E, dependendo do lugar onde ela aparece, pode levar um nome ou ter uma causa diferente. Os 5 principais tipos de dor nas costas são: lombalgia, cervicalgia, lordose, escoliose e torcicolo.
Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?
A dor aguda dura, normalmente, de quatro a seis semanas, enquanto a dor crônica pode durar toda uma vida, indicando um problema bem mais grave na coluna vertebral.
Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:
A dor pode ser limitada à coluna ou, então, irradiar, de forma diferente conforme os segmentos da coluna afetados, por norma, para a cabeça (na espondilose cervical), para a região do tórax (na espondilose dorsal), para as nádegas e virilhas (na espondilose lombar e lombossagrada).
Má postura A má postura é uma das principais causas de dor no final da coluna, isso porque a postura incorreta ao sentar, por exemplo, pode causar uma pressão muito grande no cóccix, resultando em dor lombar.
A espondilite anquilosante é um tipo de inflamação nas articulações, principalmente na coluna, mas que, também, pode atingir quadris, ombros ou joelhos.
Anti-inflamatórios não esteroides Em alternativa aos analgésicos, o médico pode recomendar anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno (Alivium, Advil), diclofenaco (Cataflam, Voltaren) ou naproxeno (Flanax), que podem ajudar a aliviar a dor lombar aguda.
A dor nas costas pode ser considerada grave quando:
A lombalgia aguda dura entre alguns dias, até seis semanas – e, neste caso, a dor se trata de um quadro passageiro, geralmente provocado por esforço físico ou má postura. Já no caso de lombalgia crônica, a dor nas costas costuma durar cerca de doze semanas, ou mais e pode estar relacionada à inflamação de um nervo.
A lombalgia é o tipo de dor na coluna mais frequente, sendo mesmo uma das queixas médicas mais comuns. Estima-se que a lombalgia atinja até 90% dos adultos ao longo da vida.
Em termos de lateralidade, a dor tanto pode ser bem localizada na região mediana ou “no centro da coluna” ou mais na parte lateral, afetando apenas um lado (dor no lado esquerdo ou dor no lado direito), como pode, em alguns casos, ocorrer dos dois lados ou ser mais difusa.
É indicado ir ao médico quando as dores no final da coluna são intensas, constantes, não passam mesmo em repouso e surgem outros sintomas, como: 1 Dor na perna ou no glúteo; 2 Sensação de dormência ou formigamento nas costas, pernas ou glúteos; 3 Dificuldade para realizar movimentos, como andar, abaixar ou levantar; 4 Falta de ar.
Na grande maioria dos casos a dor nas costas ou dor na coluna é de origem musculosquelética (muscular). As dores podem surgir na sequência de uma má postura, stress, cansaço, levantamento de pesos, falta de exercício regular, etc., podendo facilmente ser resolvida através de medicação e de algumas medidas gerais, como veremos adiante com detalhe.
Quais são as quatro fontes principais de força fisioterapia?
Para que serve o neutro na lâmpada?
Como saber se o aluno tem direito a 100 reais?
O que fazer para corrigir pisada supinada?
Como fazer um pedido para engravidar?
O que usar para nivelar chão de cimento?
É verdade que quando mente o nariz cresce?
O que causa o hormônio progesterona?
Pode tomar cerveja depois do treino?
Quem foi Aluísio de Azevedo para o Naturalismo?
O que significa uma chuva de 50 mm?
Quanto custa um helicóptero hoje?
Como fazer referência de imagem do Google?
Qual é a importância do planejamento para o desenvolvimento das atividades docentes?