Assim, a simbologia de Oxum e o espelho adornado de ouro que Ela carrega torna-se um importante elemento para dissolver energias dissonantes, energias negativas que possam ser lançadas em Sua direção. Refletindo a inveja, o ciúme, o mal em geral, seu espelho põe “às claras” quem é quem, mostrando a realidade a todos.
Na história do meu orixá, Oxum possui um espelho. Para muitos é a representação da vaidade, de se olhar, de se enfeitar para depois poder seduzir.
Abebé é um leque em forma circular, usado por Oxum quando feito em latão ou dourado, alguns podem trazer um espelho no centro, e usado por Iemanjá quando prateado, normalmente trazem desenhos simbólicos.
Oxum tem ligação direta com Nossa Senhora das Candeias na Bahia, onde a Santa é representada também na cor negra e é símbolo de mãe zelosa e que luta pela saúde e crescimento do seu filho.
Quando Oxúm deixa de olhar seu espelho para olhar para o mundo dos homens, ela chora e chora, e de seu choro se faz uma cachoeira de amor e bondade que limpa a terra do que de feio e imperfeito o homem pôs nela. É por isso que Oxúm chora.
19 curiosidades que você vai gostar
Carinhosos e bondosos
É difícil acreditar, mas a verdade é que por detrás de toda essa manipulação existe uma pessoa carinhosa e bondosa, sempre pronta a ajudar. Se você é emotivo, chora em várias situações, é bondoso e muito carinhoso é provável que faça parte do círculo dos filhos de Oxum.
Oxum, a orixá chorona, nos ensina que a gente pode chorar. Por que não? Num mundo onde tudo parece tão árido, as lágrimas limpam, regam, hidratam. Oxum chora.
Animal de Oxum é a Abelha. Animais: Cabra , galinha, angolista, pombo, pata, bode castrado. Atuação : Amor, fertilidade. Axés : 8 e 16.
Os Sacerdotes de casas Jeje-nagos usam o girassol em banhos para abertura de caminhos, para defumações, para enfeitarem o Peji (altar sagrado), nas magias de Oxum e ainda nas oferendas para Oxumarê, pois eles acreditam que as sementes do girassol, representam os ovos da grande serpente arco-íris.
Oxum é o sincretismo religioso de Nossa Senhora Aparecida
No Sudeste e Centro-Oeste, Oxum é associada à Nossa Senhora Aparecida. A Orixá é conhecida por ser a rainha das águas calmas, simboliza as mulheres, as protege e traz fertilidade.
Saudação: Ora Yê iê, ô! – significa: Olha por nós, Mãezinha! Saudação – Ora yeyê ó!
Características do Orixá: Karé é uma das denominações de Òsun (Oxum). Muito graciosa e sensual, Oxum Karé também é uma guerreira, que faz parte do Égbé eléiye ìyámi àjé (sociedade dos pássaros das mães feiticeiras), por isso usa o abèbè eléiye (leque com a figura de um pássaro). Saudação: Òóré Yeye o!
Tão poderosa quanto o seu marido Xangô, Iansã é uma deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás. Utilizando de sua ampla capacidade de despertar a paixão, aprendeu várias habilidades pertencentes a outras divindades.
Elas são narcisistas demais para gostar mais do outro do que delas mesmas. Não são levadas por paixões arrebatadoras. Preferem a calma, o equilíbrio e a tranquilidade do amor. Guardam a sete chaves as traições de outros com relação a elas e – mesmo que não guardem mágoas – jamais perdoarão essas pessoas.
Saudação: "Ora iê iê ô". Cores: dourado, azul e branco.
Enquanto passa o mel na vela, vá falando o nome da pessoa amada, chamando-a para que venha desesperadamente atrás de você. Em seguida, faça um pavio na parte de baixo da vela para que você possa acendê-la de cabeça para baixo. Acenda a vela e a ofereça para Oxum, pedindo que oxum traga o seu amor de volta.
2) Banho de Oxum para o amor
2 rosas amarelas; 1 vela amarela de mel; 1 pires.
Principais ervas de Oxum: erva-cidreira, mãe-boa, calêndula, camomila e alecrim. Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).
As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.
Os Exus da linha de OxumToquinho da Calunga.Caverinha.Calunguinha.Porteirinha.Corisco.Quebra Osso.Poeirinha.Covinha.
– ÒSUN IJÍMU ou Ijimú, é outro tipo de Oxun velha. Veste-se de azul claro ou cor de rosa.
Mamãe Oxum adora as águas calmas e é através de sua energia que ela tranquiliza os corações dos apaixonados.
O Ilá do orixá é a voz do Orixá, Seu modo de se identificar quando está entre nós. Mas o ilá não é só isso. É a própria natureza falando, gritando, nos lembrando do que é Orixá. O espirito da natureza.
Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.
■
Assim, os filhos de Oxum não devem comer camarão ou outros ingredientes do Omolucum, com exceção do momento da oferenda, em que o filho de santo deve comer junto, para que Oxum não se ofenda.
Como jogar Jogo da Velha no bicho?
Como fazer um lançamento de marca?
Qual tinta usar para pintar panela de alumínio?
Como planejar quarto de casal pequeno?
Como plantar muda de Ora-pro-nóbis no vaso?
Como planejar uma rotina diária?
Como fazer uma árvore de cogumelo?
Como plantar e cuidar da planta ixora?
Como jogar boliche na educação infantil?
Como tributar venda de imobilizado no Simples Nacional?
Qual o imposto sobre a venda de uma empresa?
Como declarar fundo de comércio?
Como alterar formato de data no Word?