O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e téc- nica do trabalho, que emerge e se gesta entre os anos de 1930 e 1940, no contexto de aprofundamento do capitalismo monopolista brasileiro e do re- conhecimento da questão social.
O serviço social nasce no Brasil, na terceira década do século XX, em resposta à evolução do capitalismo, sob a influência europeia (em especial sob o influxo belga, francês e alemão), como fruto direto de vários setores particulares da burguesia fortemente respaldados pela Igreja Católica. ...
O Serviço Social surge no Brasil na década de 30, estreitamente ligada a Igreja Católica. ... A Igreja passou então a oferecer formação específica para moças de famílias tradicionais com intuito de exercer ações sociais. Criou-se então o Curso Intensivo de Formação Social para Moças.
O Serviço Social surge como uma resposta dos grupos dominantes, em especial a Igreja Católica, à latente questão social. Parte-se da gênese de que essa concepção inspira uma ideologia de preceitos que leva a conhecer os direitos humanos. A influência da mais-valia dentro de uma sociedade dialética.
Introdução. De 1936, quando da criação da primeira Escola de Serviço Social na PUC de São Paulo, a 2016, data em que a profissão completa oitenta anos no Brasil, uma história aguerrida, de lutas, de rupturas e construções, marca a trajetória do Serviço Social brasileiro.
35 curiosidades que você vai gostar
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.
Feedback da resposta: O projeto ético-político nasceu da ruptura com o conservadorismo profissional e tem como marco inicial o famoso Congresso da Virada, o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBASS), realizado em 1979, quando a mesa do congresso, que seria composta por membros da ditadura, passou a ser ...
Surgimento do Serviço Social
As Escolas de Serviço Social européias não datam todas na mesma época. Surgem no século XIX, sendo a da Inglaterra (1886) a mais antiga, seguida depois pela da Alemanha (1899).
Quem foi Maria Josephina Rabello Albano.
O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial.
Nos anos 1940 e 1950, o Serviço Social brasileiro recebe influência norteamericana. Marcado pelo tecnicismo, bebe na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Sua ênfase está na ideia de ajustamento e de ajuda psicossocial.
O Serviço Social é uma profissão que tem em seu nascedouro forte presença religiosa, visto ter, em seus primórdios, a componente caridade, ajuda aos necessitados, que caminha para uma ação social da Igreja mais organizada, até o surgimento da profissão.
No Brasil, as primeiras escolas de Serviço Social surgiram no final da década de 1930, quando se desencadeou no país o processo de industrialização e urbanização. Nas décadas de 1940 e 1950, houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a Lei nº 3252.
Serviço social é uma profissão de caráter interventivo, que se baseia em instrumentos e métodos multidisciplinares das ciências sociais para analisar e propor adequações nas diversas questões sociais das comunidades. ... O profissional que atua nesta área é chamado de assistente social.
CFESS - Conselho Federal de Serviço Social. Grande notícia para o Serviço Social brasileiro: a assistente social e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Marilda Iamamoto, foi agraciada com o prêmio Katherine Kendall, concedido pela Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (Aiets).
“Em 1936 surgia a primeira Escola de Serviço Social no Brasil, uma iniciativa vinculada à Igreja Católica cuja intenção era reduzir as expressões da questão social e disciplinar a força de trabalho”, conta Maurílio. De lá para cá, a profissão passou por diversas transformações.
Salário médio de Serviço Social
O site Trabalha Brasil mostra que um assistente social recém-formado, que atua em uma organização pequena, recebe aproximadamente R$ 1.660,88 por mês. Já um profissional de nível pleno, que trabalha em uma empresa de tamanho médio, ganha o dobro: R$ 3.373,66.
Nesse contexto de intervenção estatal frente à questão social surge o Serviço Social na Inglaterra como profissão, mas sua primeira tradição emerge do ideal da caridade cristã.
Nesse sentido, descreva como se desenvolveu e se efetivou a profissionalização do Serviço Social, tendo como objeto de trabalho a questão social. ... Assim, verifica-se que a ação da Igreja na área social no Brasil, a partir dos movimentos de ação social, é que originaram as primeiras escolas de Serviço Social.
Seu surgimento está associado ao desenvolvimento do capitalismo monopolista e à necessidade de profissionais que trabalhassem com as “situações” provocadas por esse novo modo de produção e de vida (miséria, pobreza, exclusão social, que no Serviço Social são chamadas de expressões da questão social).
O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL não foi construído de maneira efêmera. Sua gênese se localiza na segunda metade da década de 70 e teve como marco o III CBAS, conhecido como "Congresso da Virada".
O projeto ético-político no Serviço Social tem como núcleo a liberdade como valor ético central, compromisso com a autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, a defesa intransigente dos direitos humanos, bem como, a defesa radical da democracia e da cidadania.
3 - O primeiro Código de Ética Profissional do Assistente Social foi elaborado pela ABAS – Associação Brasileira de Assistentes Sociais, em 1948. A partir da criação do CFAS, em 1962, um novo Código é aprovado em 1965, passando a ter um caráter legal, assim como as reformulações posteriores em 1975, 1986 e 1993.
O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.
O Movimento de Reconceituação foi um marco histórico do Serviço Social, pois é através desse movimento que se pensou um novo modelo de atuação, porque anteriormente o Serviço Social era visto como assistencialista.
Quais foram as outras atividades econômicas que Alagoas desenvolveu no plantio?
Como salvar as fotos do meu iPhone na nuvem?
Como saber se o bico injetor está com defeito?
Onde reclamar dos bancos digitais?
O que é peste que anda na escuridão?
Como Amara morre Supernatural?
O que é impressão calcográfica?
O que é preciso para ser perito em engenharia?
Qual é a escola mais cara de São Paulo?
Quanto ganha um coordenador comercial na Solar Coca-cola?
Qual o principal objetivo da levedura na fermentação alcoólica?
Qual o sinônimo de cachorrinho?
Quais são os processos de distribuição?
Quais são os 5 certos da delegação?
Qual a sequência lógica de um programa CNC?