A sarna das orelhas ou cancro das orelhas é uma doença das coelhos produzida pelo ataque de um ácaro, o Psoropts com- munis. A doença aparece de preferência nas raças de grande porte como os Gigantes e Belier, mas pode ocorrer em qualquer raça, produzindo preiuízos sérios quando não combatida efi- cazmente.
A enfermidade mais comum costuma ser a coccidiose, também chamada de eimeriose, que é causada por protozoário e provoca quadros de diarréia de leve à moderada, podendo levar a óbito. ? O coelho adquire a doença através do solo, alimentos e água contaminada ou mesmo pelo contato com as fezes de outros coelhos doentes.
Existem dois tipos principais de sarna que acometem os coelhos, que são a sarna auricular que ataca o pavilhão auricular e a sarna Sarcóptica, que ataca o focinho e as patas podendo depois se alastrar por outras partes do corpo, que são causadas por parasitas.
O tratamento consiste na utilização de antifúngicos. Em casos mais brandos, o tópico pode ser suficiente, mas em casos mais complicados, há a necessidade de que seja oral.
Sarna ou escabiose é uma parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis. O contágio se dá somente entre humanos, por contato direto com pessoa ou roupas e outros objetos contaminados. O contato deve ser prolongado para que ocorra a contaminação.
O D. D. T. a 10% e vaselina foi o tratamento mais eficaz, pois com duas aplicações apenas curou radicalmente a sarna sem deixar vestígios nos pêlos.
Doenças de coelho mais comuns
Coelho gosta de carinho no nariz, na cabeça e na testa! As orelhas são partes muito sensíveis, por isso, se você já tiver mais intimidade com o bichinho, pode acariciá-lo ali. Ele também aceita um afago no dorso, mas se você notar o coelho pedindo carinho e quiser agradá-lo, foque sempre no nariz e na testa!
Martin (1997) afirma que a ivermectina possui baixa toxicidade em coelhos. A ivermectina na dose de 400µg/kg, administrada por via oral em dose única, foi eficaz no controle de Psoroptes ovis e Leporacarus gibbus em coelhos naturalmente infestados.
Produto caseiro contendo 50% de querosene e 50% de gordura aplicando nos locais onde se instala a sarna. Obs: caso o animal apresente crostas na orelha estas devem ser retiradas com gaze úmida, com cuidado para não espalhar nas instalações, e após esta limpeza aplicar o produto sarnicida. Usar luvas e evitar contato.
Se se detetar a infecção parasitária a tempo, o tratamento para a sarna em coelhos é rápido, de algumas semanas. O tratamento costuma ter como medicamento principal a ivermectina, que é administrada em injeções subcutâneas de acordo com o peso do animal.
A sarna é uma doença perigosa que pode levar um coelho à morte em poucas semanas. Além disso, quando não tratada a tempo, pode se converter em epidemia. Existe mais de um tipo de sarna, apresentando sintomas específicos e causadas por parasitas diferentes.
Embora também seja frequente em animais, a sarna não se pega do cachorro, pois os parasitas são diferentes. Esta doença tem cura através do tratamento indicado pelo dermatologista, que geralmente inclui o uso de remédios para sarna como permetrina ou benzoíla, por exemplo.
Dar banho ao coelho com shampoo contra os ácaros para matar o parasita na pele. Descartar de forma correta e de forma periódica as fezes das gaiolas e outros espaços onde o coelho esteja. Desinfetar e limpar a fundo a gaiola e os diversos objetos do seu coelho. Eliminar os restos de pelo, também da sua escova.
Quais são os 3 tipos de células ósseas?
Como secar cascas de frutas no microondas?
Fazem parte da Cadeia de Valor de uma empresa?
Em que ano o frevo foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade?
Quantas toneladas carrega um bitrem 9 eixos?
Como tratar endometriose no Uterossacro?
Quando um objeto qualquer possui trabalho?
Pode guardar fritura na geladeira?
Qual o exercício que queima caloria mais rápido?
O que acontece se comer um dente de alho todo dia?
Qual o tipo de alergia mais comum?
Como são classificadas as limas?
Quanto tem que dar de entrada para financiar um imóvel?
Qual a importância da sequência de aminoácidos em uma proteína?