A antropologia evolucionária está preocupada com a evolução biológica e cultural dos seres humanos, passado e presente. Baseia-se em uma abordagem científica e reúne áreas como arqueologia, ecologia comportamental, psicologia, primatologia e genética.
A teoria evolucionista de Darwin pode ser descrita da seguinte forma: as espécies de seres vivos se transformam ao longo dos tempos, pois sofrem seleção natural, que prioriza os seres mais adaptados ao ambiente em que vivem, devido a suas características serem adequadas ao meio onde vivem.
O evolucionismo social é uma teoria da antropologia que afirma que toda sociedade começa de forma primitiva e evolui ao longo do tempo. ... Já a teoria do evolucionismo está subordinada à antropologia biológica, e considera que os organismos são capazes de sofrer alterações conforme as necessidades do meio exigem.
Ainda sobre a Escola Evolucionista é possível destacar que a antropologia buscava explicar a diferença nas evoluções das sociedades, e acreditava que se um individuo possuísse nível de sabedoria elevado, este seria capaz de viver em qualquer outra sociedade, pois se tratava de um individuo extremamente evoluído.
O Evolucionismo Social foi a escola do século XIX responsável pela sistematização do conhecimento acerca dos “povos primitivos”, o qual foi organizado em trabalhos de gabinete, sem a observação "in locu".
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Escola Evolucionista
Ela tem início no século XIX e é marcada pelo pensamento dicotômico que divide as sociedades em “primitivas” e “civilizadas”. Os pensadores que contribuíram para a Escola Evolucionista, de modo geral, defendiam uma espécie de evolucionismo das sociedades humanas.
O Evolucionismo Cultural Franz Boas faz uma crítica a antropologia cultural evolucionista do século XIX e mostra o perigo do pensamento evolucionista, primeiramente porque não utilizavam a pesquisa de campo como forma de entrar em contato com a realidade social, então essa realidade social e cultural não era uma ...
Aborda o caráter uno e plural da experiência humana, as diferentes formas de organização societária, a articulação entre sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas.
O evolucionismo cultural junto com o difusionismo foram correntes predominantes no final do século XIX que lançaram bases para o desenvolvimento da antropologia como uma disciplina acadêmica autônoma.
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