Características da Geração de 45 No que se refere à prosa, houve um profundo investimento em sondagem psicológica dos personagens, além de técnicas novas de narrativas que traziam uma quebra na frequência e na estrutura do gênero narrativo, principalmente por parte de Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles.
Principais características do movimento
No campo da poesia, a Geração de 45 nega a liberdade formal, as ironias, as sátiras e outras características modernistas, buscando uma poesia mais equilibrada e séria (como a de João Cabral e Melo Neto).
O poema “Morte e vida Severina” de João Cabral de Melo foi publicado em 1955. A obra é um auto de Natal constituída de versos curtos dividido em 18 quadros, que apresentam rima e sonoridade e trata do tema “seca” de forma clara, objetiva e linguagem regionalista.
Oposição à liberdade formal; Experimentações artísticas (ficção experimental); Realismo fantástico (contos fantásticos); Retorno à forma poética (valorização da métrica e da rima);
Geração de 1945A geração de 1945 corresponde a um dos mais importantes e produtivos momentos da Literatura brasileira. ... João Cabral de Melo Neto;Clarice Lispector;João Guimarães Rosa;Ariano Suassuna;Lygia Fagundes Telles e.Mario Quintana.
31 curiosidades que você vai gostar
Considerado o "poeta engenheiro", João Cabral foi um dos mais proeminentes autores da Geração de 45. Como um engenheiro, sua obra foi construída de maneira racional e equilibrada. Grande destaque na poesia, sua obra mais emblemática é “Morte e Vida Severina” (1955) com temática nordestina.
O ano de 1945 é um marco na história da humanidade, pois marca o fim da Segunda Guerra Mundial e o início da Era Atômica, com as explosões de Hiroshima e Nagasaki.
Na literatura, a terceira fase é marcada pelo fim do verso livre, da paródia, da ironia, do poema-piada, entre outros. A poesia desta fase segue um modelo mais formal, com características neoparnasianas ou neo-simbolistas, com versos mais regrados, maior erudição com relação às palavras e uso de temas mais universais.
Ruptura com a 1ª e a 2ª fase modernista, experimentação estética e a busca por uma nova expressão literária foram as principais características da terceira geração modernista.
Modernismo no Brasil:
Primeira geração: 1922-1930. Segunda geração: 1930-1945. Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978.
Morte Severina
A presença da morte persegue Severino em sua jornada. Desde a primeira parte, ele se apresenta explicando o que é a morte Severina: “a morte de que se morre/de velhice antes dos trinta,/de emboscada antes dos vinte/de fome um pouco por dia”. A morte, na obra, pode ser “morrida” e “matada”.
A necessidade de partir em busca de novas oportunidades
O retirante acredita que o motivo para o lugar estar tão vazio é que a terra é tão rica que não é preciso trabalhar todo dia. Ele crê ter chegado em um lugar onde a morte abranda e a vida não é severina. O que se segue é a narração do funeral de um trabalhador.
Estrutura da obra
Morte e Vida Severina é uma peça teatral, em forma de poema dramático, mas classificado pelo próprio autor como um Auto de Natal em forma de Cordel. Sendo assim, não se apresenta em capítulos, mas, sim, em pequenos atos que compõe o enredo da narrativa da trajetória de Severino.
Características da Geração de 45
No que se refere à prosa, houve um profundo investimento em sondagem psicológica dos personagens, além de técnicas novas de narrativas que traziam uma quebra na frequência e na estrutura do gênero narrativo, principalmente por parte de Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles.
A obra de Lispector apresenta características intimistas, o indivíduo, com seus questionamentos e sua intimidade, é a peça mais importante. A representação do pensamento não é feita de forma linear, é livre e desordenada. É possível ainda identificar a instrospecção na técnica de desenvolvimento de texto.
Renovações artísticas; Ironia, sarcasmo e irreverência; Caráter anárquico e destruidor; Uso de versos livres e brancos.
Mas a terceira geração não deixou de explorar os temas sociais e abordar a realidade brasileira. Esses temas, porém, passaram a ser descritos com muito mais rigor, fugindo da linguagem coloquial, percorrendo pela temática psicológica e trazendo de volta a rima e a métrica à poesia.
A terceira fase do Modernismo, também chamada de Geração de 45 ou Pós-Modernismo, é marcada pela profundidade reflexiva. Enquanto a segunda se preocupava com o homem coletivo, o Pós-Modernismo explorou o “eu” individual, mas sem perder de vista as questões sociais.
Os temas permaneceram como na segunda fase: regionalismo, crítica social, o espaço urbano e a análise psicológica. A novidade foi a preocupação com a linguagem e sua estética, oposto do que pregavam os primeiros modernistas.
Predominância do humor, da ironia, da irreverência. Uso recorrente de versos livres nos poemas. Uso de uma linguagem coloquial, mais próxima da oralidade e do que seria a língua portuguesa brasileira. Linguagem fragmentada, predileção pela síntese, uso de flashes cinematográficos.
O “Romance de 30” reúne diversas obras de caráter social da segunda fase do modernismo no Brasil (1930-1945). Influenciados pelo movimento Neorrealista, esses romances são chamados de romances neorrealistas ou romances regionalistas. Isso porque abordam aspectos de algumas regiões do país, como a seca do Nordeste.
GERAÇÃO DE 45 – A PROSA DE GUIMARÃES ROSA E CLARICE LISPECTOR.
Há, em meio à crítica literária, quem considere que, nessa geração, não mais se trata de Modernismo, denominando seus autores, por vezes, de pós-modernistas. Vê-se, de fato, nessa fase, um apuro e rigor formal menos afeito ao padrão estético instaurado pelos escritores de 22.
O poema O Relógio é de uma beleza e de uma delicadeza que faz com que ele se destaque em meio a vasta obra poética de João Cabral.
Os autores de maior destaque desse período são: João Cabral de Melo Neto (1920-1999), Clarice Lispector (1920-1977), João Guimarães Rosa (1908-1967), Ariano Suassuna (1927), Lygia Fagundes Telles (1923) e Mário Quintana (1906-1994).
Onde é usado a função quadrática função do 2 grau no cotidiano?
Como restaurar o backup do Lightroom?
Como resolver uma adição algébrica com números racionais?
Qual o valor do visto brasileiro?
Quais são seus pontos a serem desenvolvidos?
Como tirar visto americano na pandemia 2021?
Quanto custa uma cirurgia de retirada de nódulo da mama?
Como remover vírus pelo editor de registro?
Porque os Cuxitas invadiram o Egito antigo?
Pode imprimir a Carteira de Trabalho Digital?
Como tirar o óleo da água da piscina?
Como usar o fone de ouvido Bluetooth?
Como fazer para tirar unha de fibra de vidro?
Qual o melhor remédio para zumbido no ouvido?
Como são as dinâmicas de entrevista de emprego?
Como funciona formatura virtual?