As principais doenças identificadas foram: desordens musculoesqueléticas, estresse, perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR), contaminação por mercúrio, hepatite e dermatoses.
Os principais riscos do cirurgião-dentista são relacionados a agentes físicos (ruído, iluminação, e radiação), químicos (por exposição a produtos químicos em geral e mercúrio), biológicos (exposição principalmente ao HBV e HIV) e ergonômicos (hábitos, posturas inadequadas e movimentos repetitivos em excesso).
Doenças ocupacionais sofridas pelos dentistas (DORT ou LER) As DORT (doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho) ou LER (Lesões por esforço repetitivo), são afecções de músculos, de tendões, de sinóvias, de nervos, de fáscias e de ligamentos, de formas isoladas ou combinadas, com ou sem degeneração de tecidos.
Principais doenças ocupacionais
A importância do contato pós-consulta Para facilitar a organização da rotina, a tarefa de contato pós-consulta pode ser delegada à equipe da recepção. Ou, então, pode-se usar da tecnologia para facilitar o contato quando não for possível contar com a ajuda de alguém.
Todas as pessoas envolvidas em um atendimento odontológico estão sujeitas à contaminação por vírus, bactérias e fungos que podem causar diversas enfermidades, dentre as quais se destacam a hepatite, tuberculose, herpes e a AIDS (Discacciati et ai., 1998).
As áreas de competência para a atuação do especialista em Odontologia do Trabalho são: a) identificação, avaliação e vigilância dos fatores ambientais que possam constituir risco à saúde bucal no local de trabalho, em qualquer das fases do processo de produção; b) assessoramento técnico e atenção em matéria de saúde, ...
Eles são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes. O Ministério do Trabalho classifica cada um dos grupos em uma tabela. Inclusive, cada risco tem uma cor específica. Para você entender mais sobre as características de cada um dos riscos ocupacionais na odontologia, fizemos uma lista.
RESUMO O cirurgião-dentista, na condição de trabalhador da área de saúde, está sujeito ao processo de adoecimento por causas ocupacionais e por agravos de naturezas diversas que têm sua etiologia diretamente relacionada com a prática profissional.
Dentre as doenças ocupacionais que mais acometem os dentistas podemos citar: Epicondilites lateral e medial: Provocadas por ruptura ou estiramento dos pontos de inserção dos músculos flexores ou extensores do carpo no cotovelo; Bursites: Inflamação da bursa (inflamação aguda ou crônica ou crônica do saco preenchido por líquido debaixo dos tendões;
Para a prevenção de doenças ocupacionais é necessário conhecer dois pontos, uma a escolha do equipamento e outro estão relacionados à ergonomia correta da posição de trabalho do profissional. A palavra prevenção se refere ao cuidado, ou ainda, eliminação das causas de algum evento antes que ele aconteça.
Como higienizar água para beber?
Quais os sintomas de fungos na pele?
Como calcular o preço de um buffet por pessoa?
Quais são os aspectos sociológicos?
Como colocar aviso de leitura no gmail?
Qual a importância das lutas no contexto escolar?
Por que a água do mar é salgada?
Qual é o tema do Dia do Meio Ambiente?
Como se escreve a palavra cursando?
Como pedir a mão da namorada para os pais dela?
O que significa Grupos na Tabela Periódica?
Qual o endereço de broadcast da rede?
Quem tem lúpus pode ir à praia?
Qual o perigo de uma bactéria?