Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.
Estes quatro elementos, participação, autonomia, transparência e pluralidade, são básicos da Gestão Democrática e devem ser focados na prática social da educação sempre na perspectiva de posturas e culturas efetivamente democráticas.
O conceito de gestão escolar democrática participativa dá conta de uma participação ativa e efetiva de todos que fazem parte da escola – pais, alunos, funcionários, professores, diretor escolar e toda a comunidade do entorno – que desejem uma escola eficiente e eficaz em seu processo de ensino-aprendizagem, na tomada ...
A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. ... Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem.
22 curiosidades que você vai gostar
Principais características da Constituição de 1988:
- Estabeleceu o direito de voto para os analfabetos; - Definiu o voto facultativo para os jovens de 16 a 18 anos de idade; - Sistema pluripartidário; - Colocou fim a censura aos meios de comunicação, obras de arte, músicas, filmes, teatro, etc.
Uma gestão pedagógica bem-feita tem o objetivo de buscar continuamente os melhores métodos de ensino e aprendizagem para os alunos. Também atua de forma a criar um ambiente propício, com toda a estrutura necessária para que os alunos absorvam o conteúdo do programa político-pedagógico da escola.
A gestão além de democrática deve ser participativa e colaborativa. Partindo desse pressuposto, podemos levar em consideração que a gestão possui princípios democráticos que devem ser seguidos através da legalidade, com autonomia, participação, transparência, ética e pluralismo.
A gestão democrática promove engajamento, envolvimento entre todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões, as ações da gestão se tornam mais transparente, participativa, e principalmente, são corresponsáveis pelos processos e resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem respeitando, as funções ...
Gestão Democrática e Participativa: Educar com a Participação de Todos (página 2) Entende-se que a tarefa da gestão democrática e participativa na escola é contribuir para implementação das mudanças, ajudando a criar um clima favorável na comunidade que a cerca.
A participação das instâncias colegiadas é um dos elementos fundantes da Gestão Democrática e será tematizada na próxima unidade. Nesta unidade foram apresentados fundamentos e sugestões sobre o papel da direção como parte da equipe gestora e suas competências na Gestão Democrática.
Quais são os elementos fundamentais na construção da gestão democrática da escola? Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa. A formação dos profissionais da educação vem ganhando espaço na atualidade.
Para tanto, e segundo Araújo (2000), são quatro os elementos indispensáveis a uma gestão democrática: participação, pluralismo, autonomia e transparência.
Seu papel é fundamental na vida acadêmica dos alunos, uma vez que a democratização da gestão escolar proporciona a organização de um planejamento mais eficiente e imparcial. Além disso, a gestão democrática valoriza a participação de todos os que fazem parte da estrutura escolar.
206 - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e ...
Criada com o intuito de diferenciar e integralizar o contexto educacional, a Gestão Escolar tem como função otimizar processos diários, aumentar e melhorar a eficiência do ensino dentro da instituição.
Em um sentido amplo, podemos dizer que gestão participativa são processos de diálogo que procuram incluir todos os setores e grupos que estão envolvidos em uma questão, seja para compartilhar conhecimentos sobre um tema, seja para a identificação coletiva de desafios, seja para planejar ações e tomar decisões ...
A gestão participativa é algo que advêm de um poder de decisão democrática, coletivo e escolhido de forma abrangente pensando no bem comum. Portanto, esse processo de gerenciamento requer um poder de liderança, pois, um gestor deve participar de maneira ativa e coesa de todos os momentos de escolha da instituição.
Na concepção democrático-participativa, segundo Libâneo (2004, p. 101), “o processo de tomada de decisão se dá coletivamente participativamente”.
Pré-visualização | Página 1 de 1
Sobre o exposto, descreva três princípios que definem a gestão democrática. Resposta Esperada: - Democratização do processo pedagógico. - Participação responsável de todos nas decisões. - A democracia é uma forma de participação de todos os agentes da comunidade escolar.
Na gestão participativa, a escola é vista como um espaço coletivo. Isso significa que todos devem se comprometer e ser responsáveis pelas decisões tomadas pela instituição sobre diversos setores do sistema escolar.
O conceito de gestão pedagógica
A gestão pedagógica, nesse contexto, é a forma como uma instituição de ensino promove a atividade pedagógica por meio de suas ações, discursos e demais ações correlatas – de forma a oferecer aos seus alunos as melhores práticas de ensino e aprendizado.
Suas principais características são: O direito de voto para os analfabetos; Voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos; Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos; Eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes); Os direitos ...
Ao contrário das costumeiras, a Constituição brasileira é escrita. Apresenta-se em forma de livro e divide-se em três partes: o Preâmbulo; o Corpo, com 250 artigos; e as Disposições Transitórias, com 94 artigos (por enquanto). Ela é a soma de preâmbulo, corpo e disposições transitórias.
Ter a Educação como um direito dos cidadãos brasileiros altera a lógica inclusive em sala de aula. A partir de 1988, a escola passa a ter mais responsabilidade pela garantia do aprendizado (se os estudantes têm o direito de aprender, as escolas e os professores têm o dever de ensinar).
O que fazer para pagar as contas atrasadas?
Como formatar rodapé no LibreOffice?
Como usar formatação condicional no Excel?
Como formatar meu pendrive Pelo cmd?
Como formatar pen drive de 2tb em FAT32?
Como avaliar a idade de uma vaca?
Como o trabalho foi visto ao longo da história?
Como saber se as escovas do motor de arranque está ruim?
Como foi o fim do governo do Diretório?
Por que não pode pesquisar seu nome no Google?
Quais são os tipos de hérnias que existem?
Como formatar o software do celular?
Como faço para a pessoa não me mandar solicitação de amizade no Facebook?
Como formatar o PC Windows 7 sem CD de instalação?
Como deixar a luz de emergência ligada direto?
Quando a pessoa excluiu vc do WhatsApp o que acontece?