Nas locuções verbais: usar ser O verbo principal (o segundo verbo da locução) aparece numa das três formas nominais do verbo: infinitivo, particípio ou gerúndio. Assim, quando o verbo ser atuar como verbo principal, deverá ser sempre utilizado o infinitivo impessoal, ou seja, não flexionado.
A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.
Ser e serem, os dois existem e estão corretos, são formas diferentes do mesmo verbo “ser”. A diferença é que “ser” e “serem” estão no infinitivo pessoal, que permite flexão de número. Enquanto “ser” também pode estar no infinitivo impessoal, que não permite flexão, é invariável.
A forma serem é a 3ª pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo ver. Deverá ser utilizada quando houver na frase um sujeito definido de forma clara, quando desejar-se definir o sujeito por meio da flexão verbal e quando, em duas orações, o sujeito da segunda for diferente do sujeito da oração anterior.
O plural de entregue é entregues. A forma plural da palavra entregue é entregues. Como adjetivo, entregue designa aquilo que foi enviado, despachado, dado, concedido.
15 curiosidades que você vai gostar
Entregues - Dicio, Dicionário Online de Português.
Nas locuções verbais com o mesmo sentido, o verbo fazer transfere sua impessoalidade para o verbo principal, como neste exemplo: "já deve fazer duas horas que a reunião acabou". "Já devem fazer duas horas" é construção errada se considerada a normal culta padrão.
Apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito. O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.
Acontecer, ocorrer, suceder.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Serem vem do verbo ser. O mesmo que: existirem, acontecerem, viverem, fazerem, relacionarem, significarem, representarem, estarem.
Terminações do infinitivo pessoalª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ar. (Tu) radical + -ares. (Ele) radical + -ar. (Nós) radical + -armos. (Vós) radical + -ardes. ... ª conjugação (-er) (Eu) radical + -er. (Tu) radical + -eres. (Ele) radical + -er. (Nós) radical + -ermos. (Vós) radical + -erdes. ... ª conjugação (-ir)
A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.
Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.
Merecem - Dicio, Dicionário Online de Português.
A palavra precisão, grafada com -ão, é classificada como um substantivo. Não se deve confundir essa expressão com uma das formas verbais do verbo precisar (precisam). Precisão apresenta o sentido de coisa exata e de rigorosidade no registro ou definição de algo, bem como excelência na execução de algum trabalho.
A tolerância é o ato de agir com condescendência e aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir. A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Uma pessoa tolerante normalmente aceita opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social.
Sinônimo de serExistir: 1 existir, viver. ... Tornar-se: 2 tornar-se, ficar, virar, fazer-se, passar, converter-se, transformar-se. ... Referir-se: 3 referir-se, concernir, tocar, respeitar, interessar, relacionar-se, competir, tanger. ... Significar: 4 significar, consistir, tratar-se. ... Pertencer a: ... Estar: ... Equivaler a: ... Acontecer:
Em filosofia, ser é considerado não só como um verbo (existir) mas também como substantivo ("tudo o que é"). Os termos ser e existência podem ter significados diferentes, embora, na linguagem corrente, possam ser sinônimos ("ser" como "o fato de ser" = existência).
Por isso o adequado é o seguinte: – Devem-se mudar as regras. O verbo dever fica no plural, mesmo que o elemento agente, aquele que deve mudar as regras, seja singular. Quando houver partícula apassivadora, dir-se-á que a oração está na voz passiva sintética, e o verbo terá de concordar com o sujeito paciente.
Geralmente, o verbo existir concorda com seu sujeito. Exemplo: Existem muitas pessoas que não gostam de frutos do mar. Quando o verbo existir fizer parte de uma locução verbal, o auxiliar concordará com o sujeito e não com o verbo principal. Exemplo: Devem existir muitas pessoas que não gostam de frutos do mar.
Do futuro do presente do verbo dever. Aquele que tem uma obrigação de fazer algo.
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Como saber se a fonte é realmente 80 Plus?
O que define um ecossistema equilibrado?
O que caracteriza uma ação coletiva?
Quais são as etapas do processo de análise de cargos?
Como calcular menos 5% de um valor?
Como fazer hidratação no cabelo com café?
Qual sua idade tradução em inglês?
Quem faz as medições de terras?
Quem tem HPV de alto risco pode tomar a vacina?
O que é comatoso na enfermagem?
Qual a mordida mais forte crocodilo ou jacaré?
Quantas pessoas vivem abaixo da linha da pobreza no Brasil?
É possível a conversão da pena de multa em pena privativa de liberdade?
Qual a validade do etanol no tanque?
O que dá de lembrança de casamento?
Como controlar um celular de uma criança?