“Vina” em alemão quer dizer “Viena” e define um tipo de salsicha consumida pelos nossos imigrantes alemães. Salsicha, na verdade, é “wurst”, o que formava Wienerwurst, ou seja, Salsicha de Viena. ... Como em Curitiba há muitos imigrantes alemães, passou-se a utilizar a palavra Vina ao invés de salsicha.
Vina é uma corruptela da palavra alemã “Wienerwurst“, sendo “wiener” “Viena” e “wurst”, salsicha, o que forma “salsicha de Viena”. Logo, tanto vina quanto salsicha estão corretas (embora vina seja mais gostosa ;D).
E já parou para pensar o motivo pelo qual a salsicha é chamada de vina em Curitiba? Bom, então fica por aqui que nós vamos explicar! Em 1805, um açougueiro alemão, chamado Johann Georg Lahner, morava na cidade de Viena e inventou um novo tipo de salsicha.
Vina: em Curitiba não existe cachorro-quente com salsicha. É vina!
Em toda a região Sul do Brasil, o mesmo que salsicha; embutido de carne moída e temperos.
41 curiosidades que você vai gostar
Capaz? = É mesmo?, Imagina! - indica espanto e dúvida ao mesmo tempo quanto ao que a pessoa acabou de ouvir.
Significado de Vina
Qual o significado do nome Vina: “GUERREIRA DO MATO”.
Daí: Utilizado para começar ou terminar qualquer frase, é uma das expressões mais frequentes no vocabulário curitibano. “Você foi lá, daí?” ou “Daí, piá.
Normalmente, quem é de Curitiba jura de pé junto que o curitibano não tem sotaque. Mas, apesar de muitos de nós acreditarmos piamente que não existe variação em nosso jeito de falar quando comparado às demais regiões brasileiras, a verdade é que existe sim um sotaque curitibano típico e bem marcante.
Curitibanos acreditam que não tem sotaque, mas tem e muito. Diga para um Curitibano falar leiTE quenTE que você vai perceber rapidinho. Ao contrário do que muitos pensam é diferente do sotaque gaúcho e catarinense.
A Alemanha é um dos países com o maior consumo de salsichas, linguiças e embutidos no mundo. Lá, todos esses produtos são chamados por um só nome: Wurst. No total, existem mais de 1.500 tipos de Wurst e são consumidos pelos alemães de várias maneiras, como grelhados, cozidos, assados, fritos, etc.
Salsicha – No Paraná, salsicha é “Vina”. O nome deriva de “wiener” (cuja pronúncia em alemão é bem semelhante a “vina”) que é um tipo de salsicha. Mandioca – No Rio de Janeiro, mandioca é mais conhecida como “aipim”, enquanto no nordeste é “macaxeira”.
A palavra “vina” (wiener em alemão), sempre enfatizada por muitos curitibanos que insistem em dizer “salsicha não, é vina!”, faz parte da lista de expressões que estão diretamente ligadas ao modo como os paranaenses são conhecidos em outras regiões do país.
1º Salsicha Viena: é a salsicha mais "pura", feita com pedaços de carne bovina e/ou suína e gorduras, sem nenhuma adição de carne mecanicamente processada. 2º Salsicha Frankfurt: assim como as Salsichas Viena, também são feitas somente com carne de boi e/ou porco e gorduras, sem carne mecanicamente processada.
Os primeiros relatos da criação da salsicha sugerem que foi criada a mais de 500 anos na Alemanha, o açougueiro Johann Georghener da cidade de Coburg levou a sua criação para a cidade de Frankfurt onde ficou conhecida.
Curitiba é a capital do Paraná, um dos três Estados que compõem a Região Sul do Brasil. Sua fundação oficial data de 29 de março de 1693, quando foi criada a Câmara.
Menina, garota, moça. guria é falado em todo o Sul do Brasil.
Aqui em Curitiba chamamos estojo de "PENAL". A palavra "penal" vem láááááá de antigamente, quando se usava pena de ave e tinteiro para escrever. Incorporamos ao nosso vocabulário e assim ficou.
A língua portuguesa é muito rica e, de acordo com a local, estabelece inúmeras variantes. No Paraná não é diferente: expressões que são comuns em outros estados do Brasil foram adaptadas pelos parananenses e entraram de vez para o vocabulário.
Significado de bingo: É como os paranaenses chamam o isqueiro...
Palavras que rimam com Vina:Ravina.Patavina.Olivina.Clavina.Graça divina.Bucovina.Matriz bovina.Pescada-corvina.
1. Galeto. Mulher com corpo bonito, gostosa, atraente, que todos gostariam de pegar, namorar ou casar. Olha lá aquela mulher é um galeto.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
A gíria capaz, uma das mais populares do Rio Grande do Sul, significa desconfiança ou até ironia em relação a alguma pessoa ou situação. Veja também o que significa e a origem da gíria gaúcha tchê. ... Entretanto, quando se trata da gíria, o sentido pode ser justamente o contrário.
Como saber se tem dinheiro no Banco do Brasil?
Como homologar um produto na ANATEL?
Como fazer para saber se existe energia negativa dentro de casa?
Como trabalhar os sentidos com a educação infantil?
Como colocar sal grosso no quarto?
Como trabalhar com o tema família em sala de aula?
Como Treinar a leitura com crianças?
Como saber se é da mesma espécie?
Como ensinar meios de comunicação na educação infantil?
Como saber se tem direito ao pagamento atrasado do INSS?
Como saber se o PC tem mais de um antivírus?
Como trabalhar o trânsito com a educação infantil?
Como trabalhar o eixo movimento na educação infantil?
O que estuda a Histologia animal?
Como acompanhar a troca de titularidade Equatorial?
Como ver se tem crédito no Bilhete Único?