O perito criminal federal é um policial do Departamento de Polícia Federal com conhecimentos técnicos e científicos a serviço da justiça. É um profissional especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova material, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos.
Nesse sentido há diversas funções a serem executadas por um perito criminal, confira a lista com algumas dessas áreas:
As perícias podem ser de diversos tipos, com finalidades voltadas para cada uma das situações específicas às quais são destinadas: perícia criminal, perícia ambiental, perícia de engenharia, perícia tecnológica, perícia médica e muitas outras.
Os legistas trabalham no Instituto Médico Legal (IML), os peritos criminais no Instituto de Criminalística (IC) e os peritos do INSS realizam suas perícias, principalmente, no próprio instituto. Já o perito louvado é escolhido pelo magistrado sem necessidade de concurso.
Conheça a carreira em Perícia Criminal e saiba como ingressar nesta profissão! A profissão de perito criminal, embora tenha se popularizado através de séries e filmes, ainda é envolta de muitas dúvidas e questionamentos. Até porque, muitas vezes, a realidade que acompanhamos nas produções televisivas são ficcionais.
Como atua um Perito criminal? O principal desafio dos peritos criminais é ir até as cenas de crimes para procurar provas, como fios de cabelo, impressões digitais e manchas de sangue, que podem ajudar a solucionar o autor do caso e o que aconteceu no local.
Os cursos mais indicados são os de medicina, enfermagem, química, farmácia, biomedicina, engenharia e após realizar uma dessas graduações o estudante deve realizar uma pós-graduação em Perícia Criminal.
A perícia funciona como uma consultoria técnica da investigação criminal, ao mesmo tempo em que representa ou materializa em forma de laudo pericial a prova que será adotada no tribunal, portanto, a independência é necessária para assegurar sua metodologia científica e imparcialidade.