Um arco elétrico é basicamente um feixe de descargas elétricas que acontece entre dois polos, um negativo e um positivo, que é mantido pela formação de gases que se tornam um meio condutor para a corrente elétrica, gerando assim calor suficiente para ser usado na soldagem, derretendo metais em altíssimas temperaturas.
A principal diferença entre arco elétrico e curto-circuito está na sua concepção de causa e efeito. Em vias gerais, o arco elétrico (efeito) é a resultante de um processo de curto-circuito (causa).
Entre as medidas de proteção existentes estão os detectores e interruptores do arco elétrico, ainda não tão utilizados no Brasil, que detectam a ocorrência de um arco elétrico e o extinguem em um tempo extremamente curto, minimizando os seus efeitos deletérios.
Os arcos elétricos produzem calor intenso, causam explosões, ondas de pressão, entre outros efeitos, representando riscos aos trabalhadores expostos a esse fenômeno.
O arco elétrico, também conhecido como arco voltaico, é basicamente o resultado de um curto-circuito. Ou seja, é o acontecimento que surge devido a uma descarga elétrica entre dois polos, superior à resistência do ar e mantida pela formação de gases que agem como meio condutor para a corrente elétrica.
O arco elétrico, no passado conhecido como arco voltaico, é o resultado da passagem da corrente elétrica pelo ar ou outro meio isolante, como por exemplo o óleo. Entre os profissionais acidentados trabalhando com eletricidade uma significativa quantidade sofreu as consequências de um arco elétrico.
O arco elétrico, também conhecido como arco voltaico, é o resultado da passagem de uma corrente elétrica pelo ar ou por outro meio isolante — como o óleo, por exemplo. ... Isso ocorre porque, quando uma corrente elétrica passa por um meio isolante, é normal que ondas de pressão se formem pelo ar.
O choque elétrico é a reação do organismo à passagem da corrente elétrica. Eletricidade, por sua vez é o fluxo de elétrons de um átomo, através de um condutor, que vem a ser qualquer material que deixe a corrente elétrica passar facilmente (cobre, alumínio, água, etc.).
Bom, nestes casos o arco elétrico pode causar danos ao sistema de transmissão de energia elétrica e prejudicar o funcionamento dos equipamentos elétricos e eletrônicos. Os acidentes elétricos também são considerados arcos elétricos indesejados, e na maioria dos casos a vítima acaba morrendo ou ficando com sequelas gravíssimas.
Em uma visão comercial, arcos elétricos são usados para soldagem, corte a plasma, e como uma lâmpada de arco voltaico em projetores de filme e holofotes. Fornos a arco elétrico são usado para produzir aço e outras substâncias.
Uma destas soluções é o uso de detecção portátil de monitoramento do arco elétrico (Imagem2), dispositivo este que tem a função de detectar o arco elétrico na sua formação e acionar um conjunto de dispositivos de proteção que farão com que o arco seja reduzido em tempo suficiente para não causar danos, seja material ou pessoal.
A corrente elétrica necessária para fundir o eletrodo e o metal de base é estabelecida por uma tensão entre 16 e 40 volts e a intensidade entre amperes, que pode ser tanto alternada quanto contínua, considerando-se para todos esses fatores as características do eletrodo empregado.