A semente de gergelim atinge seu maior potencial terapêutico quando consumida na sua forma integral; comprando-a crua e com casca. Mas, deve ser previamente hidratada por 8 horas em água filtrada e na sequência ser germinada.
Modo de fazer:
Instructions
Além de neutralizar o ácido fítico, deixar os grãos de molho também ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão, como o glúten, presente em muitos grãos.
Linhaça: a hidratação da linhaça segue o mesmo procedimento da chia. A diferença é que a linhaça deve ser triturada, mas somente no momento do consumo. Também pode ser guardada hidratada na geladeira (triturar somente na hora de consumir!). A quantidade recomendada por dia é de 1 a 2 colheres.
Rico em fibras, o gergelim dá sensação de saciedade e melhora o trânsito intestinal, entre outros benefícios. Os benefícios do gergelim estão relacionados às suas fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento intestinal e a reduzir os níveis de colesterol no organismo.
Coloque as castanhas em um recipiente e adicione 2 xícaras de água (500 ml). Deixe de molho por cerca de 4 a 8 horas. Este processo é importante para tirar os fitatos da castanha, um antinutriente que impede a absorção dos seus nutrientes. Além disso, as castanhas irão ficar macias e fáceis de triturar com a demolha.
O jeito mais simples é cobrir com água e deixar de molho entre 8 e 48 horas, dependendo da semente. Em geral, quanto mais grossa a casca da semente, maior o tempo. Há quem utilize água morna e até quente. Eu uso água temperatura ambiente e funciona direitinho.
Não use óleo nem azeite para torrar o gergelim A gordura não vai tostar o cereal, mas sim fritar as sementes. Isto faz com que o gergelim fique bem gorduroso e impróprio para consumo. Além disso, a gordura pode fazer com que o cereal grude na panela dependendo da temperatura escolhida, o que impossibilita seu uso.
A quantidade recomendada de gergelim para que se tenha todos os benefícios é de 1 a 2 colheres de sopa por dia. Algumas receitas que podem ser feitas com o gergelim, são:
“Aliado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos, o gergelim ainda pode reduzir a inflamação produzida pelo sobrepeso e regular o colesterol, mantendo o corpo saudável e livre de gorduras”, explica Robena Molinari, nutricionista da Clínica de Nutrição Funcional Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro.
Devido às suas propriedades adstringentes, analgésica, antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, o gergelim poderia ter diversos benefícios para a saúde, incluindo:
É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, as sementes de gergelim devem ser incluídas em uma alimentação equilibrada e saudável. O gergelim pode ser consumido em sua forma natural, em forma de sementes, ou utilizada para fazer pastas, pães, bolos ou biscoitos, por exemplo.
Qual a carne mais cara do boi no Brasil?
Qual a diferença entre sistema de arquivos NTFS e FAT?
Quanto custa um boi de 30 arrobas?
Qual foi a maior de todas as eras?
O que são determinantes sociais ambientais e econômicos?
Qual é a capital do cinema mundial?
Como colocar referência Bibliografica com mais de 3 autores?
Como se escreve seiscentos mil reais em números?
Como fazer máscara para tirar cravos e espinhas caseiro?
Quais são as três ferramentas que temos no alicerce do sistema Lean de produção?
Como surgiu o processo de urbanização no mundo?
Porque dormir mal dá dor de cabeça?
Onde ficam os arquivos deletados do WhatsApp?
Quanto Alanzoka ganhou em 2020?