A Constituição brasileira de 1891 promoveu várias mudanças, porém, algumas não surtiram grande efeito. Entre elas, destacou-se o fim do voto censitário, que eliminou a exigência de o eleitor ter uma renda mínima para votar, mas os analfabetos e as mulheres continuaram excluídos de seus direitos eleitorais.
Estabeleceu o presidencialismo como forma de governo, no qual o presidente era eleito pelo voto direto, com mandato de quatro anos. Seu texto garantiu maior autonomia aos estados. Separou Estado e Igreja. Determinou voto aberto e restrito a homens acima dos 21 anos.
As principais inovações dessa nova Constituição, datada de 24 de fevereiro de 1891, são: instituição da forma federativa de Estado e da forma republicana de governo; estabelecimento da independência dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; criação do sufrágio com menos restrições, impedindo ainda o voto aos ...
A Constituição de 1891: principais características
República federativa liberal, com sistema presidencialista de governo; Três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, sendo que o Poder Moderador foi extinto; Fim do voto censitário ou por renda: seriam eleitores todos os cidadãos.
Foi introduzido o sistema de governo presidencialista. O presidente da República, chefe do Poder Executivo, passou a ser eleito pelo voto direto para um mandato de quatro anos, sem direito à reeleição. Tinham direito a voto todos os homens alfabetizados maiores de 21 anos. >
43 curiosidades que você vai gostar
A Constituição Brasileira de 1824 foi outorgada por Dom Pedro I em 25 de março de 1824. A primeira Carta Magna brasileira garantia a unidade territorial, instituía a divisão do governo em quatro poderes e estabelecia o voto censitário (voto ligado à renda do cidadão).
Com a Carta Magna de 1891, a Igreja Católica foi desmembrada do Estado Brasileiro, deixando de ser a religião oficial do país. Essa ruptura terminou com a Constituição de 1934, onde houve a reaproximação entre Igreja e Estado.
Sob os cuidados de Rui Barbosa e Prudente de Morais, a Constituição de 1891 nasceu sob inspiração da Constituição da República Argentina, Estados Unidos e Suíça. Entretanto, no que diz respeito aos povos indígenas, a primeira Constituição do Brasil República manteve-se omissa.
A Constituição de 1934 – Principais inovações:Voto secreto;Voto feminino;Legislação trabalhista (previdência social, jornada de trabalho de 8 horas diárias, salário mínimo, férias, etc.);Autonomia dos sindicatos (na prática, porém, havia corporativismo e cooptação de sindicatos e suas lideranças);
Quem tem 90 anos pode fazer empréstimo?
Qual o efeito da pomada Clotrimazol?
O que é preciso para ser músico?
O que são linfonodos palpáveis?
Quais as principais funções do controle de produção nas organizações?
É possível emagrecer com drenagem linfática?
São exemplos de gêneros textuais expositivos?
Qual shampoo não devo usar depois da progressiva?
O que acontece com o filho de Tommy Shelby?
Quais países Dá pra ir de trem na Europa?
Pode treinar com a pressão alta?
Quantas vezes posso antecipar o saque aniversário?
O que é um funcionário prestador de serviço?
O que pode ser considerado desacato à autoridade?
Quais as consequências para a empresa que não utilizar ou disponibilizar o EPC?