Efetivamente, os guerrilheiros lograram êxitos porque contavam com o apoio da população local, que resistiu à colaboração, recusando-se – em sua maioria – a apontar os acampamentos guerrilheiros.
Com o exército calculando que o número total de guerrilheiros restantes não fosse maior do que vinte, as tropas começaram a ser retiradas nos primeiros meses de 1974, deixando apenas alguns homens do CIE e do Batalhão de Operações Especiais. ... Levada à Xambioá, foi executada em 25 de outubro de 1974.
O objetivo dessa estratégia era instaurar um estado de “guerra popular prolongada” na região Norte do Brasil e, a partir disso, tentar tomar o poder no país.
Ao menos 17 moradores desapareceram em dois anos de campanha militar e centenas foram interrogados de forma brutal. Os militares abriram estradas operacionais, evacuaram os moradores da área – destruindo suas plantações e casas sob acusação de serem cúmplices dos guerrilheiros.
As ações guerrilheiras tinham como objetivo arrecadar fundos para custear a estrutura clandestina das organizações e fazer propaganda revolucionária para as amassas. O projeto estratégico a longo prazo, porém, era lançar a guerrilha rural, considerada de fundamental importância na luta contra a ditadura.
No Tocantins existem tesouros capazes de impressionar, como a cidade de Xambioá, às margens do Rio Araguaia, no norte do Estado. ... O nome da cidade significa “pássaro preto veloz”, e se refere à nação indígena Xambioá, que mantém uma reserva próxima ao município.
De todas as organizações envolvidas na luta armada, apenas o PCdoB conseguiu promover efetivamente a guerrilha rural. O desmantelamento da guerrilha do Araguaia em 1974 marcou a desarticulação total da luta armada no Brasil, ao custo de centenas de mortos, exilados e desaparecidos durante a ditadura.
De acordo com estimativas, cerca de cinco mil militares atuaram nestas operações. O movimento foi liderado, principalmente, por militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Porém, contou com a participação de estudantes universitários, operários, profissionais liberais e camponeses.
Os guerrilheiros eram aconselhados a andar apenas pelas vias abertas por eles na mata e não retornar aos locais que houvessem sido descobertos pelos militares. Além disso, eram orientados a conscientizar a população sobre as ideias das forças de oposição que ali lutavam, denominadas Forças Guerrilheiras do Araguaia.
A resistência oferecida pelos guerrilheiros, que não esperavam ser descobertos em 1972, privados de bom armamento e sem estratégia de fuga, foi quase inócua. Os militares, superiores em número e em qualidade de armamento, “caçaram” os guerrilheiros um a um durante três anos, prendendo, torturando, fuzilando e ocultando os cadáveres.
Em 1972 as bases da guerrilha foram descobertas e iniciou-se uma guerra que durou dois anos e meio. Nesse momento a guerrilha foi iniciada de fato.
Entre 19, a esquerda armada roubou 3,8 milhões de dólares — valor que fez da guerrilha brasileira a mais rica do mundo na época. No auge das ações, entre 19, os militantes assaltaram 154 bancos e carros-fortes.
Qual é o país mais povoado da Europa?
Como ver os seguidores da pagina do facebook?
Quais regiões brasileiras apresentam maior concentração industrial?
O que é o principio de pascal?
O que significa 100k em dinheiro?
São exemplos de movimentos sociais?
O que fazer para emagrecer rápido e perder barriga?
Qual o melhor concorrente do Netflix?
Como gerar mais engajamento no Facebook?
Quem criou o Sistema de Amortização Constante?
O que é pronuncia no processo?
Como tirar número de curtidas no Instagram?