Contraindicações. Pacientes com problemas de coagulação sanguínea, em uso de anticoagulantes, pessoas com diabetes não controlado ou câncer e com lesão ou doença de pele ativa na região que será tratada, por exemplo rosácea, queimadura, verruga, entre outros são contraindicados a fazer o microagulhamento.
As contraindicações são:Infecção ativa como herpes no local ou outra infecção;Tendência à cicatrização com quelóides;Gestação;Imunossupressão.
É um método de fácil aplicação em consultório e seguro, desde que realizado com material estéril e certificado pela Anvisa. Algumas complicações possíveis são hiperpigmentação pós-inflamatória, cicatrizes hipertróficas, queloides, hematomas, edema, acne e infecções.
Como a pele estará mais sensível depois do microagulhamento, recomenda-se não utilizar maquiagem, hidratantes e outros produtos na pele por pelo menos 24 horas depois da sessão – exceto aqueles indicados pelo médico.
A lista de perigos também é grande. “Nem toda mancha pode ser tratada como melasma. Sem saber, a pessoa pode fazer um microagulhamento sobre um câncer de pele”, afirma Palma. O dermatologista também alerta para o risco do procedimento em quem tem lúpus e herpes.
20 curiosidades que você vai gostar
Pacientes com problemas de coagulação sanguínea, em uso de anticoagulantes, pessoas com diabetes não controlado ou câncer e com lesão ou doença de pele ativa na região que será tratada, por exemplo rosácea, queimadura, verruga, entre outros são contraindicados a fazer o microagulhamento.
Precisa de anestesia: O microagulhamento pode causar dor ao paciente, já que a técnica provoca pequenos furos na pele. Dessa forma, os especialistas usam cremes anestésicos específicos que não são acessíveis para as pessoas.
Cuidados após microagulhamentoInterromper o uso de qualquer ácido na pele (deve acontecer 48 horas antes do procedimento e permanecer nos dias posteriores);Evitar exposição exagerada ao sol nos primeiros 30 dias;Usar protetor solar por até 12h após ter realizado o microagulhamento;
A alimentação durante a cicatrizaçãoAbacate. As frutas costumam ser muito benéficas para a cicatrização, pois elas fornecem vitamina C, que participa da formação do colágeno. ... Alimentos industrializados. ... Camarão. ... Carnes gordurosas e carne bovina. ... Embutidos. ... Fast food. ... Frituras. ... Soja.