O por que, escrito separado e sem acento, é utilizado para fazer uma pergunta (interrogativo) ou como ligação de termos dentro de uma oração. Ele geralmente aparece no início ou no meio das frases e expressa uma dúvida.
Dicas para o uso dos porquês
Por quê: Escrito separado e com o acento, este “por quê” serve para quando a expressão aparecer sozinha ou ao final das frases, significando “por qual motivo”, “por qual razão”. Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal.
Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.
...
Porque pode ser substituído por:pois;visto que;uma vez que;por causa de que;dado que;…
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.
40 curiosidades que você vai gostar
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.
A palavra “porque” é resultado da junção da preposição “por” e do pronome relativo, interrogativo ou indefinido “que”. Ele apresenta quatro grafias diferentes: porque, porquê, por que e por quê. diferentes: porque, porquê, por que e por quê.
Porque (junto) – usado para frases afirmativas (explicativas ou causais); Por que (separado) – em frases interrogativas ou quando pode ser substituído por “pelo qual” e suas variações; Por quê (separado e com acento) – no final de frase interrogativa. Porquê (junto e com acento) – quando for uma palavra substantivada.
O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.
Como transferir dados de um HD para um SSD?
Como preparar a terra para fazer uma horta?
Como baixar todas as fotos do Google Drive no iPhone?
Como saber o valor venal de um imóvel?
Pode comer a folha da mandioca?
Como tirar 2 via do recibo do car?
Como que passar tonalizante no cabelo?
Como limpar os miúdos de porco?
Como transferir um GIF do Facebook para o WhatsApp?
Como tirar o amargo da casca de laranja da terra?
O que seria a Filotaxia foliar?
Como faço para passar o Instagram de um telemóvel para o outro?
Está ligado a membrana nuclear apresenta ribossomos acoplados e atua na síntese de proteínas?
Como criar uma arte para carimbo?