O sistema financeiro utiliza os juros compostos para praticamente tudo. Seja para balizar empréstimos, financiamentos, multas de atrasos no pagamento. Nesse sentido, ter uma dívida com juros compostos é uma péssima ideia. A boa notícia é que ele também vale para os investimentos.
Quais investimentos utilizam os juros compostos?
CDB. O Certificado de Depósito Bancário é um tipo de depósito a prazo. De maneira geral, o investidor faz um depósito no banco e, após um certo período, poderá retirá-lo com juros. Ele é um dos tipos de investimentos mais conhecidos na área de renda fixa, já que conta com alta rentabilidade e segurança.
O regime de juros compostos é o mais utilizado no mercado por oferecer maior rentabilidade financeira. Essa maior rentabilidade ocorre pelo fato de esse regime de capitalização ser calculado sempre com base no valor do montante do período anterior, o que faz com que o valor final cresça de maneira exponencial.
No caso de pagar o boleto do aluguel atrasado, o valor de R$ 800 vai para R$ 816, pois há uma multa de 2%. Esse cálculo simples é chamado de juros simples ou juros não capitalizados.
“Os juros compostos são a força mais poderosa do universo e a maior invenção da humanidade porque permite uma confiável e sistemática acumulação de riqueza”. Não existe confirmação de que o teórico realmente disse isso. Seja como for, é uma frase que expõe de maneira clara os benefícios dos juros compostos para investimentos.
E nesses momentos, saber o que são e como funcionam os juros compostos é algo fundamental, pois comparados aos juros simples, são eles quem oferecem maior rentabilidade. Ou seja, neste tipo de negociação, o valor a ser pago será sempre com juros sobre o último valor atualizado, correndo juros sobre juros.
Ou seja, saber usar os juros compostos a seu favor pode fazer a diferença na sua vida financeira. Afinal, eles são fortes aliados para fazer com que seu dinheiro ganhe dinâmica e renda bem mais. É nessas horas que percebemos a importância do conhecimento na hora de fazer boas escolhas em relação ao seu dinheiro e caminhar rumo ao sucesso.
A maior diferença entre os juros simples e composto é a influência do tempo. Olhando para a fórmula de juros compostos, é possível notar que a frequência dos períodos pode ter um grande efeito sobre os ganhos ou sobre o quanto você precisará pagar em juros. Quanto mais tempo (períodos compostos), mais juros são acumulados.
Como funciona o investimento em startup?
Como operar o aplicativo da 99?
Como funciona importar pelo Alibaba?
O que é namoro noivado e casamento?
Como é o fone de ouvido do A71 original?
Quem paga meia no Aldeia das Águas?
Quanto tempo o Ansiodoron começa a fazer efeito?
Como é chamado o contrato em que o corretor de imóveis é autorizado a promover a venda de um imóvel?
Como funciona uma máquina de Raio-x fisicamente?
Como fazer segunda graduação na USP?
Como o IPCA afeta os investimentos?
Qual a nota de corte de farmácia na Unicamp?
Quais as etapas de um financiamento imobiliário pela Caixa?
Para que serve o shampoo sulfeto de selênio?
Como instalar adaptador Ethernet?