A principal contribuição da psicanálise para o desenvolvimento humano está relacionada com as forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Ela procura descrever mudanças qualitativas, cujo objetivo é fazer com que as pessoas compreendam os conflitos emocionais inconscientes (FREUD, 1896).
A personalidade é concebida como estruturada em instâncias consciente, pré-consciente e inconsciente. O consciente consiste em tudo aquilo de que nos damos conta, como as sensações, percepções, memórias, sentimentos e fantasias.
Suas pesquisas trouxeram à luz a teoria psicanalítica, baseada em duas hipóteses: o inconsciente atua em nossa percepção consciente e muitas experiências passadas, principalmente as da infância, determinam o padrão comportamental que a pessoa terá na vida adulta.
As contribuições de Freud para a compreensão da estruturação psíquica são cruciais para a apreensão da relação indivíduo e sociedade, pois a teoria psicanalítica privilegia uma concepção que compreende essas realidades em reciprocidade, referidas ao processo civilizatório, possibilitando, portanto, a apreensão das ...
Outra contribuição da Psicanálise para o contexto educacional é reconhecer e trabalhar com todos os processos transferenciais que envolvem o processo de aprendizagem. A Psicanálise busca entender como esses aspectos são estabelecidos e como podem ser manejados pelo educador para potencializar o processo educativo.
34 curiosidades que você vai gostar
A psicanálise, ao colocar a linguagem como marca do humano, possibilita uma aproximação com as questões da educação, principalmente no que diz respeito à importância que o professor deve atribuir àquilo que a criança diz, bem como ao que é dito a ela.
A principal contribuição da psicanálise para o desenvolvimento humano está relacionada com as forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Ela procura descrever mudanças qualitativas, cujo objetivo é fazer com que as pessoas compreendam os conflitos emocionais inconscientes (FREUD, 1896).
Provavelmente a contribuição mais significativa que Freud fez ao pensamento moderno é a de tentar dar, ao conceito de inconsciente, um status científico (não compartilhado por várias áreas da ciência e da psicologia).
A escuta psicanalítica é, desde Freud, transgressora em relação aos fundamentos da organização social; para se efetivar, implica um rompimento do laço que evita o confronto entre o conhecimento da situação social e o saber do outro como um sujeito desejante.
A psicanálise veio trazer uma grande ênfase à subjetividade. Dessa forma, todo o empenho que foi dado nos últimos anos à pedagogia e à educação das crianças, assim como o movimento de liberação das mulheres e a busca de maior paridade entre os sexos são tributários da teoria psicanalítica.
Importância da pesquisa
Em seus estudos, Freud conseguiu determinar que o inconsciente causava alterações no comportamento humano, e também desenvolveu o conceito da psicodinâmica da Psicologia.
A teoria psicanalítica dos transtornos mentais.
O maior explorador da psicanálise, Sigmund Freud, arriscou ordenar três componentes básicos da vida psíquica humana. Sendo eles: o id, ego e superego. O id é o elemento mais primitivo da personalidade, sendo este o sistema original com o qual já nascemos.
Skinner acreditava que a personalidade é nada mais, nada menos que uma colecção de padrões comportamentais. Nesse caso, diferentes situações evocam diferentes padrões de respostas, fazendo com que cada indivíduo desenvolva determinados tipos de comportamento (Fadiman & Frager, 1986).
Id, ego e superego: esses são os três componentes da Teoria Estrutural, que representam, respectivamente, os impulsos, a racionalidade e o senso de moral. Cada uma dessas partes é responsável por diferentes aspectos da personalidade e definem como o indivíduo age e se relaciona com outras pessoas.
Teoria do Desenvolvimento — Jean Piaget
Segundo ele, a personalidade da criança se forma a partir das suas experiências no ambiente. O conhecimento se inicia na relação da criança com os objetos, ou seja, na interação homem-ambiente.
A ação da psicanálise no campo social incide no que faz limite aos demais saberes implicados no trabalho com essa população que se encontra à margem da sociedade. Nos últimos anos, a discussão sobre a psicanálise aplicada tem interessado diversos autores.
Método interpretativo: é o método psicanalítico usado para desvendar o real, compreender o sintoma individual ou social e suas determinações.
A psicanálise é um método de investigação da mente humana e dos seus processos, que eleva a mente para além das suas relações biológicas e fisiológicas. Para tanto, ela toma como objeto os processos mentais (emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos) que determinam os indivíduos.
Promoveu uma contundente viagem ao nosso eu, questionou o significado dos sonhos, e se a racionalidade humana é mesmo capaz de controlar os instintos e, concluiu sobre o elevado preço que pagamos por viver em sociedade.
Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico. ... Freud em 1900 publicou A interpretação dos sonhos, onde comprova a existência do inconsciente.
Freud não descobriu o inconsciente
Ele não inventou ou descobriu, mas foi responsável por popularizar o conceito de inconsciente e de alguns de seus componentes, como recalque, defesa e lapso de língua, integrando-os ao dicionário da Psicologia.
Dentro do campo psicomotor, as contribuições freudianas são indicadoras das mais preciosas referências teóricas e práticas, a saber: a importância das fases da sexualidade infantil e seu papel na inscrição psíquica, a descoberta do prazer no movimento, o processo de interação entre o corpo e a linguagem, a gênese da ...
Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, com origem na Medicina, desenvolvido por Sigmund Freud, médico, que se formou em 1881, trabalhou no Hospital Geral de Viena e teve contato com o neurologista francês Jean-Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da ...
A psicanálise influenciou o pensamento psicopedagógico por possibilitar pensar o sujeito em sua subjetividade, identidade, aprendizagem, limites, habilidades e potencialidades, ou seja, pensar sua estrutura de personalidade e como esse sujeito se relaciona consigo mesmo e com o mundo.
Quanto ganha um professor concursado da prefeitura?
Como higienizar com bicarbonato de sódio?
Quem é o embaixador da Adidas?
Em que se baseia a Teoria do Conhecimento?
Qual o valor máximo de TED na caixa?
O que se deve ter em um banner?
O que vem primeiro adjetivo ou substantivo?
Quanto tempo leva para fazer efeito o cetoconazol?
Qual a profissão do Gui Araújo?
Quanto tempo dura o curso de Arqueologia?
Como agir com um marido dependente químico?
Qual é a função do cobalto no corpo humano?
O que acontece com o Doflamingo?
Qual a função da polícia judiciária Civil e Federal )?
Qual o condomínio mais luxuoso do mundo?