Segundo os Referenciais, o papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.
A curiosidade é nata nas crianças, o que faz com que elas constantemente busquem respostas. À medida que elas desenvolvem as competências linguísticas, elas começam a se expressar de outras formas; nesse momento, as competências físicas, emocionais e sociais se integram, propiciando o desenvolvimento cognitivo.
O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. Ao se tratar de alunos iniciantes no convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação às demais fases escolares.
No CCI, a Educação Infantil atende crianças de 2 a 5 anos. Essa fase é um dos momentos mais fantásticos e de maior aprendizagem do ser humano. Para as crianças, tudo é novidade. E a escola, claro, é o berço que inicia o crescimento e as descobertas que realizam em cada experiência, simples ou complexa, que vivenciam.
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. O principal objetivo é potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social das crianças de zero a três anos.
37 curiosidades que você vai gostar
Conforme a BNCC, na educação infantil o educador deve promover interações e brincadeiras que permitam a criança conhecer o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
A BNCC define seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. São eles: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.
As principais características do 1º ao 5º ano estão relacionadas ao desenvolvimento da capacidade de simbolização por meio da linguagem. As conquistas decorrentes do processo de alfabetização, da representação pelo desenho e da linguagem matemática trazem outras possibilidades de relação com o conhecimento.
RESPOSTA ESPERADA: O educador infantil deve ser um profissional que estimule a autonomia e a interação das crianças; desperte nelas o desejo de aprender; provoque momentos de curiosidade para que elas queiram investigar e conhecer como as coisas funcionam na natureza e na vida; conheça e incentive as diversas ...
Como usar o VRAY no SketchUp 2021?
Qual é o salário de um diretor de Ong?
Quais perguntas fazer em um recrutamento interno?
Qual o prazo para saber se cai na malha fina?
Como posso me sair bem em uma entrevista de emprego?
Como arrumar emprego sendo jovem?
Como saber onde tem sinal da Oi?
Como pagar a taxa da CNH definitiva?
O que dizer em uma entrevista para promotor de vendas?
Como ver se o certificado é válido?
Como os italianos riem na internet?
Como renovar CLCB pela internet?
Como saber se eu não amo mais meu namorado?