mais rude do interior que Ramos retrata.
Esse foco numa determinada região e num tipo de gente é, por isso mesmo, profundamente regional, sendo, ao mesmo tempo, profundamente universal, por revelar o drama humano, sempre tão igual, em todo tempo e lugar.
Representante da 3ª fase do modernismo brasileiro, Rosa cria uma literatura que aproveita e absorve o trabalho da Geração de 30, oferecendo outra resposta aos (mesmos) problemas brasileiros.
As características da Geração de 45 são:Valorização da rima e da métrica;Influências parnasianas e simbolistas;Realismo fantástico;Metalinguagem;Temas sociais e psicológicos;Academicismo;Regionalismo universal;Passadismo e volta ao passado.
1ª parte: introdução dos principais temas do romance: o povo; o sertão; o sistema jagunço; Deus e o Diabo; e Diadorim. Nesse primeiro momento, Riobaldo introduz também a figura do interlocutor, que, como foi dito, não aparece diretamente na obra.
Nesse livro, estão presentes as principais características da escrita roseana, pois, além de vários neologismos, ele apresenta uma estrutura não convencional, uma narrativa sem capítulos. O regionalismo também é uma marca das obras do autor, que morreu em 19 de novembro de 1967, no Rio de Janeiro.
(UM-SP) É incorreto afirmar sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade que: seu posicionamento individualista o afasta da problemática do homem comum, do dia a dia. uma de suas temáticas é a reflexão em torno da própria poesia. a lembrança de Itabira, sua terra natal, aparece em parte de sua obra.
As características mais importantes da poesia social são: Linguagem simples, cotidiana. Realidade e denúncia social. Poesia crítica e engajada.
Como fazer gato identificar o seu nome?
Como inserir equações no Forms?
Como transformar a fonte do computador?
Como saber quem é meu Orixá de frente?
Como fazer o primeiro acesso ao e-mail educacional?
Qual é o número de roteamento da caixa?
Como criar bloco no AutoCAD 2017?
Como saber se o celular é arm64?
Como saber o ID do celular Samsung?