Endereços de rede IPv4 Dentro do fluxo de 32 bits, uma porção dos bits forma a rede e uma porção dos bits compõe o host. Os bits na porção de rede do endereço devem ser iguais em todos os dispositivos que residem na mesma rede.
No IPv4, cada protocolo é composto por quatro grupos de dois dígitos hexadecimais, cada um com 32 bits e variando entre entre 0 e 255. A partir disso são criados números familiares como 192.168.1.1 e 127.0.0.1 – que são usados em redes locais – ou 216.58.202.132, o IP do Google, por exemplo.
Cada endereço IPv4 é tipicamente representado por 32 bits (1 byte), divididos em 4 grupos com 8 bits cada (1 byte), onde cada grupo é separado por pontos. Como exemplo, pode-se citar o endereço 192.168.10.1.
IPv4 significa Protocol version 4, ou versão 4 de protocolos. É a tecnologia que permite que nossos aparelhos conectem na Internet, seja qual for o tipo de gadget – pode ser PC, Mac, smartphones ou outros aparelhos.
A máscara de sub-rede IPv4 é usada para diferenciar a parte da rede da parte do host de um endereço IPv4. Quando um endereço IPv4 é atribuído a um dispositivo, a máscara de sub-rede é usada para determinar o endereço de rede do dispositivo. O endereço de rede representa todos os dispositivos na mesma rede.
26 curiosidades que você vai gostar
A máscara de sub-rede sinaliza qual parte do endereço IP é rede e qual parte é host. A máscara de sub-rede é comparada ao endereço IP da esquerda para a direita, bit por bit. Os 1s na máscara de sub-rede representam a porção de rede; os 0s representam a porção de host.
Um endereço de broadcast é um endereço IP que é usado para direccionar todos os sistemas em uma rede de sub-rede específica em vez de hosts individuais. Em outras palavras broadcast permite que a informação seja enviada para todas as máquinas em uma determinada sub-rede, em vez de uma máquina específica.
O IPv4 define, entre outras coisas importantes para a comunicação entre computadores, que o número IP tem uma extensão de 32 bits. Com 32 bits, o IPv4 tem disponíveis em teoria cerca de quatro bilhões de endereços IP mas, na prática, o que está realmente disponível é menos da metade disso.
IPv4vs IPv6 – Combinações
O Protocolo de Internet versão 4 possui endereços no padrão 32 bits e sustenta cerca de 4 bilhões de combinações de endereços IP em todo o mundo. Já o IPv6 é a versão 6 do Protocolo de Internet, com endereços no padrão 128 bits, permitindo, portanto, cerca de 340 undecilhões de endereços.
Digite “cmd” no campo de busca; Clique em “Prompt de Comando”; Digite “ipconfig” e tecle “Enter”; O endereço IP interno será exibido no campo “Endereço IPv4”.
O Endereçamento IPv4 é dividido em duas partes. Rede e Host. Essa divisão se dá pela Máscara de Rede utilizada juntamente com o endereço.
32 bits de comprimento (4 bytes). O endereço é composto por uma rede e uma parte do sistema central, que depende da classe do endereço. Estão definidas várias classes de endereços: A, B, C, D ou E, consoante os primeiros bits iniciais. O número total de endereços de IPv4 é 4 294 967 296.
Um endereço IP é uma sequência de números separados por pontos. O endereço IP é representado por um conjunto de quatro números: por exemplo, 192.158.1.38. Cada número do conjunto pode variar entre 0 e 255.
IPv4 x IPv6: Comparação de velocidade
Na teoria, IPv6 seria um pouco mais rápido, já que os ciclos não precisavam ser perdidos em traduções NAT. Mas IPv6 também tem pacotes maiores, que pode o tornar mais lento em alguns casos de uso.
Um dos pontos chave desta transição é a segurança. Muitos têm apostado que o IPv6 é naturalmente mais seguro que o IPv4, se baseando, provavelmente, no suporte obrigatório que o IPv6 oferece ao IPSec.
A disponibilidade de um número quase ilimitado de endereços IP é um dos maiores benefícios da implementação de redes IPv6. Comparado ao IPv4, o IPv6 aumenta o número de bits do endereço por um fator 4. Desta forma, o endereço que na versão 4 era de 32 bits, passa a ter 128 bits.
A Internet continua a crescer exponencialmente, com a conexão de novas empresas, instituições e pessoas à rede. Fatores como a inclusão digital e as tecnologias 3G, entre muitos outros, contribuem para esse crescimento. Por isso os endereços estão terminando.
O endereço de broadcast é um endereço utilizado para comunicar com todas as máquinas de uma determinada rede. Ele é sempre o último endereço na rede. No nosso exemplo, ele seria 192.168.0.255 . Sempre que alguém se comunica nesse endereço, todas as máquinas da rede são notificadas.
O endereço que especifica a rede é sempre o primeiro endereço IP, já o de broadcast é o último endereço IP da rede. Em uma rede classe C com máscara padrão, o endereço da rede é 192.168.0.0 e o de broadcast é 192.168.0.255 .
Verifique qual é o endereço de broadcast para o seu IP.
O endereço de rede é o mais baixo da sub-rede à qual pertence o seu IP. Por sua vez, o endereço mais alto da sub-rede é o de broadcast. No exemplo, o endereço de IP 210.1.1.100 fica dentro da sub-rede 210.1.1.96 - 210.1.1.127 (veja a tabela do passo anterior).
O cálculo para descobrir quantos hosts podemos ter em uma rede é 2^b-2 (onde b é o número de bits com valor 0 – zero). ... Agora vá somando os números posteriores até chegar a 252 (sem passar). ... Ou seja 8+2+1=11.
Rede Classe B (/16)
Podem ser definidas no máximo 16.384 (214) redes /16 com no máximo 65.534 (216) hosts por rede. O conjunto dos endereços /16 representa 25% do total dos IPv4, já que possuem 230 (1.073.741.824) endereços.
Existem 2 tipos de endereços IP: IPv4 e IPv6.
Como se faz o cálculo do metro quadrado de piscina?
O que é preciso para se torna um Jounin?
Que é a medida de um nanômetro?
Quanto ganha um diamante na Amakha Paris?
Quanto vale um metro de coluna de água?
Quantos pontos para ser diamante na Natura?
Qual a simbologia da tensão alternada no multímetro?
Como saber as gramas na balança?
Quanto tempo a água do aquário demora para ciclar?
Como medir o braço para tattoo?
É possível comprar um time de futebol?
Como medir milivolts com multímetro?
Para que serve o piroxicam de 20mg?