Mesmo longe dos oceanos, o plástico tem um efeito perigoso para o meio ambiente. Diferente de outras origens de resíduos, as sacolinhas e embalagens, por exemplo, podem levar centenas e centenas de anos para se decompor no solo, configurando-se em um resto perene e poluidor ao espaço em que se encontra.
Os plásticos são ingeridos através de frutos do mar, bebidas e até mesmo sal comum, mas também penetram na pele e podem ser inalados quando suspensos no ar. O lixo marinho e a poluição plástica também afetam a economia global.
O plástico tem uma grande permanência no ambiente. Sua produção em massa, a partir da década de 1940, levou a uma quantidade imensa desse material na natureza, visto que o produto não se degrada, o que facilita o acúmulo de resíduos sólidos e o crescente aumento de lixo marinho, com graves consequências para a fauna.
Plástico no meio ambiente: anualmente, 8 milhões de toneladas de plástico são descartados em nossos oceanos.O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor. ... Até 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. ... O plástico é responsável pela morte de 100 mil animais marinhos a cada ano.
A poluição das águas, a morte de animais e o prejuízo para o turismo alcançam pelo menos os US$ 13 bilhões ao ano. ... A estimativa é que existam bilhões de toneladas de plástico flutuando nos oceanos.
15 curiosidades que você vai gostar
Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.
Uma das principais causas da poluição atmosférica é a queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. ... A poluição do ar também contribui para o agravamento do efeito estufa e do aquecimento global, que desestabilizam o clima e causam consequências que podem ser desastrosas para a vida na Terra.
Esse tipo de poluição se dá com as substâncias que são chamadas de poluentes atmosféricos e existem em forma de gases ou partículas provenientes de fontes naturais (vulcões e neblinas) ou fontes artificiais produzidas pelas atividades humanas.
A poluição do ar é provocada principalmente pelos motores dos veículos, indústrias como as siderúrgicas, refinarias, fábricas de cimento e papel; queimadas e incineração do lixo doméstico.
- Principais fontes de poluição do ar
Principalmente poeira do deserto, sal marinho e emissões de enxofre vulcânicos e orgânicos libertados pela vegetação. Setores siderúrgico, químico, alimentícios, de petróleo. Transportes rodoviários e não rodoviários em terra.
Os poluentes mais incidentes na atmosfera, em geral nas grandes metrópoles, estão relacionados à emissão de gases, tais como: monóxido de carbono (CO), com concentração média igual a 45%; dióxido de nitrogênio (NO2), aproximadamente 16%; dióxido de enxofre (SO2), proporcionalmente a 19%; hidrocarbonetos com 13% de ...
A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas. Exemplos: Doenças e problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez.
A principal consequência do desmatamento está atrelada ao desequilíbrio ambiental provocado pela perda da vegetação nativa. A remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade assim como a perda do habitat de animais e plantas, e, ainda, impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção.
Poluição do solo: causas e consequências
Esses fatores fazem com que as principais consequências da poluição do solo sejam a redução da fertilidade do solo, o aumento do risco de erosão e a perda de nutrientes.
O plástico quando não descartado de forma certa vai parar em ruas, bueiros, rios, lixões, aterros sanitários, florestas e oceanos. À medida que se decompõem no meio ambiente, os plásticos liberam gases do efeito estufa, contribuindo dessa maneira com as mudanças climáticas e o aquecimento do planeta.
Mas, não apenas o plástico tem a capacidade de contaminação, outros resíduos oriundos de indústrias, como vidros e substâncias tóxicas, podem invadir e poluir o mar, causando devasta infecção aos ecossistemas aquáticos. Toda a comunidade ecológica é vítima do caos, diante do descarte indevido, dos resíduos.
Qual é o impacto das embalagens no meio ambiente? ... Uma boa quantidade é composta de embalagens e sacolas plásticas. Estima-se que resíduos plásticos provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos (Fonte: Revista Istoé, edição 1997 - "A sopa de lixo no Pacífico").
Como reaver objetos apreendidos?
Como tirar o desbotado do tênis?
Tem como recuperar gravação de voz do celular?
Como recuperar os contatos de um chip?
Como recuperar dados de um notebook?
Como recuperar os registros da carteira de trabalho pela internet?
Tem como transferir crédito de um RioCard para outro?
Como dar um gelo no marido ignorante?
Como recuperar arquivos excluídos do Xbox 360?
O que acontece com a água da chuva que cai na terra?
Como recuperar contatos apagados da conta do Google?
Como fazer para recuperar contatos do iPhone?
Como recuperar os movimentos depois de um AVC?
Como recuperar demonstrativo sefip enviada?
Como se despedir de uma pessoa pelo WhatsApp?
Como resistir a uma dor física?