“Os irmãos não gostaram da idéia, então, quando nasceu o bebê, eles mataram a criança. Ela encontrou o corpo e os dois olhos, que haviam sido tirados. A mãe decidiu enterrar o olho direito e nasceu o pé do guaraná. ... Como diz a lenda, o fruto do guaraná maduro realmente parece um olho.
A dica é sempre misturar com bebidas e alimentos de sabor mais adocicado, como vitaminas, iogurtes, sucos e frutas. Outra recomendação é que o guaraná seja sempre consumido antes das 17h para garantir uma boa qualidade de sono.
O primeiro relato pertence ao jesuíta Pe. Felipe Bettendorf, que em 1664 descreveu como encontrou no Amazonas o Guaraná: Têm os Andirazes em seus matos uma frutinha a qual secam e depois pisam, fazendo delas umas bolas que estimam como os brancos o seu ouro. Chama-se Guaraná.
A colheita do guaraná é feita de forma manual, retirando cacho por cacho. ... O guaraná também possui ação tônica cardiovascular, diurética, auxilia no combate a cólicas e enxaquecas. O guaraná é utilizado na fabricação de xaropes, barras, pós, refrigerantes e pela indústria farmacêutica.
O fruto era lindo e saboroso. A semelhança entre o fruto e o pequeno índio é a de que ambos cresceram de forma explendorosa, se desenvolvem perfeitamente (levando em conta os atributos: lindo, bondoso, generoso) e por que?
É uma bebida bastante popular na Amazônia. A origem desse fruto é explicada pela seguinte lenda: um casal de índios pertencente à tribo Maués vivia por muitos anos sem ter filhos e desejava muito ter pelo menos uma criança. Um dia, eles pediram a Tupã uma criança para completar sua felicidade.
Para se obter o pó de guaraná, os bastões são ralados, pelo indio, com uma pedra preta tirada da beira do rio e, pelo nativo amazonense, com a lingua do peixe pirarucu. Para ser consumido, o pó de guaraná é misturado com água, podendo ser bebido a qualquer hora do dia ou em cerimônias e cultos especiais.
De fato, os frutos do guaraná são vermelhos como sangue e, quando amadurecem, suas cascas se rompem, deixando aparecer a semente negra envolvida por uma capa branca, o afilo, cujo conjunto faz lembrar o de um olho humano. A impressão é que de cada cacho nasceram dezenas de olhinhos.
Foi no município de Maués, que na língua indígena significa “terra dos papagaios falantes”, onde a frutinha do guaraná foi descoberta e cultivada. Fundada em 1798, a cidade é conhecida até hoje como a “terra do guaraná”, numa região a 250 km de Manaus (AM).
A lenda do Guaraná tem origem na região norte do Brasil e é uma das mais populares do nosso folclore. O guaraná é um fruto originário da Amazônia. Segundo a lenda folclórica da região, ele é originalmente os olhos de um indiozinho que foi mordido por uma serpente quando...
Como comprar e vender ações pelo Banco do Brasil?
Como limitar temperatura processador?
O que é depósito de bagagem no hotel?
O que é dividir valor no Nubank?
Qual o direito do pai na guarda compartilhada?
Como funciona um grupo de emagrecimento?
Como é cobrado o gás encanado em apartamento?
Como limpar casinha porquinho-da-índia?
Como funciona o Handicap de cartões?
Como é colocado um dente de porcelana?
O que é e como funciona a energia eólica?
Como limpar tarraxas de guitarra oxidadas?
Como se dá o processo de aprendizagem nas organizações?