Os átomos dos elementos químicos se ligam com outros átomos em busca da estabilidade, em processos chamados de ligações químicas. São elas que permitem que os elementos, categorizados na tabela periódica, se relacionem entre si e produzam milhões de substâncias.
quebrar a ligação química. Os eletrões de valência são a chave para a ligação química. Os átomos ligam-se uns aos outros para aumentar a sua estabilidade.
Isso se deve à capacidade que o átomo tem de combinar com outros átomos, seja de um mesmo elemento, seja de um elemento diferente, com a finalidade de realizar ligações químicas.
(1) Ligação iônica → há a transferência definitiva de elétrons de um átomo para outro. Esse tipo de ligação ocorre entre átomos de metais (que têm a tendência de perder elétrons para ficarem estáveis) e átomos de hidrogênio, ametais e semimetais (que têm a tendência de ganhar elétrons para ficarem estáveis).
Por exemplo, as ligações covalentes fortes mantêm juntos os blocos de construção química que formam uma cadeia de DNA. As ligações de hidrogênio mais fracas, por outro lado, mantêm unidas as duas cadeias da dupla hélice do DNA.
Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.
Quando se combinam dois átomos que possuem um mesma tendência de ganhar e perder elétrons, ocorre então a formação de uma Ligação Covalente. Sob essas condições, não ocorre uma transferência total de elétrons. Nesse processo, ocorre um compartilhamento de elétrons, aos pares.
Assim como os átomos reagem entre si para se estabilizarem e formarem moléculas, as moléculas também podem interagir entre si, formando diferentes estruturas. Sendo assim, podemos dizer que duas forças de naturezas distintas atuam no interior da matéria: as forças intermoleculares as forças intramoleculares.
Como você já sabe, os átomos e as moléculas podem interagir entre si através das forças intra e intermoleculares. Vamos relembrar o que são estas duas forças? Você vai entender como e por que alguns insetos ‘caminham sobre a água’.
Para que ocorram, os dois átomos devem ser não-metais. A maior parte dos compostos covalentes tem pontos de ebulição e fusão baixos, são pouco solúveis em água e dissolvem-se com facilidade em solventes apolares. Essa ligação resulta das forças exercidas no interior das moléculas de substâncias metálicas.
As forças intramoleculares que a gem no interior das moléculas, ou seja, entre dois ou mais átomos, podem ser: iônicas, covalentes ou metálicas. Vamos conhecê-las? É considerada uma ligação química forte. A interação por ligação iônica é produzida pela atração eletrostática entre íons de sinais diferentes (+ e -).
O que é um treinamento comportamental?
Como tirar mancha da panela vermelha Tramontina?
Como fazer um projeto de refrigeração?
Como remover tinta de parede em roupa?
Como tirar mancha de maquiagem do Guarda-roupa?
Como tirar mancha de roupa usando açúcar?
Como é dividido o treino de crossfit?
Como tirar manchas de silicone no piso?
Como montar um Kanban em casa?
Como tirar arranhões da lente do óculos de grau?
Como tirar marca do chão de madeira?
Como tirar manchas de tinta spray da roupa?
O que tira tintura de iodo da pele?
Como tirar cola 3m do celular?
Como tirar mancha de tinta de carimbo?