através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade (FANTACHOLI, 2011, p.
As brincadeiras e os jogos têm papéis fundamentais no desenvolvimento psicomotor e no processo de aprendizado e de domínio social da criança, pois exercitam os processos mentais e o desenvolvimento da linguagem e hábitos sociais.
Os jogos tradicionais vão proporcionar para a criança seu desenvolvimento integral, visto que, os mesmos possibilitam para quem brinca uma grande variedade movimentos, atua no desenvolvimento de uma melhor consciência corporal, melhorando a motricidade, a cognição e ajuda na socialização.
Estas habilidades influenciam nos aspectos sociais, físicos e emocionais das crianças conforme Kishimoto (2002) descreve os jogos, sendo considerados como uma atividade que tem valor educacional, por funcionar como motivador, estimulando o prazer, desenvolve pensamento de organização de tempo e espaço, proporciona ...
Como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. ... Através de simbolismos e do incentivo aos nossos sentidos, o jogo proporciona a assimilação do real e o entendimento de novos pontos de vista.
Os jogos e brincadeiras constituem um recurso pedagógico com elevado nível de riqueza que acarreta informação, cultura, evidenciam direitos, desenvolve os valores em educação, entre outros benefícios e vantagens para a aprendizagem e contribui com o desenvolvimento da criança e de suas potencialidades, além de ...
Por meio de atividades com jogos e brincadeiras, as crianças vão adquirindo autoconfiança e são incentivadas a questionar e corrigir suas ações, analisar e comparar pontos de vista, organizar e cuidar dos materiais utilizados.
As atividades de jogos e brincadeiras na escola de Educação Infantil trazem muitas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem, são elementos para o desenvolvimento das crianças, mas cabe aos professores criarem propostas pedagógicas que aliem o aprendizado e a grande diversão que o jogo e brincadeira proporcionam.
O brincar é a essência da infância e seu uso permite o trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento e também a estimulação da afetividade na criança. A função educativa da brincadeira oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo.
A utilização do brincar como recurso pedagógico tem sido muito utilizado pelos professores principalmente na Educação Infantil a fim de produzir conhecimentos na vida cotidiana e acadêmica de seus alunos.
O brincar cria as condições para o desenvolvimento infantil, pois a brincadeira amplia a possibilidade de pensar e de atuar sobre seu próprio cotidiano. Sendo assim, brincar não é apenas passatempo, mas uma atividade que lhe permite trabalhar com sonhos, fantasias, angústias e conhecimentos.
Qual tempero pode usar quem tem gastrite?
Qual o prazo para a intimação eletrônica?
Como funciona a patente de uma marca?
Como dormir com pomada no rosto?
Quem é pré diabético pode comer mamão?
Quais os sintomas de gasolina ruim?
Para que serve retardador Vinilico?
Como ver extrato antigo no app Itaú?
Para que serve colágeno tipo 2?
Como faço para evoluir o Eevee no Pokémon GO?
Quantos cavalos tem o motor da Amarok 2013?
Pode dar NexGard para filhotes?
Quanto cobra um inventariante?
Qual vestibulares mais parecidos com o Enem?