Nos ossos longos, as extremidades ou epífises são formadas por osso esponjoso revestido por uma delgada camada superficial de osso compacto. Já a diáfise (parte cilíndrica) é quase totalmente formada por osso compacto, com pequena quantidade de osso esponjoso na sua superfície interna, delimitando o canal medular.
A parte externa do osso consiste em uma camada de tecido conjuntivo chamada periósteo. Além disso, a casca externa do osso longo é um osso compacto, depois uma camada mais profunda de osso esponjoso que contém na cavidade medular a medula óssea.
O osso é a estrutura de suporte do corpo. O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada externa rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso.
Ossos Longos: Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência.
Periósteo (do grego περίὀστέον, peri- ao redor + -osteo osso ) é uma membrana de tecido conjuntivo denso, vascularizada, fibrosa e resistente que envolve por completo os ossos, excepto nas articulações cartilaginosas.
15 curiosidades que você vai gostar
- Ossos planos ou laminares: possuem fina espessura e comprimento e largura equivalentes. Como exemplo, podemos citar os ossos do crânio. - Ossos irregulares: não apresenta uma forma geométrica definida. Como exemplo, podemos citar as vértebras.
O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos na articulação.
Os ossos podem ser classificados, de acordo com seu formato, em longos, curtos, laminares, irregulares e sesamoides. Todos os ossos citados a seguir são longos, exceto: a) Rádio.
Quanto à forma, os ossos podem ser longos, curtos e chatos. Os ossos longos apresentam o comprimento maior que a largura e a espessura. Exemplos: o fêmur (o ossos da coxa), o úmero (o osso do braço) e a tíbia (um dos ossos da perna). Os ossos curtos apresentam comprimento, largura e espessura quase iguais.
Osso Compacto
É formado por partes sem cavidades visíveis. Estão tipos ósseos estão relacionados com proteção, suporte e resistência. Geralmente, são encontrados nas diáfises (haste longa do osso).
Na parte axial, temos 28 ossos formando o crânio, 1 osso hioide, 26 ossos formando a coluna, 24 costelas e 1 esterno. Já na parte apendicular, temos 64 ossos nos membros superiores (incluindo a cintura escapular) e 62 ossos nos membros inferiores (incluindo a cintura pélvica).
A anatomia dos ossos longos, por exemplo, é formada por:Diáfise: corpo do osso;Epífases: extremidades do osso;Metáfises: região intermediária localizada entre diáfise e epífase;Cartilagem: localiza-se sobre a epífase e é responsável por reduzir o atrito;Periósteo: membrana fina que reveste o osso;
→ Divisão do esqueleto humano
O esqueleto pode ser dividido em duas porções: porção axial e porção apendicular. Veja abaixo as características de cada uma dessas duas porções. Esqueleto axial: é formado por crânio, vértebras, costela e esterno.
O crescimento ósseo em comprimento ocorre nas epífises. Sob um microscópio, podem ser vistas cinco zonas de ossificação nas epífises. Zona de cartilagem de reserva - Esta zona, mais distante da diáfise, é caracterizada por condrócitos mitoticamente ativos dispostos aleatoriamente.
Fêmur: osso mais longo do corpo humano. É responsável por formar a coxa. Patela: osso que forma o joelho. Tíbia: conhecida como osso da canela.
→ Classificação dos ossosOssos longos: apresentam maior comprimento em relação à largura e espessura. ... Ossos curtos: todas as dimensões (comprimento, largura e espessura) são equivalentes. ... Ossos planos ou laminares: possuem fina espessura e comprimento e largura equivalentes.
Você sabia que o menor osso do corpo humano está localizado dentro do ouvido? Junto com a bigorna e o martelo, o estribo forma o conjunto de ossos responsável pela audição humana, os famosos e popularmente conhecidos como “ossinhos” do ouvido. O estribo chega a ser tão pequeno, que mede entre 2,5 e 3 milímetros.
Os ossos irregulares são: vértebras, sacro, cóccix, temporais, esfenóide, etmóide, zigomático, maxila, mandíbula, concha nasal inferior, e hióide, todos são bonitos mas muito tortos pois são irregulares.
Exercícios sobre os ossos do membro inferiorTodos os ossos abaixo fazem parte dos membros inferiores, exceto. a) fêmur. ... Os pés são estruturas importantes que garantem eficiência na nossa movimentação. ... Nos membros inferiores, encontramos o maior osso do corpo, o (a) ... São ossos que formam nossa perna:
São 206 os ossos do corpo humano, divididos em:ossos da cabeça (crânio e face)ossos do pescoço.ossos do ouvido.ossos do tórax (costelas, vértebras, esterno)ossos do abdômen (vértebras lombares, sacro, cóccix)ossos dos membros inferiores (cintura pélvica, coxa, joelho, perna e pé)
De acordo com a reumatologista Licia Mota, a cartilagem funciona como uma espécie de proteção às articulações ósseas. “Podemos imaginá-la, de uma forma bem simplificada, como uma camada de silicone ou de borracha que protege o contato de um osso com o outro”, afirma a especialista.
A cartilagem pode ser encontrada em diversas partes do corpo, tais como nariz, orelhas e discos intervertebrais. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, apresenta células distribuídas na matriz cartilaginosa.
Cartilagem elástica – possui alto teor de fibras elásticas (elastina) em sua matriz, mas também pouca quantidade de colágeno. Esse tipo é encontrado no aparelho auditivo, formando o pavilhão externo da orelha, na laringe e na válvula epiglote.
Classificação dos ossosOsso longo. É aquele que apresenta um comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura. ... Osso alongado. Também apresenta um comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura. ... Osso laminar. ... Osso curto. ... Ossos irregulares. ... Ossos pneumáticos. ... Ossos sesamóides. ... Osso fabela.
- O esqueleto axial consiste nos ossos da cabeça (crânio), do pescoço (vértebras cervicais) e do tronco (costelas, esterno, vértebras e sacro).
Como descobrir a linguagem do amor do meu namorado?
Qual a moda quando dois números se repetem?
Como saber o salário de um funcionário público municipal?
Como saber o número da Inscrição Estadual do MEI?
Qual é a profissão ideal pra mim?
Como descobrir a melhor forma de estudar para mim?
Como plotar todas as folhas no AutoCAD?
Como descobrir a intensidade da pele?
Como plantar a semente da figueira chilena?
Como arrumar uma mesa para servir salgados?
Como saber a medida do ângulo de um triângulo?