Devido ao mandamento de não pronunciar o nome do criador em vão, desenvolveu-se entre os judeus um profundo sentimento de reverência para com esta palavra, de forma que a pronúncia correta tornou-se restrita, somente utilizado em ocasiões de extrema solenidade como no dia do Yom Kippur.
Muitas vezes o tetragrama é substituído pela palavra hebraica HaShem, que significa "O Nome". De acordo com a tradição judaica, a palavra Adonai, tendo em conta que se refere a Deus, também não deve ser usada sem consideração, nem deve ser usada em lugares impróprios, como instalações sanitárias.
Na tradição judaica é comum aparecer traduzido como O Eterno. A explicação que levou a chamá-lo de O Eterno tem a ver com o fato de Deus concentrar em Si Mesmo presente, passado e futuro, simultaneamente. Um poema judaico da Idade Média afirma que Deus É (Hovê), Foi (Haiá) e Será (Yhiê), por todo o sempre.
O acrônimo ב״ה pode significar בעזרת השם | B'ezrat HaShem, - Com a ajuda de D'us, ou ברוך השם | Baruch HaShem - Bendito seja D'us!
Rachem vem do verbo rachar. O mesmo que: estalem, abram, repartam, trinquem, fendam, lasquem.
Os judeus do tempo de Jesus tinham muito respeito pelo nome YHWH, por isso não o diziam e substituíram a palavra por “Senhor”. Muitas versões também traduzem YHWH como “Senhor”. Jeová Jiré - "Deus proverá" - Esse foi o nome que Abraão utilizou quando Deus proveu o cordeiro para o sacrifício no lugar de Isaque monte Moriá.
A outra denominação de Deus que aparece na bíblia dos judeus é Elohim, que nada mais é do que um adjetivo que serve para ambos os gêneros e que significa, para os estudiosos, uma espécie de plural majestático, que configura uma forte ideia de respeito, que pode ser traduzido como o que conhecemos por “Altíssimo”, por exemplo.
D-us, ou D'us, é uma das formas utilizadas por alguns judeus lusófonos para se referirem a Deus sem citar seu nome completo, em respeito ao terceiro mandamento recebido por Moisés pelo qual Deus teria ordenado que seu nome não fosse invocado em vão. O judaísmo então cumpriu o mandamento não escrevendo o nome de Deus em nada que se consuma.
No judaísmo, refere-se ao Criador de diversas formas diferentes, que representam a concepção judaica sobre a divindade e o relacionamento Dele com o homem e com o povo judeu. O tetragrama em fenício (1100 a.C. até 300 d.C.), em aramaico (séc.10 a.C. até 0 ) e em hebraico moderno.
Qual o nome do profissional que cuida de idosos?
Qual o nome da parte de cima do Guarda-roupa?
Como faço para receber ligações de outro número no meu celular?
Qual o prazo para cobrança de nota promissória?
O que é poliglota em português?
Como salvar em PDF cenas do SketchUp?
Como se chama a pessoa que escreve com a direita e chuta com a esquerda?
Como se chama uma pessoa que mora em Londres?
Como prestar mais atenção no trânsito?
Como é chamado a pessoa que não come carne vermelha?
Qual o nome da doença que a pessoa não dorme?
Como se chama uma pessoa que só fala um idioma?
Qual o nome da profissão que cria robôs?
Quem faz as perguntas na entrevista?
Quando a pessoa bebe e não lembra de nada?
Qual palavra substitui verdade?