Os elementos naturais mudam a paisagem de acordo com o lugar e as condições climáticas. Por exemplo, é o que acontece em países que ocorrem os terremotos, os maremotos (tsunami), as erupções vulcânicas, deslizamentos do solo, erosão das rochas, derretimento das geleiras, queimadas, entre muitas outras.
Ele pode atingir as águas subterrâneas (aqüífero, lençol freático), além disso, pode contaminar os solos e as pessoas que mantêm contato com os detritos, deslizamentos de encostas, assoreamento de mananciais, enchentes e estrago na paisagem.
As mudanças que ocorrem na paisagem, assim como os impactos ambientais, são provocadas tanto por fatores naturais quanto sociais, estes com resultados mais imediatos e aqueles com resultados a longo prazo – com raras exceções, a exemplo dos deslizamentos de encostas.
Elas podem ser modificadas também: quando casas ou prédios são derrubados, e outros são construídos; quando uma área de floresta é desmatada; quando ocorre uma colheita numa área cultivada, por exemplo, com arroz; quando ruas, viadutos, pontes, rodovias, são construídos, etc.
Paisagem natural é sinônimo de natureza. Esse tipo de paisagem não sofre modificação antrópica, ou seja, através da intervenção humana. Ela sofre modificações através da ação dos agentes naturais, como a variação de temperatura, as chuvas e ventos, por exemplo.
23 curiosidades que você vai gostar
A AÇÃO DO VENTO E DA ÁGUA, AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OS TERREMOTOS, POR EXEMPLO, MODIFICAM AS PAISAGENS. O VENTO E A ÁGUA DESGASTAM OS MATERIAS QUE COMPÕEM AS ROCHAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. OS MATERIAIS ORIGINADOS DESSE PROCESSO ACUMULAM- SE EM OUTROS PONTOS DA SUPERFÍCIE.
A paisagem modifica-se ao longo do tempo, seja por meio da ação de elementos naturais, como a chuva e o vento, seja pela intervenção antrópica, por meio da modificação do espaço. Essas variações são constantes, de diferentes ritmos, e marcam a adaptação do homem ao espaço geográfico.
As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.
No lugar da umidade persistente, períodos de aridez se revezavam aos de chuva, fazendo com que as planícies inundadas se transformassem em um pasto. Essa mudança exigiu adaptações da fauna local. Ao longo do tempo, animais que demandavam um consumo energético excessivo foram extintos.
Normalmente seus elementos são: árvores, rios, cachoeiras, montanhas, serras e geleiras. Esses se modificam com o tempo, porém essa modificação é feita por elementos da própria natureza, como ventos, chuvas e ação dos raios solares.
Isso se dá através de atividades como o corte de árvores, o tratamento do solo, criação de animais domésticos, a construção de edifícios, estradas asfaltadas, perfuração de montanhas para a abertura de minas ou túneis, ou ainda o lançamento de resíduos orgânicos e industriais no ar, rios e mares.
A digestão dos alimentos, o amadurecimento das frutas, o cozimento dos alimentos, o enferrujamento do ferro, a queima de um papel, a efervescência de um antiácido e o derretimento do gelo são apenas alguns exemplos das muitas transformações da matéria que ocorrem o tempo todo.
Os temas podem ser as desigualdades que surgem cada vez mais com a modernização do mundo, as transformações sociais que ocorrem em todos os países, a preservação ou a deterioração do espaço e da cultura das comunidades, o fenômeno da aglomeração humana em alguns pontos da Terra, enquanto em outros locais ocorre o ...
Entre as doenças relacionadas ao lixo doméstico, destacamos: cisticercose, cólera, disenteria, febre tifoide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose e mais outras nove.
Uma vez obstruídas por acúmulo de lixo descartado nas ruas, elas impedem a passagem da água que retorna e provoca alagamentos e inundações. Proliferação de pragas e de vetores de endemias podem ocorrer quando não há um acúmulo de resíduo correto em terrenos ou quando armazenados de maneira inapropriada.
O lixão encontra-se em funcionamento inadequado, sem atender as regras de proteção ao meio ambiente, ocasionando assim inúmeros impactos ambientais, tais como: proliferação de micro e macrovetores de doenças, poluição visual, alteração na qualidade do solo, depreciação de águas subterrâneas, contaminação dos catadores, ...
Buraco na camada de ozônio, efeito estufa, aquecimento global, derretimento das calotas polares, enchentes, tsunamis, terremotos, extinção de espécies animais, diminuição de recursos hídricos e energéticos, são exemplos dos transtornos aos quais a comunidade mundial passou a se atentar com um foco ambientalista.
Temos cérebros muito maiores que os de outros animais e que nos permitem construir utensílios, entender conceitos abstratos e usar a linguagem. Mas também temos poucos pelos, mandíbulas fracas e demoramos para dar à luz.
Resposta: Explicação: As mudanças climáticas influenciaram as primeiras migrações, pois as pessoas buscavam melhores condições de vida e por vezes o clima não favorecia essa ação. ... Logo, as mudanças climáticas influenciaram diretamente nas primeiras migrações.
5 – Explique porque o homem provoca mudanças no espaço onde vive. R – O homem provoca mudanças no espaço para adequar esses espaços a atender as suas necessidades. 6 – O que é paisagem? R – É tudo que está a nossa frente, ao nosso redor, é tudo que está ao alcance da nossa vista.
As modificações do solo podem ser motivadas pela ação das chuvas, dos ventos, dos rios, asfaltamento, construções de cidades, etc. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A erosão, por exemplo, é uma das modificações do solo mais preocupantes.
A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.
O homem modifica o relevo através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios.
CRESCIMENTO URBANO E MUDANÇAS NA PAISAGEM
e nos impactos ambientais (uso inadequado do solo, destruição de áreas verdes, soterramento de rios e manguezais, poluição atmosférica, etc.).
Quais os vários Tipos de Transformação?Transformação Operacional. Ocorre sistematicamente em todas as empresas que se mantêm competitivas e que procuram fazer o mesmo, cada vez melhor, mais depressa e mais barato. ... Transformação Core. ... Transformação Estratégica.
Quem é o maior recordista brasileiro em Paraolimpíadas?
Quantos quilos dá para emagrecer em 4 dias?
Que operação o corte com serra permite?
Qual a composição do fluoreto?
Como transformar um arquivo JPG em vetor?
Como mudar a BIOS de Legacy para UEFI?
Qual lado certo de servir à mesa?
Qual a diferença entre objetivos e estratégias?
Qual é o significado da palavra defiro?
Como reconhecer uma Pedra Água Marinha?
Qual cidade saiu o ganhador da Mega-sena da virada?
Qual é a natureza jurídica do mandado de segurança?
Quanto mede uma tv de 32 polegadas?
Qual é a diferença entre lei ordinária e lei complementar?