A teoria de Arrhenius, apesar de muito aceita, apresentava falhas. Uma dessas falhas é que não levava em consideração o papel do solvente, ou seja, não levavam em conta as substâncias que não tinham (H) ou (OH) em suas fórmulas, mas produziam reações ácidas ou básicas.
A teoria de Arrhenius é limitada no sentido de que só trata a química ácido-base em soluções aquosas. Porém, reações semelhantes também podem ocorrer em solventes não aquosos, assim como entre moléculas no estado gasoso.
Apesar de ser uma teoria que também permitiu o estudo e desenvolvimento de várias áreas e de ser uma definição bastante utilizada e atual, ela também tinha uma limitação: não permitia prever o caráter ácido ou o caráter básico de espécies químicas sem a presença de hidrogênio.
3- Não permite prever o caráter ácido de espécies químicas que não possuem o hidrogênio e o caráter básico de espécies que não possuem a hidroxila.
A teoria de Arrhenius baseava-se no comportamento de ácidos e bases em água, formando soluções aquosas. Esse cientista observou que determinadas substâncias, quando colocadas em contato com a água, liberavam íons que tornavam a solução eletrolítica, ou seja, condutora de eletricidade.
42 curiosidades que você vai gostar
A teoria diz que uma substância dissolvida em água se divide em partículas cada vez menores, mas, em alguns casos a divisão nas moléculas se interrompe e então a solução não consegue conduzir corrente elétrica.
A teoria ácido-base de Arrhenius diz que o ácido libera somente o hidrogênio como cátion na água e a base libera a hidroxila como ânion. A de Brönsted-Lowry diz que ácido é toda substância que doa prótons e a base recebe prótons. Já a teoria de Lewis diz que o ácido recebe elétrons e a base doa.
Uma base de Brønsted-Lowry é qualquer espécie capaz de aceitar um próton, o que requer um par de elétrons livres para formar a ligação com o H+start text, H, end text, start superscript, plus, end superscript.
Diferentemente da teoria de Arrhenius, na de Brönsted-Lowry um ácido pode atuar como uma base, o conceito de ácido e base é relativo: dependem da espécie química com a qual a substância está reagindo para saber se ela é acida ou básica.
Características dos ácidos
Os ácidos possuem sabor azedo. Por exemplo, o vinagre, o limão e o tamarindo são azedos porque contêm ácidos; Os ácidos conduzem eletricidade em meio aquoso, pelo fato de desdobrarem-se em íons; Os ácidos reagem com as bases formando sais e água.
De acordo com a teoria de Arrhenius, base é toda a substância que aumenta a concentração de íons hidroxila (OH-) pela sua dissociação em meio aquoso.
...
ClassificaçãoMonobases: KOH, NaOH, LiOH;Dibases: Mg(OH)2, Ca(OH)2, Ba(OH)2;Tribases: Al(OH)3, Fe(OH)3;Tetrabases: Sn(OH)4, Pb(OH)4;
Entre as aplicações das bases no cotidiano, temos: a soda cáustica usada na produção de sabões, o amoníaco, em produtos de limpeza; e o leite de magnésia usado como antiácido.
A constante de acidez (Ka) geralmente é expressa pelo negativo do seu logaritmo (pKa). do seu ácido conjugado, ou seja, quanto maior o pKa do ácido conjugado, mais forte será a base. Quanto mais forte for o ácido, mais fraca será a sua base conjugada, e vice-versa!
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Definição de ácido de Arrhenius: Ácidos são compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo como íon positivo apenas o cátion hidrogênio (H+). ... Definição de sal de Arrhenius: Sais são compostos iônicos que possuem, pelo menos, um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
Um ácido será toda espécie química que sobre ionização liberando como único cátion o H+ em meio aquoso. Já as bases, sofrem dissociação liberando como único ânion o OH-. Essas definições para ácido e base foram dadas pelo cientista chamado de Arrhenius em 1884.
A grande vantagem da teoria dos ácidos e bases de Brönsted - Lowry está na abordagem do meio em que estão presentes estas substâncias. ... Ácido é toda espécie química doadora de prótons H+. Base é toda espécie química receptora de prótons H+.
O termo pH é utilizado para descrever uma unidade de medida, a qual indica o grau de acidez ou de alcalinidade de uma solução. Ela é medida em uma escala de 0 a 14. O termo pH é derivado de “p” (símbolo matemático do logaritmo negativo) e do “H” (o símbolo químico do hidrogênio).
Assim, o pH serve para nos indicar se uma solução é ácida, neutra ou básica. A escala de pH varia entre 0 e 14 na temperatura de 25ºC. Se o valor do pH for igual a 7 (pH da água), o meio da solução (ou do líquido) será neutro. Mas se o pH for menor que 7, será ácido, e se for maior que 7, básico.
Os mais conhecidos são: fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol. O indicador universal apresenta o pH em uma ampla faixa de indicação e mudança gradual de cor, pois é composto de uma mistura de indicadores.
As bases (hidróxidos ou álcalis) são compostos que, por dissociação iônica, liberam, como íon negativo, apenas o ânion hidróxido (OH-). As bases são muito comuns em nosso cotidiano.
Qualquer substância com um valor de pH entre 0 até 7 é considerada ácida, enquanto um valor de pH de 7 a 14 é uma base. O valor 7 é o neutro, que corresponde à água. Um ácido é qualquer composto químico que, em solução aquosa, libera íons de hidrogênio (H+).
No processo de ionização, as ligações covalentes dos compostos moleculares são desfeitas e os íons são formados em solução. O ácido HCl possui um hidrogênio ionizável, que se liga a molécula de água e forma o íon hidrônio. O Cloro, por sua vez, atrai o par de elétrons para si por possuir maior eletronegatividade.
Sais são compostos iônicos que apresentam, no mínimo, um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Um sal pode ser obtido em uma reação de neutralização, que é a reação entre um ácido e uma base. A reação do ácido clorídrico com hidróxido de sódio produz cloreto de sódio e água.
Ácido de Lewis: é toda espécie química capaz de receber um par de elétrons; Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Base de Lewis: é toda espécie capaz de doar um par de elétrons.
O que significa a expressão levando em conta?
Qual a melhor farinha para substituir a farinha de trigo em bolos?
Como usar Marca-texto em sites?
Qual a melhor farinha para substituir a farinha de trigo no pão?
Como colocar um Rodapé diferente em cada página no Word?
Como inserir datetime no SQL Server?
Como recolher INSS Empregada doméstica autônoma?
Como ouvir a música ao contrário?
Como pagar GRU na Caixa Econômica?
Como faço para contribuir com o INSS desempregado?
É possível negociar dívida do MEI?
Como colocar mais formas no Paint?
Como pagar o Mc Donalds pelo Mercado Pago?
Como pagar IPTU Vila Velha 2021?
Como fazer ring light em casa de papelão?