Formas de Aquisição e Perda da Propriedade ImóvelAlienação Fiduciária em Garantia.Alienação.Anticrese.Penhor.Direitos Reais de Garantia.Habitação e Renda Constituída sobre Imóvel.Uso.Usufruto.
1. Modos de perda de propriedade1.1 Alienação. A alienação é o negócio jurídico onde o proprietário transfere (gratuita ou onerosamente) a outro o seu direito sobre coisa imóvel ou móvel. ... 1.2 Renúncia. Sobre a renúncia dizemos que trata-se de um negócio jurídico unilateral. ... 1.3 Abandono. ... 1.4 Perecimento. ... 1.5 Desapropriação.
A aquisição da propriedade imobiliária poderá ocorrer através de Usucapião, Registro do Título e pela Acessão. A Usucapião, ou prescrição aquisitiva, é uma forma originária de aquisição da propriedade imobiliária, que se dá pela posse prolongada no tempo e outros requisitos legais.
“No Código Civil de 2002, perde-se a propriedade voluntariamente por alienação, abandono e renúncia (art. 1.275, I, II e III, do CC). A outro giro, perde-se a propriedade involuntariamente, pelo perecimento e desapropriação (art. 1.275, IV e V, do CC).
*Formas de Aquisição da Propriedade Imóvel
- Acessão: ilhas, aluvião, avulsão, álveo abandonado, plantações e construções; - Usucapião: ordinária, extraordinária, constitucional ou rural (pro labore), constitucional ou especial urbana (pro misero), especial urbana coletiva, especial indígena (Lei 6.001 /73, art. 33).
34 curiosidades que você vai gostar
O Código de 2002 disciplina 6 modos de aquisição da propriedade móvel: a usucapião, a ocupação, o achado do tesouro, a tradição, a especificação e a confusão. Juntamente com a última, trata também da comistão e da adjunção.
São formas de aquisição da propriedade imóvel, exceto:
a usucapião.
São causas de perda da posse da coisa, exceto:
Destruição da coisa e constituto possessório. Posse de outrem e desuso. Privação da disponibilidade física da coisa e inalienabilidade.
Art. 1.268. Feita por quem não seja proprietário, a tradição não aliena a propriedade, exceto se a coisa, oferecida ao público, em leilão ou estabelecimento comercial, for transferida em circunstâncias tais que, ao adquirente de boa-fé, como a qualquer pessoa, o alienante se afigurar dono.
Pode tomar 2 comprimidos de paracetamol de uma vez?
Quanto custa uma Coca-cola em 1994?
Como lavar peruca sintética com amaciante?
Qual é o maior estado da região sudeste do Brasil?
Quanto tempo é de experiência?
Como viajar e não pagar hospedagem?
O que são custos e despesas variáveis?
Quanto tempo dura a indisponibilidade de bens?
Quanto tempo o corpo aguenta ficar em jejum?
Qual a importância da revolução tecnológica para a globalização?
Quanto é para entrar no AquaRio?
Como saber se meu CPF está cadastrado na nota fiscal?
Quais são os bons condutores de calor?
Quem tem trombose pode comer feijão?