O candidato deve obedecer às regras de: Flexão de nomes e verbos; Colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos) Grafia das palavras; Divisão silábica na mudança de linha (translineação).
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
A oralidade, comumente, utiliza uma forma mais coloquial de expressão. Enquanto isso, a escrita segue a linguagem formal (culta), indo paralelo às normas padrão da língua portuguesa. Cada variação linguística apresenta suas regras, portanto devem ser alocadas da forma que melhor se adéquam.
A linguagem formal é o tipo de estrutura linguística que você deve utilizar em meios profissionais, acadêmicos e literários. Entretanto, ela não se limita a estes usos podendo fazer parte da sua rotina também quando você se comunica por e-mail ou dá início a uma conversa com alguém com quem não tem muita intimidade.
Apesar da coexistência das variantes linguísticas, a língua formal tem finalidades específicas e essenciais para a vivência em uma sociedade que depende da escrita em diferentes situações cotidianas, é por isso que ela conta com regras fixas que facilitam o planejamento do texto e a interpretação do leitor.
18 curiosidades que você vai gostar
Desenvolver uma boa escrita demonstra habilidades de comunicação e alta capacidade cognitiva, além de ótimo nível cultural, raciocínio bem estruturado e tantas outras variáveis que são muito importantes no contexto profissional.
A linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal. Dessa forma, concluímos que a linguagem formal e informal é aplicada em diferentes contextos.
A linguagem formal não usa coloquialismos, abreviações ou gírias. Usamos principalmente linguagem formal ao escrever, como em artigos acadêmicos, e-mails comerciais ou relatórios. No entanto, a linguagem formal também é utilizada em casos de palestras ou apresentações.
Língua culta:Usada em situações formais e em documentos oficiais;Maior preocupação com a pronúncia das palavras;Uso da norma culta;Ausência do uso de gírias;Variante prestigiada.
Qual são os sintomas de um baço inflamado?
Quando é que a pilula começa a fazer efeito?
Como reiniciar a partida no CS GO?
O que faz um juiz desembargador?
O que é uma doença ocupacional?
Quem são os pais de Gabriela Duarte?
Quem recebeu doação precisa declarar imposto de renda?
Quais são as três etapas do processo de implantação da gestão do conhecimento?
Como saber que estou tendo uma crise de ansiedade?
O que pode ser acidez na garganta?
Quais são os tipos de oportunidades empreendedoras?
Quais são as sociedades simples?
Qual antidepressivo causa zumbido no ouvido?
Quem é finalista do BBB 2021 ontem à noite?
Quais as principais atribuições do profissional recepcionista?