Características do Romantismo no Brasil: contexto Inicialmente, o Romantismo brasileiro se caracterizou pela sua busca pela identidade nacional e resgate da cultura e do folclore. Nesse período, houve destaque para temas como o índio, regionalismos, exaltação da natureza e realidade social do país.
As principais características dessa geração são o nacionalismo, o indianismo, a busca pela liberdade, o sentimentalismo e as abordagens religiosas. O contexto histórico que marcou essa geração foi a proclamação da independência. O romantismo trabalha a formação da identidade através do histórico nacional.
O romantismo é um movimento artístico e cultural que privilegia as emoções, a subjetividade e o individualismo. Contrário ao objetivismo e as tradições clássicas de perfeição, ele apresenta uma visão de mundo centrada no ser humano com destaque para as sensações humanas e a liberdade de pensamento.
São características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: a) Exaltação da natureza e da liberdade. b) Indianismo. c) Nacionalismo ufanista.
Alternativa correta: c) egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e desespero. Todas essas são características do Romantismo. A primeira geração romântica é marcada pelo sentimentalismo, nacionalismo, exaltação da natureza, enquanto a segunda é carregada de pessimismo.
19 curiosidades que você vai gostar
A prosa romântica no Brasil foi manifestada em Romance Indianista, Romance Urbano e Romance Nacionalista. As obras relatavam o comportamento social da época exaltando as peculiaridades da cultura nacional.
Principais características
A prosa romântica tinha o intuito de redescobrir o Brasil, trazendo à tona e reconhecendo todos os espaços que o compunham, não só exaltando uma característica nacional, como a poesia fazia. Era comum a presença do flashback, uma volta ao passado para explicar um fato do presente.
Prosa é o texto no estilo natural, sem a sujeição à rima, ritmo, parágrafos, estrutura métrica, aliterações ou número de sílabas. A principal diferença entre a poesia é a musicalidade.
Características do romance urbano
O romance urbano é uma narrativa longa cujo principal espaço de ação dos personagens é a cidade, em oposição ao campo. Nesse sentido, a cultura e os problemas da cidade são evidenciados nesse tipo de narrativa.
A obra é classificada como inovadora para a época, abandona a visão da burguesia urbana e retrata toda a simplicidade do povo. O autor descreve a cidade, a sociedade e os costumes com malícia, humor e sátira em um momento de mudança da mentalidade colonial para a vida da corte.
- prosa urbana: como o próprio nome já diz, é uma narrativa direcionada à denúncia dos problemas das grandes cidades nos aspectos social e político. Retrata a influência do progresso nociva às relações humanas, pois acarreta em solidão, marginalidade, violência.
O romance urbano, também conhecido como romance da cidade ficou marcado por tentar retratar e criticar os costumes da sociedade carioca em 1830. ... Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida é considerado por alguns romance urbano. Os romances urbanos criam um público leitor ávido e fiel.
Prosa é a estrutura textual organizada em linhas contínuas e parágrafos. Diferentemente do poema, na prosa não há quebra de linhas, característica marcante dos textos escritos em versos. Na prosa não há versos. O escritor só muda de linha quando o texto atinge o limite da folha de papel.
A prosa costuma usar o discurso livre e direto, e a poesia, a subjetividade e a linguagem de maneira estética.
A prosa romântica é dividida em quatro tipos: urbana, regionalista, histórica e indianista. A seguir, vamos ver as características de cada uma delas.
A prosa é um modelo textual escrito em parágrafos, que narra os acontecimentos de um enredo e carrega grande caráter descritivo.
Preocupada em retratar a realidade de modo objetivo, quase documental, a prosa realista geralmente é marcada pelo registro preciso do tempo e do espaço e pela narrativa lenta como forma de captar as sutilezas dos personagens com o propósito de observar o ser humano em sua totalidade, tanto exteriormente quanto ...
O principal prosador do romantismo brasileiro foi José de Alencar, e sua obra contém romances indianistas (Iracema e O Guarani, por exemplo), prosas urbanas (tais como Senhora) e narrativas rurais (o romance Til é um exemplar desse tipo).
Quanto às características do Romantismo, analise os itens abaixo e escolha o incorreto. ... A valorização dos sentimentos e da imaginação foi um dos princípios da criação romântica. A estética romântica se opôs radicalmente à moderação neoclássica. Ao negar o Neoclassicismo, o Romantismo se aproximou do Renascimento.
O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro. O Romantismo no Brasil surgiu poucos anos após a independência política, alcançada no ano de 1822.
Quais são os principais passos do frevo?
O que quer dizer hematócrito baixo?
Qual tipo de tinta para pintar grade de ferro?
Quais são as três atividades econômicas do Brasil?
Quem não pode tomar diclofenaco sódico?
Quando a água é considerada potável?
Quantos por cento da população é pobre?
Quais os sinais da espasticidade?
Como começar a justificativa de um trabalho?
Para que serve um indicador em química?
O que é uma vítima simuladora?
Qual a primeira forma de linguagem do ser humano?
Quais são os tipos de família?
Como enviar uma contranotificação?