Quais são as etapas da cadeia de suprimentos? Entenda o funcionamento
No nível mais fundamental, gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) é o gerenciamento do fluxo de mercadorias, dados e finanças relacionados a um produto ou serviço, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto em seu destino final.
A cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, supply chain. Conceitualmente, ela pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.
A gestão da cadeia de suprimentos é a ação, dentro de uma empresa, de gerenciar as relações de quem fabrica um produto com lhe presta os serviços. Esse gerenciamento tem por finalidade controlar os fluxos de informação e materiais dentro do órgão para que os resultados do local sejam potencializados.
Há o ciclo do cliente, o ciclo do reabastecimento (entre o varejista e o distribuidor), o ciclo da produção (entre o distribuidor e o fabricante) e o ciclo do suprimento (entre o fabricante e seu fornecedor).
Cadeia de Suprimentos e Suas 5 Etapas Fundamentais
A logística e a gestão de cadeia de suprimentos têm como objetivo gerenciar todas as tarefas referentes à logística interna e externa de uma organização, além de proporcionar controle e cooperação entre todos os integrantes dessas atividades. São eles: fornecedores, prestadores de serviço e consumidores.
É o setor que lida diretamente com os fornecedores, responsável por realizar pedidos de insumos e matérias-primas com parceiros selecionados. Cabe ao setor de compras identificar as melhores oportunidades de negociação, notadamente, sobre preços, condições de pagamento e prazos de entrega.
O jurídico também pode ser importante quando há problemas na ponte entre os envolvidos, sendo importante para arbitrar conflitos ou, em caso de necessidade, assegurar os direitos da empresa. Como falamos, a gestão da cadeia de suprimentos não se restringe à movimentação de materiais.
O desenvolvimento tecnológico aliado à inovação em serviços no âmbito administrativo tem gerado diversas possibilidades de aprimoramento na gestão da cadeia de suprimentos. Essa junção vem contribuindo para a emergência de tendências cada vez mais aplicáveis a esse tipo de gerenciamento. Na sequência, vamos abordar as principais.
A visão mais simples de uma cadeia de suprimentos consiste em uma empresa, fornecedores e seus os clientes. De forma resumida podemos definir assim sua composição: produtor de matérias-primas, fabricante, distribuidor, varejista e cliente de varejo.
Os três principais fluxos da cadeia de suprimentos são: Fluxo de finanças. O fluxo de produtos envolve a movimentação de mercadorias de um fornecedor para um cliente. Esse fluxo também diz respeito a devoluções de clientes e necessidades de serviços de suporte ao cliente.
Como encontrar um processo no TJMG?
Como convencer uma pessoa a fazer o que você quer?
Quais as principais desvantagens do transporte rodoviário?
Quais são os tipos de dança moderna?
Onde colocar os cristais para alinhar os chakras?
Qual a bandeira mais diferente do mundo?
Quem julga recurso ordinário em mandado de segurança?
Como ir do Brasil para o Canadá?
Quantas vezes posso tomar açaí por semana?
Qual a melhor marca de tênis para quem tem Neuroma de Morton?
Pode haver responsabilidade civil ainda na fase Pré-contratual?
Como usar óleo mineral para emagrecer?
Qual a diferença da progressão de regime prisional nos crimes comuns e dos crimes hediondos?