Pelo que parece, o Oceano Atlântico (Norte) é a “fonte” de água do Pacífico, uma vez que a evaporação da sua água “alimenta” as grandes chuvas que há no Pacífico, tornando-o menos salgado e ao Atlântico mais saturado em sais.
A correnteza dos rios faz o mesmo com as pedras e a terra que a margeiam. Todo esse acúmulo de sal é despejado nos mares. Este processo ocorre desde há milhares de anos. Por isso, o mar acabou por ficar salgado.
Em outras palavras, as águas do Atlântico são mais densas que as do Pacífico. Mas não impede que ambos se misturem, muitas vezes com turbulência no Drake em razão do funil formado pelo extremo sul da América do Sul e o extremo norte da Antártica.
Com um nível de salinidade que varia de 33 a 37 partes por mil, o Oceano Atlântico é mais salgado do mundo. Uma das maiores cadeias de montanhas também está localizada no Oceano Atlântico.
Oceano Pacífico: corresponde ao maior oceano da Terra, situando-se entre o continente americano e a Ásia e Oceania. Oceano Atlântico: corresponde ao segundo maior oceano da Terra, dividindo a América da Eurásia e da África.
35 curiosidades que você vai gostar
O Oceano Pacífico é mais perigoso que o Atlântico, além de nele estar localizado o chamado Círculo de Fogo, uma área constantemente afetada por abalos sísmicos e erupções vulcânicas.
A principal diferença entre os dois é em relação a extensão e profundidade. O menor dos oceanos tem uma superfície de 73 milhões de quilômetros quadrados, enquanto o maior mar cobre 3,6 milhões de quilômetros quadrados. Geralmente os oceanos são mais profundos e os mares mais rasos.
Os mais salgados do planeta são o Mar Morto, no interior da Ásia, e o Mediterrâneo. O menos salgado é o Mar Báltico, no norte da Europa, que, por causa do seu baixo teor de sal, chega a ficar congelado durante o inverno.
O índice de salinidade do mar morto é um dos maiores do planeta. Para se ter uma ideia, a média da quantidade de sal nos oceanos é de 35g para cada litro d água, enquanto no Mar Morto a média é de 300g!