* Torrão bem formado com raízes ativas. Raízes ativas possuem coloração branca e dessa maneira no campo a muda terá um rápido desenvolvimento após o plantio. * Folhas sadias, mas não excessivamente verdes, pois também devem estar rustificadas para as condições adversas do campo.
São plantas bem jovens, que precisam de um cuidado mais especial até ficarem formadas e levadas para o local onde permanecerão até adultas. Tecnicamente, uma muda é considerada formada quando a parte da planta apresenta raiz abundante e várias folhas.
Para tanto, alguns critérios devem ser considerados:custo de aquisição ou de produção da muda;possibilidade de obter material propagativo (caroços de porta-enxertos e borbulhas) com perfeita sanidade;estrutura de produção para viveiro (mão-de-obra, instalações, área adequada, irrigação, dentre outros).
A escolha do método dependerá da avaliação da relação entre o custo e o benefício, da disponibilidade de materiais e de mão-de-obra necessários para cada método, do sistema de cultivo a ser usado, da disponibilidade, qualidade e custo de mudas prontas adquiridas de empresas especializadas, especialmente de híbridos ...
Além de garantir uma maior porcentagem com relação à produtividade, o uso de mudas em pequenas e grandes propriedades reduz a quantidade de defensivos agrícolas necessários durante o desenvolvimento, pois as plantas crescem com uma maior resistência e de maneira uniforme, evitando discrepâncias na plantação como um ...
43 curiosidades que você vai gostar
, a produção em viveiros protegidos mostra ser a melhor opção, por excluir a ocorrência dos vetores e, conseqüentemente, a contaminação das mudas. O cancro cítrico é um exemplo típico de disseminação de doenças por mudas contaminadas.
A produção de mudas pode ser feita em bandejas de isopor e tem a vantagem de facilitar a semeadura e o manuseio das mesmas; permitir melhor controle sanitário e nutricional; facilitar o transporte para o local definitivo; e reduzir a necessidade de replantio. Recomenda-se utilizar bandejas com 200 células.
Além das condições climáticas e de solo, outras variáveis como o potencial de comercialização de cada cultura, a lucratividade delas, os conhecimentos técnicos para cada tipo de plantio, o espaço disponível para a plantação e as necessidades de insumos e equipamentos para cada cultura também devem ser considerados.
Para o sucesso do SPD, são necessários os seguintes requisitos:Qualificação do Agricultor. ... Boa drenagem de solos úmidos com lençol freático elevado. ... Eliminação, antes da implantação, de compactação ou de camadas adensadas. ... Nivelamento da superfície do terreno. ... Correção da acidez do solo antes de iniciar o plantio direto.
As mudas são transplantadas quando apresentam o pseudocaule com diâmetro entre 4-8 mm ou 3-4 folhas. Nesta fase, as mudas estarão com idade entre 40 e 70 dias, dependendo da cultivar e da época do ano.
A escolha do local ideal depende de uma série de variáveis, como as condições climáticas, o tipo de solo, a disponibilidade de água, topografia do terreno, disponibilidade de mão-de-obra, facilidade de transporte e mercado para comercialização.
Métodos de propagação
A seleção adequada do material vegetativo que será retirado da planta matriz, o substrato, a disponibilidade de água e as condições apropriadas de luz, aeração, temperatura e umidade são elementos fundamentais para o sucesso de qualquer método de propagação que se deseja utilizar.
A espécie de planta de cobertura a ser cultivada deve apresentar algumas características: ser de fácil estabelecimento; apresentar crescimento rápido; proporcionar boa cobertura do solo; não ser hospedeira preferencial de doenças, pragas e nematoides; permitir a colheita de grãos ou o pastejo animal no período de ...
Mudas são árvores jovens. Elas podem ser produzidas de várias maneiras: Através de sementes. Propagação vegetativa através de estacas.
Uma boa muda deve ter algumas qualidades:
- O tronco deve ser reto, vigoroso; - A copa com folhagem isenta de sintomas de pragas e doenças e deficiências minerais; - Raízes fortes e bem distribuídas; - Ponto de enxertia bem cicatrizado.
Uma planta pode se propagar de duas formas diferentes: via sexuada (sementes) ou assexuada (partes vegetativas). A propagação sexuada necessita da fusão de gametas masculino e feminino, em um processo denominado de fecundação, formando a semente, a qual dará origem a um novo indivíduo.
Assim, como não há uma recomendação oficial, na escolha da cultivar devem-se considerar aspectos, como: porte e arquitetura da planta, índices de produtividade, qualidade de bebida, tolerância a pragas e doenças, adaptabilidade às condições climáticas do local, além do nível tecnológico a ser adotado.
Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos.
Um solo ideal para o desenvolvimento das plantas seria aquele que apresentasse: profundidade adequada ao armazenamento de água e ao crescimento das raízes; ser composto por 45% de parte mineral, 5% de parte orgânica, 25% de parte gasosa e 25% de parte líquida; ter suprimento adequado de nutrientes, sem excesso de ...
área total plantada e data de plantio de cada gleba;produtividade de cada gleba;número de dias disponíveis para a colheita;número de colhedoras;distância entre os silos e as glebas;número de carretas graneleiras;velocidade da colheita;número de horas de colheita/dia;teor de umidade do grão;capacidade do secador; e.
“A escolha da cultivar é importante, mas a rotação de culturas, época de semeadura, adubação equilibrada, insumos com melhor custo-benefício, controle de pragas e doenças compõem o conjunto de fatores que vão definir a produtividade e a qualidade final do trigo”, afirma João Leonardo Pires.
a) Alta produção de massa verde e elevada produtividade de grãos; b) Bom equilíbrio entre colmos, folhas e espigas; c) Maior período útil de colheita (evitar cultivares hiper e superprecoces); Evitar populações de plantas muito elevadas, pois aumentam o teor de fibras, afetando a digestibilidade.
Existem várias formas de produzir mudas de hortaliças, sendo as principais: mudas em canteiros; • mudas em bandejas; • mudas em tubetes; • mudas em copinhos de jornal.
Podendo ser considerada como uma evolução, em relação ao sistema de canteiros, a produção de mudas em recipientes individuais permite contornar muitas inconveniências das realizadas em canteiros; pode ser feita com o sistema radicular integral, há menores perdas e maior controle ambiental, entre outros.
É nos viveiros que acontece a produção e manutenção de mudas de plantas nativas que posteriormente serão plantadas em áreas degradadas, através de atividades de mobilização e sensibilização da população. ...
Como liberar todos os personagens Street Fighter 5 ps4?
Como se comportar numa entrevista para motorista?
Como é a entrevista para entrar na Renner?
Como se comunicar melhor na empresa?
Quais as formas de exercer a cidadania?
Como nós sabemos que os homens das cavernas praticavam a arte da dança?
Como voltar a ver os stories do Instagram?
Como não perder massa muscular no jejum intermitente?
Como nos vemos é como o mundo nos vê?
O que significa confirmação de leitura no WhatsApp?
O que fazer quando se tem que tomar uma decisão?
O que manifesta do indivíduo para com sua divindade através da espiritualidade?
O que leva uma pessoa a não se amar?
Como saber se a pessoa leu o SMS no IOS?
Como ver o pulso de uma pessoa?