Finley Peter Dunne: O passado sempre parece melhor do que foi, mas só é agradável porque não está presente.
Focar sua perspectiva no crescimento pessoal e ao cuidado com as pessoas queridas é um passo muito importante para começar a viver o presente. Aproveitar as boas experiências: uma vez que você tenha aprendido a viver o presente, será muito fácil colocar em prática as emoções positivas.
Viver sempre no passado ou no futuro se tornou a regra, e não a exceção. A vida passou a ser ditada por emoções e pensamentos ligados ao passado ou futuro. É por isso que você precisa, mais do que nunca, aprender como viver o presente.
Mas por que é tão difícil aprender como viver o presente? Nós, senhores do mundo, os seres humanos, tão complexos e sofisticados, dotados de consciência, temos uma grande dificuldade em desfrutar o agora, enquanto que todas as espécies não-humanas, sem saber, conseguem facilmente.
Como aprender a viver mais o momento presente quando nossa mente está tão acostumada a se manter no passado ou no futuro? A resposta é simples: TREINE. Sim, é uma questão de prática. Nossos pensamentos estão, a maior parte do tempo, no passado ou no futuro porque nós os treinamos assim.