RACIONAL: As anemias ferropriva, perniciosa e megaloblástica são comuns após procedimentos bariátricos como o bypass e as derivações biliopancreáticas. As principais causas devem-se ao desvio duodenal e do jejuno proximal do trânsito alimentar e, em menor grau, às úlceras anastomóticas.
A anemia pode afetar pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, sendo geralmente provocada pela deficiência de ferro. Nestes pacientes, submetidos à cirurgia de obesidade, a quantidade de ingestão diária de ferro elementar (sulfato ferroso ou fumarato ferroso) deve atingir 40 a 100 mg/d.
Sim, a anemia aguda (como no teu exemplo, por ato cirúrgico), pode causar vários sintomas. Porém, com o passar dos dias, o sangue perdido é reposto pelo organismo e tudo se normaliza, ainda mais que tu já recebeste o tratamento com Ferro. Mantenha o acompanhamento com o teu médico.
As deficiências nutricionais após cirurgia bariátrica ocorrem basicamente por: restrição da ingestão alimentar e/ou redução das áreas de absorção dos nutrientes.
Cirurgia bariátrica: Riscos a longo prazoNáuseas;Vômitos;Diarreia;Fraqueza;Cálculos biliares;Hipoglicemia (taxa de açúcar baixa no sangue);Desnutrição;Vazamento de conexão cirúrgica entre o estômago e intestino;
32 curiosidades que você vai gostar
Alterações gastrointestinais: Nos pacientes operados, as complicações gastrointestinais mais encontradas foram estenose da gastrojejunostomia, úlcera gástrica, fístulas gastrogástricas, obstrução intestinal de delgado, dumping, diarréia e vômitos.
Os resultados revelam que a taxa de mortalidade durante o estudo foi de 1,3% para quem fez cirurgia bariátrica. Já entre os que não operaram, o índice foi de 2,3%. Apesar disso, vale ressaltar que o período de acompanhamento variou consideravelmente de paciente para paciente.
AS PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS
A proteína esta entre os principais alimentos afetados pela cirurgia bariátrica. A desnutrição proteica, cujas principais características são hipoalbuminemia, anemia, edema, astenia, alopecia, representa uma complicação após cirurgias mistas.
Isso porque os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica podem desenvolver deficiências nutricionais com mais facilidade, devido à limitação na ingestão e à dificuldade de absorção dos nutrientes. A partir disso, a anemia é um dos problemas mais frequentes nesses casos.
As anemias megaloblástica, perniciosa e ferropriva podem ocorrer após a CB no método restritivo disabsortivo devido à exclusão do duodeno e jejuno proximal, que são locais de absorção. Muitas vezes a hemoglobina se encontra em níveis normais e a transferrina está baixa, devido à deficiência de ferro.
Entre os pacientes, as mulheres têm maior tendência à anemia, por causa da menstruação, perda de ferro e pouca presença de carne vermelha na dieta. Essa situação pode ser minimizada com a ingestão de alimentos ricos em ferro, ou, se necessário, com a utilização de suplementos vitamínicos.
Anemia hemolítica: “Em pessoas saudáveis, os glóbulos vermelhos vivem, em média, 120 dias. Na anemia hemolítica, o tempo é reduzido para dez a 20 dias”, compara Costa.
Anemia leve: entre 10 e 12 g/dl. Anemia moderada: entre 8 e 10 g/dl. Anemia grave: abaixo de 8 g/dl. Anemia com risco de morte: abaixo de 6,5 g/dl.
A recomendação da Associação Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica é que cada dose de polivitamínico precisa conter:Zinco 15mg.Ácido fólico 400mcg.Biotina 30mcg.Vitamina K 120mcg.Selênio 34mcg.Ferro 18mg.Cobre 2mg.
Portanto, a sugestão é administrar 20mg de ferro quelado + 200mg de vitamina C revestida, 2 vezes ao dia, após as refeições (resultando na administração de 40mg de ferro quelado ao dia). Ademais, o ideal é prescrever por 2 meses e após realizar o exame novamente.
Causas da hemoglobina baixa
A diminuição da quantidade de hemoglobina pode acontecer em caso de anemia, cirrose, linfoma, leucemia, hipotireoidismo, insuficiência renal, talassemia, porfiria e hemorragia, por exemplo.
A anemia ferropriva é conseqüente à diminuição da produção de HCl, responsável por favorecer a absorção de ferro, mantendo-o na forma ferrosa, que é melhor absorvido(4, 5). A absorção pode também ser prejudicada na gastrectomia Billroth II, visto que o ferro é absorvido no duodeno(15).
Procedimentos cirúrgicos podem apresentar perda sanguínea e piorar a anemia no pós operatório. A anemia pode provocar efeitos deletérios na recuperação do seu pós operatório, como diminuição da oxigenação e por consequente a cicatrização dos tecidos.
Apesar do nome, a anemia megaloblástica afeta todas as linhagens sanguíneas. A característica morfológica mais marcante é a dissociação núcleo-citoplasma (núcleo desproporcionalmente imaturo em relação ao citoplasma), e a principal causa da condição é a deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico.
As técnicas de cirurgia bariátrica, como o bypass gástrico e a gastroplastia vertical (sleeve), podem mudar a anatomia do trato gastrointestinal, ou seja, do estômago e do sistema digestivo, ou causar diferentes alterações fisiológicas no corpo dos pacientes capazes de alterar o balanço energético e o metabolismo dos ...
A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina, é uma vitamina muito importante para o nosso organismo, pois ela está envolvida na formação das nossas células sanguíneas e na também atua diretamente sobre o sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios.
A síndrome de dumping é ocasionada pela passagem rápida do estômago para o intestino, de alimentos com grandes concentrações de gordura e/ou açúcares, em pacientes submetidos a cirurgias gástricas, como a bariátrica e metabólica, como resultado da alteração anatômica do estômago.
— O risco de morte é baixo porque os médicos que fazem a cirurgia bariátrica são muito capacitados. Eles precisam saber dar pontos e manipular órgãos “soltos”, por exemplo, durante a videolaparoscopia. Ou seja, está é uma das cirurgias mais difíceis, porém uma das mais bem feitas — explica Pitombo.
É mito que “quem faz cirurgia bariátrica vive menos”
O ganho progressivo de peso leva à redução da expectativa de vida de qualquer pessoa. Isso porque a obesidade mórbida aumenta consideravelmente o risco de complicações graves – que podem inclusive levar a pessoa a óbito.
No geral, aqueles que optaram pela cirurgia bariátrica ganharam uma mediana de 3 anos de vida em comparação com os pacientes que se decidiram pelo tratamento usual.
Como usar verbo to be na forma negativa?
Como saber se o cartão Neon e crédito ou débito?
Como usar um headset USB no PC?
Quantos dias para aprovar conta no Bradesco?
Como saber o local de prova do Enade?
Como baixar arquivos do Google Drive pelo gerenciador de download consegue?
Como saber se o cartão Santander foi aprovado?
Como usar forma para moldar hambúrguer?
Como saber se cabelo precisa de Hidratacao?
Como usar fósforo nas plantas?
O que você precisa saber antes de comprar um iPhone?
Como usar fita adesiva para dores musculares?
Como está o funcionamento da Enel?
O que pode causar o envenenamento?
Quanto tempo o olho demora para cicatrizar?
Como saber se meu cartão Santander e de crédito?