Ajudar a criança a melhorar sua relação com seus medos, compreender que é normal sentir medo, mostrar a importância de explorar o que lhe causa tal sentimento e também a importância de expressarem suas necessidades, desejos e sentimentos, deve ser responsabilidade dos educadores (família e escola) que a cercam.
O ideal é ser coerente e compreensivo, optando pelo caminho do meio. Uma dica é fazer jogos e brincadeiras que ajudem a enfrentar a situação. Se o medo é de dormir sozinho, por exemplo, torne este momento mais leve e lúdico com brincadeiras e histórias antes de dormir.
“O medo é uma espécie de mecanismo de alerta e uma forma de nos protegermos de situações que ofereçam algum risco”, explica a terapeuta infantil Roberta Lima. Ela comenta que o componente imaginário tem uma grande influência na percepção de medo na infância.
AULA 1. 1° momento: Para introduzir o tema “medo”, convide os alunos para se sentarem no chão em circulo e participarem de uma dinâmica: a “Dinâmica do Medo”. Sente-se no círculo com os alunos e explique que a cada declaração dada pelo aluno, todos deverão fazer o som ou gesto correspondente.
O medo é uma sensação gerada a partir de situações de perigo ou da preocupação de que algo aconteça de forma contrária ao que estava previsto. Ele pode causar o estresse, a ansiedade e sensações de “luta ou fuga” – luta para enfrentar essas situações e fuga para ficar bem longe delas.
As crianças podem ter medo de circunstâncias ou objetos que os adultos não consideram ameaças. Trata-se de um fato que ocorre em todas as culturas. Além disso, devemos levar em conta que os medos infantis são um fato completamente normal de seu desenvolvimento .
Na infância, como tantas outras coisas, é o momento em que os pequenos descobrem e conhecem esse sentimento. Isto ainda é algo novo e eles não sabem ao certo como lidar. Por esse motivo, a participação e o apoio dos pais é fundamental para tornar o processo, para a criança com medo, mais tranquilo e fácil de ser superado.
Ajude a Criança a Encontrar Soluções para Superar o que a Assusta Pesquisas da Harvard Medical School mostram que se você sente que tem algum controle sobre uma situação, isso ajuda a reduzir o medo. Dentro dessa lógica, ajude seu filho a desenvolver seu próprio plano de redução de medo.
Esta aula destina-se a alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, para crianças entre 6 e 8 anos, devido a forma da abordagem sobre o tema medo. É importante que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Qual é a importância dos princípios para o direito processual?
Quanto Nubank cobra por saque?
Qual o melhor remédio para recuperar a flora intestinal?
Quem governou o Brasil durante o segundo reinado?
Pode colocar fogão cooktop na pedra de mármore?
Qual era o interesse da Guerra do Paraguai?
O que dá para comprar com 350 milhões?
Quais os tipos de planos do Hapvida?
Porque a gema do ovo cozido fica cinza?
Qual tipo de corante é usado em pasta americana?
Pode untar a forma com cacau em pó?
O que significa recordar repetir e elaborar?