Além dos grandes potenciais agrÃcolas e ambientais, tanto o Brasil como a China tinham necessidade de monitorar constantemente essas áreas. A ferramenta para isto era Programa CBERS, que trazia em seu projeto sensores especÃficos para essas atividades cientÃficas.
A criação do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) foi aprovada em 1987 e sua inauguração ocorreu em 1994. Planejado para gerar previsões numéricas de tempo, o CPTEC passou a fornecer também previsões de clima sazonal.
22 de abril de 1971 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/Fundada em
O Brasil hoje desenvolve várias projetos em parceria com os chineses tendo em vista que hoje a China é um grande produto de diversos bens básicos, commodities. Isso porque a China possui uma mão de obra basante barata e uma matéria prima acessÃvel.
Suas imagens são usadas em importantes campos, como o controle do desmatamento e queimadas na Amazônia Legal, o monitoramento de recursos hÃdricos, áreas agrÃcolas, crescimento urbano, ocupação do solo, em educação e em inúmeras outras aplicações.
O CBERS comprova que o Brasil está preparado para envolver-se em tarefas mais complexas e ambiciosas na área espacial. Prova disso foi a inclusão do Brasil entre os paÃses que participam do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional, em grande parte devida à experiência adquirida através do Programa CBERS.
O CPTEC, usando modelos numéricos, tem contribuido para a previsão de secas ou inundações favorecendo as tomadas de decisões nas área de defesa civil, geração de energia elétrica e gerenciamento de recursos hÃdricos. Também há contribuição importante nos campos dos transportes, abastecimento, turismo e lazer.
Jânio Quadros
A pesquisa espacial no Brasil começa com a criação do Inpe em agosto de 1961 pelo presidente Jânio Quadros. Era o momento de grande visibilidade internacional sobre a questão espacial.
50Â anos (22 de abril de 1971) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/Idade
Resposta: A integração cultural entre o Brasil e a China é importante, pois poderá estreitar os laços e ampliar o diálogo entre os dois paÃses, facilitando as relações comerciais e o maior intercâmbio e aceitação das diferentes tradições culturais, presentes nos dois paÃses.