Alguns fatores envolvendo o baixo rendimento dos alunos em Matemática podem estar diretamente ligados a alguns problemas, como: auditivos, visuais, leitura e escrita.
Dicas para superar as dificuldades e melhorar os resultados em matemática
Dentre as dificuldades de matemática existentes, destaca-se a discalculia, uma dificuldade que impede a criança de compreender as relações de quantidade, ordem tamanho, distância, espaço e não consegue compreender as quatro operações.
Embora seja uma disciplina obrigatória, são grandes os problemas vividos nesta relação professor-aluno e aulas de Matemática, os mesmos apresentam-se com falta de atenção, comportamentos desajustados, falta de afetividade, falta de compromisso com o processo de aprendizagem, muitas vezes estes problemas decorrem da ...
Ensino da matemática: como facilitar o aprendizado dos alunos?
Exercícios que ajudam: dê os vizinhos (usando como apoio uma régua numerada), jogos que usem dados, dominó, resta um, dama, ludo, brincadeiras e atividades desportivas. Resumindo, atividades que exercitem movimentos para frente e para trás, mas sempre de forma lúdica e divertida. O aluno numa conta de adição: 8 + 3.
— A matemática se destaca das outras disciplinas porque é sequencial, ou seja, não se aprende a multiplicar se não aprendeu a somar. Isso significa que uma etapa que não foi bem aprendida compromete o aprendizado daí por diante. Além disso, a criança tem de entender a teoria envolvida desde os seis anos de idade.
Segundo eles, está cada vez mais difícil ensinar matemática, “pois os alunos não querem pensar, estudar e cumprir com seus deveres.” Conforme eles explicam, a disciplina exige concentração e raciocínio lógico, coisa que os alunos não querem ter.
Discalculia é uma deficiência de aprendizagem específica em matemática. Crianças com discalculia apresentam dificuldade em entender conceitos relacionados a números, usar símbolos ou funções necessárias para o sucesso em matemática.
A dificuldade na aprendizagem da Matemática provoca fortes sentimentos de aprovação ou de rejeição nos alunos. Alguns alunos, devido a um passado de insucessos em Matemática, acreditam que não são capazes, o que os levou a construírem baixa auto-estima.
Os problemas que se levantam no processo de ensino da Matemática em todos os níveis não são novos. Tal como não é novo o mal estar que eles provocam em alguns professores e alunos. Os problemas são muitos, variados e difíceis. Seria sempre arriscado e pretensioso procurarmos abordá-los na sua totalidade, mais ainda em um trabalho como este.
Há, também, casos de dificuldades que envolvem outras áreas de conhecimento. É o que acontece, por exemplo, quando a criança não consegue resolver problemas matemáticos porque tem dificuldade na interpretação de textos. Algumas estratégias pedagógicas para favorecer o processo de aprendizagem de alunos com dificuldades são:
Acreditamos que um importante papel do professor desta ciência é ajudar os alunos a gostarem de Matemática e a desenvolverem auto-estima positiva, e que estudando algumas causas das dificuldades na aprendizagem da Matemática consigam melhores resultados no ensino desta disciplina.
Como surgiu tempero Edu Guedes?
Em que ano o sushi foi criado?
Como deixar a aula mais interativa?
Como surgiu o trânsito no Brasil?
Como mudar a conta padrão do Gmail no celular Android?
Como surgiu o teatro de fantoche no Brasil?
Quais efeitos colaterais do ácido hialurônico em cápsulas?
Qual é a origem da palavra calendário?
Como surgiu os Jogos Olímpicos e Paralímpicos?
Como deixar o banho das crianças mais divertido?
O que falar no aniversário de alguém?
Como surgiram os Mandalorianos?
Como era possível ser um gladiador?
Como surgem os padrões de beleza?
Quando surgiram os pontos cardeais?