Por outro lado temos que materiais como lã, madeira, vidro, papel e isopor são maus condutores de calor (isolantes térmicos), pois, os elétrons mais externos de seus átomos estão firmemente ligados. Os líquidos e gases, em geral, são maus condutores de calor. O ar, por exemplo, é um ótimo isolante térmico.
EPS Isopor® como Isolante Térmico
Como o EPS é um isolante térmico, dificulta a dissipação de calor e permite manter a temperatura ambiente, dispensando a utilização de ar condicionado ou aquecedor. A capacidade do isolamento térmico é expressa no coeficiente de condutividade térmica (CTT).
A lã é caracterizada por ser um mau condutor térmico, assim, em dias frios utilizar casacos de lã faz com que o vestuário não conduza o frio, mantendo o calor corpóreo. Por isso, a lã de vidro é o material mais utilizado para o isolamento térmico.
Isolamento térmico é a capacidade de um material em reduzir a entrada ou saída de calor de um ambiente para outro. Relevante em regiões muito quentes ou frias, o isolamento térmico bem instalado garante a eficiência energética em todo o edifício, desde o piso até o telhado, passando por paredes e fachadas.
Os materiais que diminuem o fluxo de calor entre os corpos, impedindo que o calor entre ou saia de um corpo, são denominados isolantes térmicos, como é o caso da madeira, plástico, isopor, lã, entre outros.
22 curiosidades que você vai gostar
A escolha dos melhores materiais para isolamento térmico
Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.
Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos.
O isolamento térmico, de maneira geral, consiste em utilizar materiais de revestimento para impedir a entrada ou a saída de calor. É o que acontece com uma garrafa térmica, em que o líquido não se torna mais quente ou frio, justamente por causa desse bloqueio.
Chama-se isolante térmico a um material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor, usado na construção e caracterizado por sua alta resistência térmica.
Isolantes e condutores térmicos
Os materiais chamados de condutores, por exemplo, são aqueles capazes de transferir calor com grande facilidade – é o caso da maioria dos metais. Os materiais isolantes, por sua vez, são aqueles que dificultam a passagem de calor, como o isopor, a borracha, a madeira etc.
As roupas de lã são utilizadas porque evitam a perda de calor do corpo para o meio externo. Isso ocorre porque a lã possui “espaços vazios”, que são os furinhos que podemos observar nas roupas feitas por esse material. Esses espaços são ocupados por ar, que funciona como um excelente isolante térmico.
A serragem é melhor isolante térmico do que a madeira, da qual foi retirada, porque entre as partículas de madeira da serragem existe ar, que é um isolante térmico melhor que a madeira.
Assim, o isolamento térmico evita a perda de energia entre o espaço e os equipamentos utilizados na linha de produção. ... Quando empregado de forma correta e adequado às especificações do fabricante, é possível economizar energia por meio da diminuição da troca de calor ou frio para o meio.
Para baixas diferenças de potencial, o ar é um dos melhores isolantes entre os que existem, contudo, a altas diferenças de potencial, até mesmo o ar começa a conduzir eletricidade. ... Nestas condições, uma força elétrica atuará sobre todos os elétrons do isolante, o ar, tendendo a arrancá-los dos seus átomos.
Isso porque o plástico, isso mesmo: o plástico, é o mais novo condutor de calor e eletricidade, se juntando aos metais. ... O plástico condutor de calor é resultado de uma mistura de polímeros, cujas moléculas se unem de modo a formar uma rede, uma estrutura interna que tem a propriedade de permitir a passagem de energia.
POR CONDUÇÃO
Através da condução de massa de vidro o aquecimento do lado externo é transferido para a face interna. A medida desta transmissão é através do valor U do vidro. Quanto maior for a capacidade do vidro em retardar o fluxo de calor menor o valor U entre a face mais aquecida e a menos aquecida.
Isolantes e Condutores Térmicos
Como o próprio nome indica, um isolante térmico isola a passagem de calor. Os mais utilizados são: plástico, borracha, madeira, lã, isopor, dentre outros. Por sua vez, os condutores térmicos facilitam a passagem de calor, pois possuem grande condutibilidade térmica.
As mantas são a maneira mais tradicional de fazer isolamento térmico. Feitas de lã mineral – de rocha ou de vidro – elas são aplicadas tanto sob o teto – no forro – quanto nas paredes, e acabam sendo uma das maneiras mais baratas e práticas de isolar a casa termicamente, tanto do frio quanto do calor.
O tubo de vácuo é o absorvedor de calor do aquecedor solar. Ele absorve a energia solar convertendo-a em calor para aquecimento da água. A retirada dos gases forma o vácuo, que é um importante fator na performance dos tubos.
Uma das formas mais comuns e baratas de se efetuar o isolamento térmico é por meio de mantas (de minerais ou de vidro), que podem ser aplicadas tanto nas paredes quanto no teto.
Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os materiais isolantes são aqueles que oferecem grande oposição à passagem de cargas elétricas.
Exemplos de isolantes são os plásticos, madeira, ar, borracha,fenolite, baquelite, porcelana, vidro, etc. Quando você usa um interruptor basicamente, está ligando ou não um condutor ao outro. Quando o interruptor está aberto, entre os dois condutores existe ar.
Bons condutores são materiais que permitem que os elétrons se desloquem facilmente. Os metais, em geral, são ótimos condutores de eletricidade. Neles, os elétrons fluem com facilidade. Por isso, o cobre, o alumínio e o estanho costumam ser empregados na fabricação de fios elétricos.
Saiba quais são os melhores tipos de isolamento térmico Lã de vidro. Lã de rocha. Poliuretano. Poliestireno. Foils.
Por ter propriedades físicas e químicas, a lã de vidro é uma das melhores opções em relação em isolantes térmicos e acústicos usados no mundo. Está sendo muito usada nas edificações residenciais e comerciais.