Tipos de Ondas Ondas Mecânicas: para que haja propagação, as ondas mecânicas necessitam de um meio material, por exemplo, as ondas sonoras e as ondas em uma corda. Ondas Eletromagnéticas: nesse caso, não é necessário que haja um meio material para que a onda se propague, por exemplo, as ondas de rádio e a luz.
→ unidimensionais: quando se propagam em apenas uma direção, como a onda em uma corda; → bidimensionais: se a propagação ocorre em duas direções, que é o caso da onda gerada por uma perturbação na água; → ondas tridimensionais: que se propagam em três dimensões, como as ondas sonoras.
As ondas nas quais a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação são ondas transversais. As ondas nas quais a direção de vibração coincide com a direção de propagação são ondas longitudinais.
Características das ondas mecânicas
Transportam energia sem transportar matéria; Precisam de um meio físico para propagar-se; ... Apresentam frequência e comprimento de onda bem-definidos; Sua velocidade de propagação depende exclusivamente do meio em que se propagam.
Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais, como sólidos, líquidos e gasosos. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas. Essas ondas se propagam vibrando as partículas do ambiente.
45 curiosidades que você vai gostar
Diferenças entre ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas
Dessa forma, o que caracteriza a diferença entre elas é justamente a necessidade de um meio material para se propagar. Em outras palavras, as ondas mecânicas necessitam de um meio material, já as ondas eletromagnéticas não necessitam de um meio.
a) Ondas transversais: São ondas cujas vibrações são perpendiculares a direção de propagação como por exemplo ondas em cordas. Ondas transversais. b) Ondas longitudinais: São ondas cujas vibrações coincidem com a direção de propagação como por exemplo as ondas sonoras: Ondas longitudinais.
Onda transversal, movimento no qual todos os pontos de uma onda oscilam ao longo de caminhos perpendiculares à direção do avanço da onda. Ondulações de superfície na água, ondas sísmicas (secundárias) e ondas eletromagnéticas (por exemplo, rádio e luz) são exemplos de ondas transversais.
Ondas periódicas são uma sucessão de ondas iguais, ou seja, pulsos que se repetem em um intervalo de tempo constante, um período. As ondas periódicas são formadas por pulsos com período constante.
Classificação das OndasOndas Unidimensionais: as ondas que se propagam em uma direção. Exemplo: ondas em uma corda.Ondas Bidimensionais: as ondas que se propagam em duas direções. Exemplo: ondas se propagando na superfície de um lago.Ondas Tridimensionais: as ondas que se propagam em todas as direções possíveis.
De acordo com sua natureza, a onda pode ser classificada em mecânica, eletromagnética ou gravitacional; de acordo com as direções de propagação, classifica-se como unidimensional, bidimensional ou tridimensional; e de acordo com a direção de vibração, como longitudinal ou transversal.
Uma onda periódica nada mais é do que uma sucessão de pulsos iguais. As ondas periódicas apresentam especial interesse, tanto pela facilidade de descrição, quanto pelas aplicações práticas.
Exemplos de ondas transversais
Ondas eletromagnéticas: as oscilações eletromagnéticas são transversais. Elas podem ser ondas de rádio, microondas, luz visível etc. Ondas sísmicas: a propagação dos terremotos na crosta terrestre também acontece de maneira transversal.
Ondas eletromagnéticas -c - TiposAs ondas de rádio. As ondas de rádio são as que possuem a menor frequência e, consequentemente, os maiores comprimentos de onda, que vão de 10 m a 10 km. ... Microondas. ... A radiação infravermelha. ... A radiação visível. ... A radiação ultravioleta. ... O raio X. ... A radiação gama.
Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia. Ademais, apresentam-se na forma de ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama, em ordem crescente de frequência e energia.
Ondas longitudinais incluem ondas sonoras (vibrações na pressão, desprendimento de partículas, e velocidade de partícula propagada em um meio elástico) e ondas sísmicas (criadas por terremotos e explosões). Nesse tipo de onda, o deslocamento do meio é paralelo à propagação da onda.
As ondas são classificadas quanto a sua natureza, direção de propagação e direção de vibração. ... As ondas transversais são ondas cujas vibrações são perpendiculares a direção de propagação. Ondas transversais.
As ondas eletromagnéticas apresentam como características: comprimento de onda, velocidade de propagação, amplitude e frequência, e são passíveis de sofrer qualquer tipo de fenômeno ondulatório conhecido, tais como reflexão, refração, polarização, difração, espalhamento, absorção e interferência.
Podemos caracterizar uma onda eletromagnética da mesma forma que caracterizamos as ondas em geral: pela sua frequência f, seu comprimento de onda λ, sua velocidade de propagação v e sua amplitude. Como as ondas eletromagnéticas são transversais, também podem se caracterizar pela direção da vibração do campo elétrico.
As características mais gerais, inerentes às ondas eletromagnéticas, são a amplitude da onda, a velocidade de propagação, a frequência de oscilação, e o comprimento de onda.
São ondas eletromagnéticas: raios X, infravermelho, micro-ondas, ondas de rádio, radiação γ e ultravioleta.
É quando a onda vibra em uma direção perpendicular à direção de propagação. Todas as ondas eletromagnéticas são transversais, porém algumas ondas mecânicas são transversais. É quando a onda vibra na mesma direção em que ela se propaga. Exemplo: O som é classificado como uma onda mecânica e também longitudinal.
NÃO é exemplo de onda eletromagnética: a) Micro-ondas. b) Som. c) Radiação infravermelha. d) Radiação ultravioleta.
As ondas progressivas são aquelas em que a configuração da onda se move, observamos que há propagação de pulsos. Nelas há transporte de energia e momento linear de um extremo de um ponto a outro do meio.
O chamado princípio de Huygens diz que cada ponto em uma frente de onda funciona como uma nova fonte, produzindo ondas que se propagam com a mesma frequência, velocidade e na mesma direção das ondas originais.
Como se aproximar de uma colega de trabalho?
Como calcular o incentro de um triângulo?
Como usar aparelho de musculacao?
Quanto tempo deixar o alho no ouvido?
Como o hip hop veio para o Brasil?
Como usar Lavanda na culinária?
Como se calcula o custo fixo médio?
O que colocar em aparador no corredor?
Qual é a fórmula para calcular o coeficiente de dilatação linear?
Como usar a impressora só com o cartucho colorido?
Como eliminar celulite com massageador?
Qual a importância do lazer para a vida em sociedade?
Como usar o algicida manutenção?