O conjunto de hifas forma o micélio, que pode crescer sem parar enquanto o fungo encontrar alimento e condições favoráveis para sobreviver ─ lembrando que o crescimento das hifas ocorre apenas em suas extremidades. ... A reprodução dos fungos pode ocorrer sexuada ou assexuadamente.
Tiamina e biotina são provavelmente as vitaminas mais requeridas pelos fungos. A biotina em Neurospora crassa (21) e a tiamina em Acremonium coenophialum (17) foram essenciais para o máximo crescimento destes fungos em meio salino.
O avanço da fronteira micelial apresentou uma melhor resposta linear de crescimento em função do tempo, entre horas, e entre temperaturas de 25°C a 31°C em pH 5,2.
Nutrição. Os fungos se alimentam através da absorção de nutrientes presentes no solo, sendo chamados de heterotróficos. A alimentação ocorre através da liberação de enzimas digestivas pelo fungo no solo. ... Como os processos digestivos ocorrem fora do organismo, a digestão é conhecida como digestão extracorpórea.
O efeito inibidor da temperatura sobre o crescimento dos fungos é bastante variável, porém a maioria dos patógenos apresenta melhor desenvolvimento entre 20ºC e 25°C.
Em geral, as espécies de fungos bioluminescentes ocorrem em ambientes florestais úmidos, pois dependem da umidade para se alimentar, crescer e reproduzir.
Em meio aquoso, as células vegetativas da maior parte das bactérias não termofílicas, fungos e protozoários morrem quando sujeitas a temperaturas entre 60 e 70ºC durante 10 a 30 minutos, dependendo do organismo em causa.
Os fungos estão classificados atualmente em cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, basidiomicetos e ascomicetos, sendo este o mais diversificado. Atualmente há cerca de 100 mil espécies de fungos conhecidas.
A temperatura de crescimento abrange uma larga faixa, havendo espécies psicrôfilas, mesófilas e termófilas. Os fungos de importância médica, em geral, são mesófilos, apresentando temperatura ótima, entre 20° e 30°C. Os fungos podem ter morfologia diferente, segundo as condições nutricionais e a temperatura de seu desenvolvimento.
1. INTRODUÇÃO Fungos são organismos eucariontes, aclorofilados, heterotróficos, que se reproduzem sexuada e assexuadamente e cujas estruturas somáticas são geralmente filamentosas e ramificadas, com parede celular contendo celulose ou quitina, ou ambos.
Os fungos podem apresentar reprodução assexuada, sexuada e também um mecanismo de recombinação gênica, denominado parassexualidade. Reprodução assexuada: muito comum nos fungos, pode ocorrer pela fragmentação do micélio (cada fragmento origina novo organismo) ou pela produção de esporos assexuais.
Os fungos obtêm o alimento seja como saprófitas, organismos que vivem sobre a matéria orgânica morta, ou como parasitas, que se nutrem da matéria viva. Em ambos os casos, as substâncias nutritivas são ingeridas por absorção após terem sido parcialmente digeridas por meio de enzimas.